sexta-feira, 27 de março de 2009

- "Dan, você acredita no amor?!!!"


Perguntinha capciosa, heim?!!! Porém, eu só posso respondê-la da única forma que eu sei fazer, sendo sincero, sem firulas e nem contemplações. Talvez, alguns não gostem da minha resposta, mas, é a minha verdade, neste momento. Cada um com a sua e eu respeito todas elas.

Se eu for respondê-la de forma objetiva e racional, embasada no meu currículo efetivo e em todas as experiências mal fadadas pelas quais eu já passei, eu só posso afirmar que: "Eu não obtive sucesso até aqui". Como assim?!!! Nem os momentos bons e felizes pelos quais eu vivi (SIM, porque é claro que houveram), eles conseguiram amenizar ou sarar as cicatrizes que o meu coração possui, onde algumas delas continuaram sangrando e em carne viva, uma vez que não existe perdão para algumas delas, muito embora, todas as minhas histórias do passado estão mais do encerradas, mortas e sepultadas para mim.

- "Com certeza, não há ninguém com quem eu já tenha me envolvido, seja em tempos rescentes ou os mais remotos, que eu ainda tenha alguma vontade ou ilusão de recomeçar do zero, seja porque estamos num outro momento de nossas vidas ou estejamos mais maduros. Simplesmente, passaram, mas, as marcas ficaram."


Analisando cada história, algo que eu sempre faço nos términos de cada relação, para eu analisar o que aconteceu, aonde foi que eu errei e aonde erraram comigo, a conclusão sempre é a mesma: "Não era amor". Se em algum momento, eu acreditei que estava amando, seria talvez, porque eu estivesse tomado por uma empolgação, euforia, encantamento e ilusão momentânea - todos os sintomas de uma paixonite aguda, acompanhada de uma forte carência e uma legítima vontade de amar.

- "Todos os namoros ou ensaios de namoros que eu ingressei, eu sempre tentei que dessem certo, até mesmo aqueles que eu não estava tão empolgado assim. Dediquei-me até aonde foi possível."


Eu sempre escutei que amor de verdade completa, nos transforma e nos faz ser cada vez melhor, é durador e não é tão fácil de se esquecer. Se for assim, eu ainda não senti nada disso, até porquê, eu me recupero sempre muito rápido e quando eu chego no meu limite e decido finalizar é ponto final mesmo. Também já escutei que o verdadeiro amor sempre traz certezas, preenche lacunas e satisfaz completamente. Eu também nunca senti isso. Nunca senti essa sensação de completude com ninguém.

- "Será que o meu coração é de pedra ou ele ainda não foi aquecido e estimulado de forma correta?!!!"


Verdadeiramente, eu nunca me entreguei por completo, fosse porque eu sempre fui muito cauteloso (marca registrada de quem tem um perfil racional), para evitar grandes decepções (nem o maior dos cautelosos consegue passar impune dessa experiência, a descepção) ou porque eu nunca senti a total firmeza pelos meus sentimentos e nem segurança pelos quais eu estava recebendo (aquela sensação de segurança inabalável, dogmática e ingênua). Sempre a razão esteve a frente da minha emoção, principalmente, naqueles relacionamentos que eu senti a necessidade de controlar a situação.

- "É sempre muito cômodo e satisfatório ter o controle e as rédias da relação nas mãos, por se tratar de uma relação de poder e subjulgação. E hoje, eu tenho consciência disso, depois de algumas sessões terápicas de que eu nunca quis me comprometer em sua totalidade para não ter que me submeter a determinadas vozes de comando e não perder o controle sob a minha individualidade, a minha liberdade e os meus desejos."


Eu sempre me amei em primeiro plano (apesar das minhas inseguranças) e pensei muito mais em mim do que nos outros, embora também tenha me dedicado até o momento que eu sentia que estava sendo correspondido e satisfatório para mim. Diante disso, como é que eu posso acreditar no amor, se eu nunca amei de verdade?!!! Como eu posso acreditar no amor, se o amor que eu recebi (se era amor mesmo, já que a sensação que eu tenho que não era e não passou de migalhas), "não me preencheu da forma que eu gostaria de ser amado" (eu sei de todas as contradições e implicações que essa frase escrita representa, não precisam puxar a minha orelha).

- "O fato é: Tudo o que foi vivido até aqui me sugeri um conjunto de equívocos, desencontros e embustes. Não era e eu nunca o senti como se fosse um amor verdadeiro. Talvez porque eu naõ tenha encontrado a pessoa certa. Será que existe mesmo essa tal persona que irá me render ou me salvar?!!! Objetivamente, eu digo que não. Eu li essa semana um artigo que nos sugeria que devemos buscar a pessoa errada." rs...


Mas, se eu estiver errado, é claro que eu posso estar, a vida também pode me surpreender e me provar ao contrário. Daí entra em cena, o meu lado romântico e ingênuo, que mesmo vivendo em caos e em processo de desfé, atua como o meu colete salva-vidas e o salvador da minha alma que querem me convencer de que: "O amor existe e de que eu posso amar e ser amado".

- "Será mesmo?!!! Eu não sei e nem sinto se eu estou no caminho certo. Às vezes, eu sinto que isso não foi feito para mim, tanto que eu nem tenho mais crises em admitir essa possibilidade para mim mesmo."


Concretamente, eu não posso negar que existe amor no mundo e entre as pessoas, mas, isso é tão distante de mim, que os anos vão se passando, a minha crença nele vai oscilando, em momentos de fé e desfé, de estímulo e desestímulo, e, mesmo assim, quando eu estou aberto e disposto para encontrá-lo ou ser encontrado por ele, as minhas mãos nunca conseguem tocá-lo, os meus olhos não conseguem enxergá-lo e a energia deste amor nunca me envolve arrebatadoramente.

- "Sentimentos mornos nunca ferveram o meu sangue. Eu quero ser avassaladoramente tomado e até virado do avesso ser for possível, mas, será que isso existe mesmo?!!! Ou é utópico demais crer nisso?!!!"


É entre dúvidas, conflitos e caos pessoal que eu estou respondendo essa pergunta. Contexto nada favorável, né?!!! Mas, já que me perguntaram sobre, eu não posso deixá-los sem resposta. Mesmo correndo o risco de depois ter que me contradizer e dar uma outra resposta bem diferente desta. Se isso acontecer, não será tão ruim e desagradável assim, concordam comigo?!!!

- "Mas, eu confesso, se algum dia eu for tocado por esse tal sentimento chamado amor que me dizem que existe e que tanto pedem para eu ter paciência de esperá-lo chegar em minha vida(dessa vez eu estou fazendo a minha parte, no tocante de ter paciência, pois eu não estou buscando), mudo o meu pensamento e discorro sobre o outro lado dele na minha vida que eu ainda desconheço que existe."


Ai, sim, quando isso acontecer, eu digo em alto e bom som: "O amor aconteceu para mim e é chegada a hora de eu me comprometer deliberadamente por completo".

- "I promise!!!"

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."