segunda-feira, 25 de março de 2019

Data Magna, Feriado em Festejo à Abolição Cearense





Mais um feriado local em nossas vidas, mas, longe de ser uma pausa de descanso inútil e improdutivo, é uma data comemorativa importante para a História do Brasil e do Ceará e pela árdua luta Abolicionista em geral.

Para quem não conhece a sua própria história, o Ceará em 25 de março de 1866 foi a primeira província brasileira a fazer uso da Carta Magna, documento escrito e baseado na Lei Áurea (1824) cuja diretriz básica era abolir a Escravidão no Brasil e libertar os seus escravos, tornando-os "homens livres". Aqui, após 42 anos de que a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel, os escravos do Ceará, em sua grande maioria concentrada em Redenção, Município do Maciço de Baturité, foram oficialmente libertados.

Historicamente, o meu Ceará foi o primeiro Estado do Brasil à virar essa página vergonhosa da escravidão em nosso país, tornando-se o "berço da liberdade" em prol da luta abolicionista, buscando à liberdade, justiça social e apoio humanitário à comunidade negra e afro-brasileira.





Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."