domingo, 24 de março de 2019

Como lidar com as diferenças?!!!





Quando se vive numa sociedade dinâmica, contraditória e heterogênea como a nossa, repleta de contrastes e diferenças, não há como ignorar à existência deles. As diferenças existem em diferentes aspectos e setores e, seja pela dor ou pelo amor, querendo ou não, o mundo precisa aprender à lidar com elas. Embora, tenha uma parcela da população do planeta que segue a cartilha conservadora, maniqueísta e dicotômica - Se você não está comigo, você está contra mim, logo você é meu inimigo - para mim, analisar o mundo através dessa tacanha e defasada visão, demonstra que o mundo evoluiu, apesar de todas as suas contradições e conflitos, e essa ala não acompanhou essa dinâmica e evolução da humanidade, ficando ideológica e comportamentalmente no passado. Nem tudo é preto no branco, 8 ou 80, certo ou errado, bem ou mal.

Talvez eu esteja atuando no Mood Utópico e Sonhador, mas, eu ainda acredito que o melhor caminho para se viver em paz e harmonia e aprender à lidar civilizadamente com o novo e as diferenças é através do exercício da tolerância e do respeito, mesmo em tempos de ódio e pouco diálogo. Haja paciência até para aqueles que ninguém. Se eu fosse viver em pé de guerra e considerar todo aquele que pensa, sente e age diferente de mim como um inimigo meu, eu teria que viver isolado do mundo como um eremita, recluso numa caverna, ou um naufrago, perdido numa ilha, ou um andarilho, sem direção e pouso certos. E na prática é impossível viver brigado e alheio à todos, a não ser que você seja um ser antissocial, psicopata e 100% apático e deprimido. 

- "Na ausência de afinidade e de identificação, para mim já é o suficiente ignorar e manter uma certa distância. Para que matar alguém, tornando-me um assassino e externando a minha pior versão, ou atribuir o título de "arqui-inimigo" à alguém que deveria ser indiferente para mim?!!! Eu não sei vocês, mas, eu não dou importância, crédito e ibope à quem de fato não tem ou não desperta interesse à mim. Simples assim. Definitivamente, não é porquê você não concorda comigo, que eu te verei como inimigo ou rival ou despertará à vontade de enfiar uma estaca no seu coração. Não dá para concordar e dizer amém o tempo todo, nem se for o seu melhor amigo".    


O problema está em quem tem visão limitada, mentalidade básica e elementar e comportamento engessado, porquê diante da sua incapacidade de aceitação, adaptação e aversão às mudanças e ao novo, acredita e quer impor as suas ideias e vontades de maneira truculenta e forçada, empurrando goela abaixo de uma sociedade pluralizada, diversificada e democrática o seu modo de viver. Pretende-se submetê-la e subjugá-la à um modelo de sociedade baseada numa nação padronizada, mecanizada e rígida, como se viver em sociedade fosse gerenciá-la como se fosse uma escala produtiva industrializada, fabril. Hoje, querer resgatar padrões rígidos e ultrapassados do passado, torna-se até impraticável, havendo uma dificuldade enorme em sua aplicabilidade, por ausência de eficiência, de contexto e de pertinência. Porém, apesar de ser importante elaborar e estabelecer regras de convívio social e padrões de comportamento para não bagunçar mais o que já está bagunçado, elas precisam ser relevantes e atuais, compatíveis com o seu tempo, com a dinâmica da sociedade. Ainda não somos definitivamente engrenagens, robôs ou protótipos de inteligência artificial - embora, a vida virtual faça esse ensaio e influencie os nossos pensamentos e comportamentos em algumas situações. Ainda nos resta um pouco de humanidade, tomara que sim.  

- "Eu posso até estar enganado, mas não creio que o modelo ideológico de sociedade da época dos nossos avós, bisavós e tataravós, hoje completamente obsoleto para esses tempos atuais, seria um modelo viável, aplicável e eficiente. Sinto muito, mas, viajar no tempo só é possível em nossos sonhos e nos nossos momentos de saudosa nostalgia".


Dependendo dessas diferenças, algumas são tóxicas, inconciliáveis e até inaceitáveis e por isso geram tantos conflitos e danos, tais como quem defende e pratica atos e pensamentos bizarros, monstruosos e bárbaros - o ápice do extremismo e do inaceitável, porquê rompe à dignidade humana, ultrapassando todos os limites do ético e moralmente aceitáveis tais como incestuosos, pedófilos, estupradores, terroristas, criminosos hediondos, sádicos e torturadores, psicopatas em grau máximo, por exemplos. Em contrapartida, existem aquelas diferenças passíveis de convivência harmônica, desde que as barreiras da ignorância, da desinformação e do preconceito sejam ultrapassadas, quando unidas podem ser complementares. Nesse sentido, quanto mais você tiver uma postura flexível e adaptável diante à vida, aos problemas e às situações, provavelmente será mais fácil de lidar com elas dentro de um contexto aceitável e harmônico. Porém, pessoas rígidas tem dificuldade em lidar e conviver com tudo aquilo que provoca (auto)questionamento, (auto)exposição, (auto)crítica e desconforto físico e emocional.

- Todo mundo tem os seus próprios preconceitos, uns mais afetados e outros menos, uns perceptíveis, outros ocultos. Porém, o problema e a dificuldade de não aceitação está em você mesmo. Logo, são suas responsabilidades descobrir o porquê do seu "avesso" (às vezes, nem é tão avesso assim) lhe causar tanto incômodo e desconforto, podendo gerar reações de cólera incontroláveis, como também aprender à lidar de maneira pacífica e civilizada com essas diferenças e os conceitos que despertam em você a sua pior versão. Agir com equilíbrio emocional, respeito, tolerância e naturalidade é um desafio seu." 


Você é uma pessoa maleável, flexível e compreensível?!!! Você é uma pessoa centrada e generosa?!!! Como as forças em conflito não serão completamente aniquiladas e banidas do planeta, alguém precisa ceder em prol da união e do bem maior e em comum. Eu acredito que a prática da tolerância e do respeito entre as pessoas, apesar das suas diferenças, é o caminho mais viável e indolor do que viver em constante estágio de ódio e em pé de guerra, fomentando a autodestrutiva cultura do ódio e da desigualdade. 

- "As respostas e as soluções para um convívio mais fraterno, pacífico e gentil está dentro e à partir de você. Está faltando para todos nós é união".                



Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."