segunda-feira, 25 de março de 2019

Seu pensamento diferente do meu, não te faz meu inimigo!!!








Até aonde essa cultura do ódio irá nos levar?!!! A falta de bom senso e senso crítico das pessoas, associados à intolerância e ao desrespeito, estão criando um campo de guerra nas redes sociais, onde estabelecer um diálogo sano e civilizado está cada vez mais difícil de ser construído. Quaisquer diálogos e argumentações, por mais simples que sejam, tornaram-se unilaterais - só existe uma única verdade e é a minha, negando extremadamente quaisquer pensamentos e/ou argumentos diferentes do meu, do seu, do nosso.

Esse apagão coletivo dos neurônios, comprometendo a nossa capacidade de analisar e interpretar criticamente os fatos e as situações, fundamentados em dados e fontes reais, assim como essa cegueira coletiva, que nos impede de enxergar o mundo além da nossa percepção limitada, está gerando uma ruptura entre nós, abrindo um abismo sociocultural e ideológico cada vez maior. O povo brasileiro nunca esteve tão desunido e autofágico, digladiando-se física e moralmente. 

Brasil, entenda: O fato de você pensar diferente de mim ou eu de você, sobre algum assunto polêmico ou relevante ou em alguns gostos e preferências pessoais ou determinados aspectos ou até bobagens, desde que não sejam extremamente opostos, conflituosos e inconciliáveis e não agridam os seus princípios éticos e morais, não faz de você meu inimigo e vice-versa. Dá para viver em harmonia mesmo tendo pensamentos e posturas diferentes, desde que os limites e os espaços sejam respeitados. Eu respeito você e você me respeita e tá tudo certo.

E mediante repulsão e mal-estar é muito simples agir: Ignora, afaste-se e mantenha distância. É um direito seu. Não é preciso ficar nesse embate "corpo-à-corpo" desnecessário e emocionalmente desgastante. O que não me interessa, não me gera interesse. Mas, tem quem gosta de ficar enfiando o dedo na própria ferida, degustando desse ciclo vicioso sádico, tóxico e autodestrutivo. Eu confesso que me dá preguiça lidar com quem não sabe ouvir e processar novas informações e pontos de vistas.

Antes de qualquer discordância, eu me antecipo: PAZ, TOLERÂNCIA & RESPEITO!!! Dentro de uma razoabilidade e prudência aceitável, talvez não sejamos grandes amigos, mas, nem tão pouco, precisamos ser inimigos mortais.   

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."