Valendo até ser redundante, vamos começar essa postagem do princípio, à partir do discurso simpaticão do nosso bonachão Sr. Presidente Jair Bolsonaro em sua primeira coletiva de imprensa oficial in locus in United States of América (USA). É Ladies and Gentlemans, Senhoras e Senhores, Jair chegou, lá.
Sr Presidente, eu também concordo plenamente quando o Senhor destaca as semelhanças entre o processo eleitoral brasileiro e americano, conduzindo o Senhor e ao Donald Trump aos seus respectivos Mandatos Presidenciais, onde ambos tiveram suas campanhas eleitorais fortalecidas no campo da internet e das redes rociais e favorecidas pelo uso indevido das fake news e adotarem o mesmo perfil ideológico-partidário de extrema-direita, onde cada um conseguiu agrupar um exército de eleitores descontentes com os seus governos anteriores. Além disso, eu também concordo que o Brasil precisa estabelecer parcerias comerciais vantajosas e lucrativas para nós também junto aos USA, caso contrário, se o Brasil não apresentar personalidade política, autonomia e força/atitude diante das exigências americanas, quem poderá sair em desvantagem comercial somos nós. Apenas espero que o Governo Brasileiro não adote uma postura submissa e subserviente, acatando todas as exigências e propostas americanas e dizendo amém à tudo para as loucuras e devaneios do Sr Donald Trump.
Também concordo quando o Sr Presidente destaca que o Brasil tem muito à oferecer aos USA. Agora, é aí aonde mora o perigo: O que eles querem e o que eles também tem à nos oferecer que seja equivalente aos riscos e aos nossos interesses nessa parceria comercial?!!! Em quais termos essa parceria estará fundamentada e se será interessante e lucrativa para o Brasil também?!!! - Essa SIM, é a pergunta de 1 bilhão de dólares. Se o Brasil for "abrir as pernas" para os USA, aí fudeu de vez!!!
Diante das pautas previstas à serem discutidas com os USA, três questões à serem tratadas merecem nossa atenção e preocupação:
I) Uso da Base Militar de Alcântara, no Maranhão
Os USA justificam o seu interesse pela ocupação e uso da Base Militar de Alcântara a partir do seu principal interesse em baratear os custos e continuar à investir em seu programa de expansão espacial e tecnológica na áreas dos lançamentos de Satélites Espaciais. Hum, sei. Convenceu você?!!! À mim, não. Sorry, Mr. President!!!
Ativando à Base Militar de Alcântara para os americanos, o Brasil e principalmente o Nordeste, se torna automaticamente um território de estratégias e experimentos bélicos e militares dos USA, também se tornando um alvo dos inimigos políticos e terroristas fundamentalistas dele. Será que nós brasileiros precisamos atrair esse tipo de olhar nocivo e tóxico para nós e atrair mais mazelas e infortúnios para a nossa coleção?!!! Já não basta a quantidade de problemas que nós temos?!!!
Enfim, qual será o tratado proposto e à ser acordado futuramente que seja vantajoso para o nosso país ao ponto de ser mais importante do que colocar a nossa segurança em risco e colocar a nossa diplomacia e o bom relacionamento internacional com os demais países em xeque?!!!
II-) Abolição dos Vistos Brasileiros para os USA, Canadá, Austrália e Japão - Entrada TOTAL FREE, de portas abertas
À partir do momento em que os americanos, canadenses, japoneses e australianos ganham esse privilégio, podendo entrar e sair do território brasileiro sem a necessidade da obrigatoriedade do visto e essa mesma vantagem é negada para o Brasil entrar nesses 4 países, nos coloca em posição de inferioridade frente à eles. Porquê eles podem e nós não?!!! É xenofobia contra o brasileiro, Sr Donald Trump?!!! Além dessa sinalização de preconceito contra nós, logo, o Brasil estará vulnerável para a entrada de qualquer cidadão, com qualquer intenção e índole, podendo estar entre nós. Pederastas, terroristas, maníacos e psicopatas, traficantes de drogas, pessoas e biodiversidade (animal e vegetal), turistas sexuais e outros más agradecem à esse acesso livre.
Porquê nós temos que ser considerados e tratados como cidadãos inferiores e perder a nossa autonomia de controle e de segurança territorial para atender aos interesses americanos?!!! Precisamos fomentar o nosso turismo?!!! Com certeza. Mas, estimular um programa de turismo seguro e qualificado, como tem sido feito até aqui, tendo potencial para melhorar ainda mais. Tirar o visto para vir o Brasil nunca foi impedimento para os turistas internacionais virem até nós, uma vez que o problema principal contra o turismo brasileiro sempre foi a ausência de segurança pública para tornar a cidade e os visitantes mais seguros contra à bandidagem.
III-) Situação Política da Venezuela
Se o processo de transição entre os governos Maduro-Guaidó for mediado dentro da legalidade e seguindo os padrões éticos e morais, sem o perigo do Brasil ser envolvido num conflito armado e de guerra com um país vizinho e até então tendo laços de apoio e união mutuo (e mesmo que seja em prol de um motivo maior de pacificação, de empatia e de ordem social - tomara que nunca mais estejamos na mesma situação, nas mãos de um ditado e subjugados e oprimidos pela força militar), o nosso país não teria porquê não apoiar essa transição.
Realmente espero que a Venezuela não chegue ao extremo de submeter-se aos conflitos bélicos e militares, iniciando uma guerrilha na América do Sul por conta do governo desastroso do Regime do Maduro e sem a necessidade de envolver o Brasil fisicamente nessa situação de conflito em caso de batalha.
Sem dúvida alguma, o Brasil precisa estreitar os seus laços comerciais com os USA, porém, que essa parceria comercial e ideológica não nos coloque num situação de total dependência econômica e, muito menos, nos façam de capachos e marionetes para atender os interesses americanos com o total apoio e aval do Sr Presidente Jair Bolsonaro - onde inúmeras vezes já demonstrou uma certa idolatria pelo Governo Trump e pagando o vexame nacional de bater continência para a bandeira dos USA, como se nós devêssemos algo à eles e não tivéssemos a nossa própria bandeira para respeitar e aclamar. A parceria Brasil-USA não precisa nos colocar na posição como subalternos e nem de cachorrinho de estimação, caso contrário, o Brasil perderá a pouca dignidade que lhe resta, porquê a credibilidade já está perdida (mas, só depende de nós recuperá-la novamente), e não resgatar a relação colonizador-colônia de séculos atrás. É preciso construir uma relação comercial que seja respeitosa, vantajosa e interessante para ambos os lados.
Tomara que o Congresso Nacional seja lúcido o suficiente para conter o deslumbramento do Sr Presidente e a falta de preparo e experiência do Governo Nova Era em não entregar o Brasil e as nossas riquezas numa bandeja de prata aos interesses do Donald Trump e seu governo. Também tomara que os nossos interesses nacionais e o patrimônio público seja preservado em primeiro lugar.
4 comentários:
Ah claro, os norte americanos, japoneses, australianos e canadenses estão loucos para ficar ilegalmente no Brasil usufruindo da nossa segurança, do sus, taxas altíssimas de emprego, gol 1.0 de 40 mil, e principalmente da CLT... Seria bom mesmo liberar nossa entrada nesses países, afinal, ngm queria ficar lá, mesmo que ilegalmente, não é mesmo? Rsrsrs
Amém desejo amém ou Brasil 247?
Nem estou entrando no mérito de imigrarem ilegalmente para cá - pois, já seria um atestado de insanidade medonho, eles trocarem países estáveis economicamente e que dão suporte aos seus direitos como cidadãos. Não precisam morar no Brasil, basta apenas fazerem atrocidades por aqui mesmo como turistas - considerando que as portas abertas, qualquer um empurra a porta e entra.
Mas, a questão pior do que essa que você destacou, é menosprezar o brasileiro em relação aos demais. Você apoia esse tipo de tratamento de cidadão de 3º mundo e quinta categoria com você?!!! Eu não, de jeito nenhum.
Apenas um simples blog intimista de pensamentos, reflexões e entretenimento. Sem a menor pretensão política, apenas expressando as minhas inquietações e preocupações com esse momento de indefinição que nós estamos vivendo.
Amém, Desejo... Amém!!!
Postar um comentário