quinta-feira, 12 de março de 2009

Você é adepto ao ATT?!!!


Polêmicas à parte, nesse contexto banalizado e degradado em que vivemos cujo qual o comportamento humano está inserido, nem as relações de amizade estão livres de intervenções sobre o pensamento e a ação da promiscuidade. A quebra e a perda dos valores estão deteriorando as relações humanas. No conceito clássico de amizade, um amigo de verdade, em sua singela e fraternal concepção, é aquele companheiro de afinidades que escolhemos ou somos escolhidos no decorrer do caminho de forma espontânea, desinteressada, empática e simpática, onde, muitas vezes, atua em nossas vidas como “irmão de coração”. Essa relação de amizade por alguém que não pertence a sua matriz familiar, muitas vezes, supera até os vínculos consangüíneos.

- “Quem não tem um amigo, seja do sexo masculino ou feminino, que você estabelece vínculos de afetividade, confiança, respeito e cumplicidade que são mais densos e importantes do que aqueles construídos com seu irmão de sangue?!!! Pelo menos comigo, eu tenho amigos que são fundamentais na minha vida, em que eu confio e admiro, que compartilham da minha intimidade, das minhas confidências e dos meus conflitos de uma forma presente e não inquisidora e, apesar dos meus defeitos e vacilos, me aceitam como eu sou.”


Pensando nessa relação pura e fraternal, eu posso afirmar com certeza e com convicção que eu não sou adepto ao ATT (“Amigos também transam”). Eliminando qualquer demagogia, seguindo o meu conceito de amizade, esta relação estar à parte de qualquer instinto meramente sexual, porque a relação de amigos é estabelecida em outro patamar – Eu posso amar um(a) amigo(a) e necessariamente não ter desejos sexuais por ele(a).

- “Eu sempre soube separar muito bem as estações. Amizade é amizade, paquera é paquera. E por existir uma tênue linha entre essas duas estações, eu nunca transei com os meus amigos, porque os enxergo como meus irmãos e irmãs que a vida me presenteou, sem qualquer conotação sexual. Não é porque não estamos ligados pelos laços de sangue, que não podem ser considerados como entes queridos e fraternos. Tanto a fraternidade como a família não é apenas determinada por laços consangüíneos, mas, principalmente, por fortes laços afetivos.”


Claro que ninguém está livre de se apaixonar por um amigo no meio do caminho. A vida nos pega peças, seja porque nasceu um sentimento verdadeiro e espontâneo durante a convivência ou, por um lapso, você misturou os sentimentos. Não é incomum você se apaixonar por um amigo, talvez, seja a melhor forma de você começar uma relação através da amizade, tanto pelo alto conhecimento que você tem do outro e a admiração e o carinho que lá existe. Mas, esse sentimento, está alheio a qualquer depravação do comportamento humano.

- “Já aconteceu isso comigo, num momento de total carência afetiva, mas, esse sentimento confuso me surpreendeu completamente. Mas, nem por isso, terminou em cama. Não dei continuidade e não dei vazão ao que eu sentia, porque, de certa forma, amizade para mim tem o seu componente etério, quando é de fato verdadeiro, supera o tempo, a distância e o silêncio. É algo eterno que jamais se perde a intimidade. Também vim a descobrir que era apenas um encantamento, passou.”


Agora, quando você já tem intenções sexuais pela pessoa e busca a amizade como maneira deliberada de provocar uma aproximação para que você possa estar mais perto do seu objeto de desejo, isso apenas denuncia que as segundas, terceiras, ..., quintas intenções já estão presentes em você e que os vínculos dessa amizade são, no mínimo, questionáveis. Forçar uma amizade pautada em outros interesses, sobretudo os sexuais, é algo construído de má fé e forma leviana, porque o que está se priorizando é o sexo pelo sexo.

- “Que respeito você pode ter por alguém que você o utiliza como objeto e/ou brinquedinho sexual?!!! Que valores mais deturpados são esses?!!! E o zelo pelo sentimento do outro?!!!”


Eu nunca vi intercâmbio sexual entre amigos ser totalmente livre de conflitos e riscos. A não ser que ambos os envolvidos sejam deliberadamente ausentes de códigos de conduta e moralidade. Aceitar e compactuar com a moda “Amigos também transam” sempre foi muito over e distante para mim, porque, eu não desconsidero a possibilidade de me apaixonar, já que sentimentos também estão envolvidos.

- “Eu sei das minhas limitações, por isso mesmo, prefiro não brincar com fogo para não me queimar.”


Cada um é cada um, responsável pelas conseqüências dos seus atos, mas, os adeptos ao ATT, muitas vezes se esquecem de que á: Sentimentos e expectativas envolvidas, como também, riscos que colocam em xeque uma amizade assim; que ao meu ver, a considero como frágil e vulgarizada. Há a total falta de compromisso e zelo pelo sentimento do seu suposto amigo.

Infelizmente, seja por medo de se relacionar ou frustração e marcas adquiridas por desilusões amorosas ou a dificuldade de estabelecer relações sérias e duradouras, justamente pela banalização das relações humanas e a promiscuidade sexual, que muitos homens e mulheres tornam-se insensíveis e frios para a questão do outro, achando esse tipo de comportamento ser natural. Eu não quero me tornar uma máquina sexual.

- “Eu não sei vocês, mas, eu, priorizo e respeito por demais as minhas relações de amizade, tanto que, mesmo nos meus momentos de isolamento – algo que eu preciso para poder me encontrar; jamais arriscaria amizades de anos por uma gozadinha irresponsável, banal e fulgaz.”


Amores vem e vão. Encantamentos passam. Mas, existem amizades que são para o resto da nossa vida e não merecem ser perdidas por um comportamento promíscuo e vulgar.



"Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!"

(Machado de Assis, Bons amigos)

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."