Novas gerações, entendem: Gostando ou não de estudar português, o estudo da Língua Portuguesa nunca foi tão necessária e pertinente para desenvolver o nosso processo de comunicação e expressão, seja através da fala ou da escrita. Quando a gente domina o conhecimento da nossa linguagem e sabe se fazer compreender, os conflitos e os ruídos de comunicação diminuem, assim como os desentendimentos desnecessários, ainda mais em tempos de ignorância intelectual, defasagem de conhecimento escolar e acadêmico, dificuldade de manter diálogos e relacionamentos interpessoais e tensões e repercussões negativas na internet e nas redes sociais. Saber interpretar e fazer-se compreender para se comunicar é preciso.
Se não bastasse a falta de educação e empatia dos internautas ao exporem os seus pontos de vistas em suas redes sociais, muitos deles apresentam deficit de aprendizagem na Língua Portuguesa, não apenas quando cometem erros clássicos nas escritas das palavras e concordância nas frases, como também apresentam dificuldades de interpretação e expressão, dificultando ainda mais o processo de comunicação, conversação e compreensão. Por isso, dialogar e entrar num entendimento do contexto que nos rodeia está se tornando cada vez mais difícil e conflituoso, sobretudo num país em que há bipartição partidária e ideológica, deixando-nos reféns e divididos entre Direita X Esquerda, e disseminação da cultura do ódio, da intolerância e do preconceito.
Se você não sabe se expressar, como você quer ser compreendido e não mal interpretado?!!! Se você não sabe interpretar o que lê e o que acontece ao seu redor, como você vai compreender os fatos e se posicionar e defender os seus pontos de vista?!!! Assim, fica inviável estabelecer um diálogo amistoso e ameno, debater ideias de uma maneira saudável e civilizada, mesmo no calor da emoção e na exaltação dos ânimos, e construir e aprofundar novos relacionamentos. Como despertar no outro empatia & simpatia e estabelecer uma conversa clara, coesa e objetiva, ou até subjetiva se você quiser, se houver um estranhamento inicial e ruídos e erros na comunicação e na interpretação?!!! Fica praticamente tenso.
A comunicação e a expressão nunca foram capacidades linguísticas tão importantes para se estabelecer diálogos e debates de ideias produtivos e, sobretudo, fazer-se compreender. Porém, o não domínio dessas capacidades está cada vez mais nos distanciando, rivalizando e transformando o povo brasileiro hostil e ignorante consigo mesmo.
E onde fica a importância da leitura nisso tudo?!!! Continua ainda mais fundamental, à medida que é através dela que a gente expande os nossos conhecimentos linguísticos e teóricos, além da nossa criatividade e elaborações psicológicas, como também, podemos aprimorar a nossa capacidade de comunicação e expressão, de interpretação e compreensão do mundo, de você mesmo e dos demais. O quanto você leu é que determina a sua facilidade de se expressar, pois a aprendizagem da leitura e da escrita acontecem paralelamente.
Esse complexo processo linguístico é iniciado ainda na infância, a partir do desenvolvimento da fala e do processo de alfabetização das nossas crianças. Portanto, oferecer uma educação de qualidade em nossas escolas públicas e privadas é o primeiro passo para se combater à ignorância cognitiva e comportamental e os conflitos e ruídos que podem prejudicar à comunicação, seja na vida fora ou dentro das redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário