terça-feira, 5 de março de 2019

Não romantize as relações para depois não se iludir e sofrer






O tempo vai passando e, juntamente com isso, a maturidade acaba chegando também, para alguns mais cedo, para outros, nem tanto. Com ela, a gente aprende a lidar com questões internas importantes, de foro íntimo, tais como obstáculos, dilemas, inseguranças, medos, frustrações, decepções, limitações, mágoas e preconceitos. Nesse processo de amadurecimento, para você ganhar lucidez e experiência, é preciso abrir mão de sentimentos e sensações que nos são muitos caros e preciosos como a inocência, a confiança cega e até mesmo pueril e, em casos mais extremos, até a fé e a esperança. Isso pode acontecer independente da nossa vontade. 

Seja na alegria ou na dor, a vida vai ensinando à cada um de nós lições duras e necessárias, principalmente para nos fortalecer como indivíduos e aprender à (sobre)viver. Quanto mais duro e difícil for as nossas experiências e desventuras pessoais, nós vamos nos tornando pessoas mais objetivas, pragmáticas, sagazes, irônicos, perspicazes, espertos, fortes e resistentes. A maturidade nos dá um verniz, um escudo protetor para enfrentar os problemas diários. 

Emocionalmente, nos tornamos mais cascudos para não ficarmos tão expostos e vulneráveis aos desencontros afetivos e aos desamores. Se por um lado, ganhamos sabedoria e sensatez, por outro, pode nos deixar mais duros, incrédulos e atentos para não vermos à vida e os seus labirintos através de "lentes cor de rosa", de um olhar ingênuo e romantizado. 

Romantizar as relações e idealizar o outro e o mundo, fugindo ou maquiando os fatos, nos deixam essencialmente frágeis e desprotegidos emocionalmente, sem resistências, pois, uma vez que a gente abre à guarda, nos tornamos alvos fáceis para o engano, a mentira e a manipulação. Esse estágio de suscetibilidade pode se voltar contra nós mesmos, colocando em risco à nossa proteção, capacidade de análise, saúde emocional e auto-estima.

Para pessoas emocionalmente instáveis, frágeis e inseguras, romantizar à vida em diferentes aspectos não é nada recomendável, porquê te torna um ser débil e exposto. Porém, você precisa ter o cuidado para não se tornar alguém duro, insensível, apático e indiferente. Enfim, não permita que a sua fortaleza não faça de você um ser amargo, descrente, pessimista e infeliz. Não perca o fio condutor que faz de você um ser mais humanizado, agradável, solidário e equilibrado.

Portanto, se você opta em romantizar as relações, automaticamente você pode ser engolido pelas ilusões e expectativas alimentadas por você. Que tal você dar um basta nessa tendência de colecionar dores e sofrimentos desnecessários?!!! Ter um olhar lúcido e crítico evita surpresas desagradáveis e inesperadas e te blinda contra os (des)enganos.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."