domingo, 22 de março de 2009

Revendo o acervo "Friday the 13TH"


Indiscutivelmente, eu amo filmes de suspense e de terror, nada como sentir aquele "friozinho na barriga" e os pequenos sustos nos momentos inesperados: "Ai que meda!!!". Nessas últimas semanas, andei fazendo os downloads de alguns filmes e assistindo parte do acervo do "Friday the 13th", do I ao X e mais Freddy vs Jason, para ocupar o meu tempo ocioso. Como venho acompanhando os lançamentos da trajetória do Jason Voorhees, desde a década de 80, quando eu era uma criança inocente, diga-se de passagem, alguns detalhes ficaram perdidos no tempo, graças a minha memória que está deletando alguns dados - a velhice está chegando fio; até para rever o Retorno a Crystal Lake, o último lançamento da série.

Embora, eu ainda recordasse de alguns fatos e da performance sanguinária de Jason, eu me dei conta de alguns aspectos que eu não pensava até então ou porque a ficha não caiu na época ou por mero esquecimento. O que eu poderia relatar sobre a saga de Jason?!!!

Tudo levava a crer que o menino Jason, havia se afogado no Lago Cristal, sobretudo na "Part I" (1980). Revendo toda a obra, eu percebo que não é bem assim, ele sobreviveu ao afogamento do lago. Embora, a sua mãe, Pamela Voorhees, tenha todos os motivos para responsabilizar pelo descuido dos monitores do acampamento com o seu filho, em algum momento, ela perde o seu juízo, vingando a lembrança do seu menino. Considerando que ele não morreu na infância, Pamela Voorhees passa assassinar os jovens do acampamento Cristal como uma forma de punir aqueles que tinham preconceito e rechaçavam o seu "lindo" filho - que era acometido de uma desfiguração/mal formação no rosto.

Tanto no "Part II" (1981) quanto no "Part III" (1982), Jason assume as autorias dos assassinatos macabros, em repúdio pelo assassinato da sua mãe pela principal monitora do acampamento, Anne, ainda no primeiro capítulo, e pelo encalço de uma mocinha traumatizada que ele tentou pegá-la no bosque, mas, que conseguiu fugir dele. Há não podemos esquecer que a máscara de Hoquei surge na terceira parte da série, sendo incorporada nas partes seguintes. Jason sem a sua máscara de hóquei, não é o mesmo.

Já no Part IV, "Final Chapter" (1984), surgiu um personagem fundamental na trama, Tommy, que ainda garoto, consegue matar Jason com várias estocadas de facão, inclusive achatando o seu crânio, em plena situação de estresse e perda de sentidos. No quinto episódio, "A new beginning" (1985), Tommy regressa a trama dessa vez jovem, porém apresentando perturbações mentais e confusões entre imaginação e realidade. Mas, fica claro, que um dos paramédicos assume a identidade de Jason para que o psicopata não morra e continue a sua matança e a sua sede de vingança, agora não mais no Acampamento Cristal, mas, num sanatório-fazenda, aonde Tommy é levado para se tratar.

A partir do episódio VI, "Jason lives" (1986), a trama assume o seu componente sobrenatural, onde Jason retorna a vida após a queda de um relâmpago sobre o seu corpo, desenterrado e profanado no cemitério da cidade. Tommy retorna a trama para matar Jason definitivamente, para sanar as visões e perturbações mentais que o famigerado psicopata ainda provoca nele. Jason passa a atuar novamente em Crystal Lake.

O aspecto sobrenatural ainda continua com força total no episódio VII, "The new blood" (1988), quando uma paranormal o traz a vida por engano, ao retirá-lo do fundo do lago (onde Tommy havia lhe posto no episódio anterior) por engano, através dos seus poderes paranormais. Retornando ao fundo do lago novamente, com ajuda da paranormal, Jason resurge no episódio VIII, "Jason takes Manhattan" (1989), quando um cabo de um iate rompe o cabo de força e o eletrochoque o liberta das correntes no fundo do lago, levando para New York através de um cruzeiro estudantil. Agora, a personagem principal da trama, pela qual ele a persegue, é uma jovem que quando criança quase ia se afogando no lago Cristal, tendo um contato com o menino Jason.

Já no episódio IX, "Jason goes to hell" (1993), para mim, o episódio mais fraco de todos, o sobrenatural na sua versão bizarra e grotesca, sugere que o espírito maligno de Jason só pode renascer a partir de um parente, de um Voorhees. O que diferencia esse episódio dos demais, é o resgate da sua irmã desaparecida, Diana Voorhees e sua sobrinha Jéssica e o seu sobrinho-neto. É preciso ele assumir um desses corpos para continuar nesse plano.

No episódio X, "Jason X" (2001), há uma ruptura na continuidade da história. A trama dá um salto no tempo, aproximadamente de 450 anos, onde Jason vai parar no espaço, assumindo até um "shape" metalizado.

Em, "Freddy vs Jason" (2003), o inusitado da história é o encontro e o embate protagonizados entre Krueger e Voorhees. Onde Freddy povoa os sonhos de Jason e a menção dos pontos fracos dos vilões: Fogo versus água. Sem conexão com os demais episódios, embora, Pamela Voorhees seja mensionada, Jason cause pânico na St Elm (o território de Krueger) e o entrave final seja em "Crystal Lake".

No que diz respeito ao número de assassinatos, até aqui estimasse no seu currículo existe um pouco mais de 200 mortes brutais. Mas, segundo as minhas observações, a média de 10 a 12 assassinatos por episódio começou a ser quebrada a partir do quinto filme. O seu recorde foi de 19 mortes realizadas no sexto episódio, onde a sua fome estava insaciável.

Como o único filme que eu ainda não assisti foi o episódio XI, "Retorn to Crystal Lake" (2009), vamos ver as emoções e a trama que o filme nos reserva. Quando eu assistir, posto sobre. Mas, espero que o diretores tenham encontrado um fio condutor compatível com a história, reconectando com a história até aqui. Porque, infelizmente houve um descuido no decorrer dos episódios com os elos de ligação (a continuidade da série, perdendo a coerência no que foi contato), sobretudo com o destino de alguns personagens-chaves que foram mal contados, como por exemplo o Tommy, e até mesmo a passagem de um Jason para o outro - porque é certo, que o Jason do começo, não é o mesmo do final.

- "Tenho dito!!! Eu adooooooooooooro tudo isso!!!" rs...

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."