Os pensamentos, as impressões, as sensações, os desejos e devaneios que permeiam a minha essência e habitam o meu EU: Quando eternos e autênticos forem, até o dia que deixarem de ser, porque eu me permito à possibilidade de ser livre e flexível para mudar, descobrir, errar e surpreender-me!!! Um encontro comigo, contigo, conosco... e com a vida - tal e qual como ela é.
domingo, 31 de março de 2019
Ditadura NÃO se comemora.
Você sabe que no Brasil não vai nada bem intelectual e politicamente quando uma parte da população apoiada por um governo reacionário, de mentalidade tacanha e ultrapassada, grita palavras de ordem e entoa o hino nacional para justificar e festejar à Ditadura de 1964, outro ato de violência nacional contra a liberdade do seu povo.
Manifestações dessa natureza contra às liberdades de pensamento, de expressão e de ir e vir, demonstra que o povo brasileiro desconhece sua própria história e quer glamorizar a Ditadura Militar buscando resgatar um Brasil que não existe mais, porquê aquele Brasil ficou parado no tempo e a sua dinâmica não faz mais sentido hoje, e é legitimada através da violência estimulada e consentida pelas torturas, truculência da polícia militar e do exército, da prática do exílio e ações intimidatórias como prisões, ameaças, campanhas de desprestígio ético e moral e porradas.
Esse é o tipo de Brasil que querem pretender para todos nós. Eu quero é ver se os mesmos que apoiam o retorno da Ditadura, da coerção positivista presente no slogan da Bandeira Nacional "Ordem e Progresso" vão segurar o rojão depois. Se saberão de fato, quais são consequências das suas manifestações de apoio e petições quando sentirem na própria pele os absurdos e retrocessos que os mesmos batem palmas para o presente dia, especialmente hoje.
Ausência de respeito e empatia com todas as famílias que sofreram com os mandos e desmandos dos militares, incluindo as sessões de torturas nos porões dos quarteis militares e delegacias, os desaparecimentos e assassinatos de muitos jovens e cidadãos brasileiros, episódios jamais explicados e que deixaram tantas mães e esposas esperando o regresso dos seus filhos e maridos.
É assim que o novo governo pretende unificar o Brasil e resolver as suas diferenças político-partidárias?!!! Não. Não é assim. E, pelo visto, diante da sua indiferença, desrespeito e comportamento de que "nada aconteceu" ou "foi um erro de narrativa histórica", vai governando na base da imposição, do uso da força e à bala. Há, quem comemore, mas, por convicção e respeito à vida e as dores das famílias que foram afetadas com a Ditadura Militar de 1964, não posso compactuar, afinal Definitivamente, não dá. Ditadura não se comemora.
#DitaduraNaoSeComemora
Democracia, SIM!!!
DITADURA NÃO!!!
sábado, 30 de março de 2019
Kisses, O Novo Projeto Audiovisual Trilíngue da Anitta
Após ter completado 4 anos do lançamento do seu último projeto discográfico, Bang (2015), álbum responsável por ter elevado a "funkeira" Anitta ao patamar de "Artista Pop", hoje sendo aclamada internacionalmente como a "Rainha do Pop Brasil", graças à expansão da sua carreira musical fora do país, conquistando bons e inéditos resultados em temos de charts (prêmios, views e streams musicais) e aceitação do público latino em pouco tempo do seu trabalho ganhar o mundo, lançará no 5 de abril o seu mais novo e aguardado álbum, intitulado "Kisses".
Diferente de Bang, "Kisses" chegará ao mercado brasileiro e internacional já sendo o álbum mais ousado e arriscado produzido por Anitta, caracterizado por uma proposta completamente Pop, investindo em definitivo na internacionalização da sua carreira, como também corajoso e inovador, sendo a primeira artista brasileira à lançar um Projeto Audiovisual Trilíngue, apresentando 10 faixas musicais cantadas em três idiomas diferentes (português, inglês e espanhol), onde cada faixa será acompanhada por um respectivo videoclipe, correspondendo à uma faceta, uma característica da personalidade da cantora.
Desde já, independente dos resultados que esse álbum poderá alcançar em views e streams junto às plataformas virtuais de música (Spotify, Itunes, Tidal, Deezer, Shazam, Apple Music, YouTube Music) e lojas e pontos comerciais (haverá a sua versão física disponibilizada aos fans e consumidores/colecionadores de CD) e da avaliação final deste projeto, "Kisses" já é um projeto inovador e marca um divisor de águas para a Indústria Fonográfica e Audiovisual Brasileira. Mais uma vez, Anitta, uma jovem garota com apenas 26 anos (completados hoje), revolucionará o Mercado Pop Nacional, isso é um fato indiscutível para quem não duvida do seu poder e da sua força artística e empreendedora, e o quanto ela poderá impactar o Mercado Pop Internacional - Essa sim, é a minha maior expectativa quanto brasileiro e consumidor de música pop e o grande desafio da sua carreira como cantora pop.
Nesses últimos dias, Anitta veio explicando em suas redes sociais o conceito desse novo álbum e também apresentando a tracklist oficial e quais serão as 10 músicas (representadas cada uma por uma diferente personalidade da poderosa e atrevida) contidas no Projeto "Kisses". Afinal são 10 Hits, 10 Videoclipes e 10 "Anittas". Até aqui, tudo indica que esse novo álbum reflete o amadurecimento da Anitta como artista e da Larissa como gestora da sua própria carreira, agora apresentando uma identidade musical muito mais compatível com o que se espera de uma cantora com perfil de Pop Internacional, muito mais inovadora e conceitual - onde a escolha do título "Kisses" e das 10 músicas escolhidas para esse projeto estão amarrados entre si, dando uma coerência conceitual e artística ao projeto.
Como as 10 músicas são inéditas e ainda não descobrimos qual será o potencial de impacto sobre os seus fans e mercado musical em geral, como também o impacto estético e ideológico que os 10 videoclipes causarão, onde todos eles serão lançados aos mesmo tempo (outro diferencial desse projeto), apenas nos resta esperar ansiosamente pelo lançamento oficial desse grandioso projeto no dia 05/04, próxima sexta-feira.
Agora, desfrutemos do Tracklist Oficial de Kisses e as fotos de divulgação do Álbum que descrevem os 10 tipos de "Anittas", representadas em cada faixa e videoclipe correspondente:
Track 1 - “Atención”
"Essa Anitta é cheia de atitude. É independente e gosta de exaltar as outras mulheres. Não gosta de ver julgamentos entre mulheres e defende a liberdade. Gosta de fazer o que tem vontade e tem como missão levar o empoderamento feminino pra frente. Ela gosta de provocar pessoas que costumam julgar ou diminuir mulheres. Ela se preocupa com causas sociais e acredita que sua vaidade e sua beleza estão na sua atitude e maneira de ser. Para ela existe beleza em todos os tipos de padrão".
Track 2 - “Banana”
"Essa Anitta ama um deboche. Tudo para ela é levado no sarcasmo e no bom humor. Sempre encontra um jeitinho de fazer piada com as coisas. Gosta de manter suas escolhas e modo de vida revestidos e protegidos por muita brincadeira e duplo sentido, assim, sempre tem o benefício da dúvida. Sua sensualidade é o bom humor e rir de si mesma. Tem um estilo irreverente e cheio de cores".
Track 3 - “Onda Diferente”
"Essa Anitta dança conforme o ritmo. Ela sempre encontra um jeito de se encaixar no ambiente onde é colocada. Não importa se é diferente do que ela está acostumada. Quando você menos esperar, ela já se adaptou e você vai jurar que ela faz parte desse clã desde sempre. Ela parece uma máquina, um robô, obedece aos comandos com uma disciplina disfarçada de naturalidade e consegue chamar atenção mesmo nas mais estranhas situações. Ela é camaleão, seu estilo muda conforme o habitat".
Track 4 - “Sin Miedo”
"Essa Anitta representa a palavra "impulsividade", desconhece a palavra "consequência". Ela se joga e faz o que dá na telha. Acredita que a vida é uma só e ela não pode perder sequer uma oportunidade de aproveitá-la ao máximo. Para ela toda e qualquer experiência soma como saldo positivo no seu livro de acontecimentos, mesmo que não tenho sido tão boa assim. Ela topa tudo e não tem vergonha de nada. Assume tudo que faz e se gaba disso. Essa Anitta chama atenção pela forma que se joga na vida. Seu estilo é o conforto para que esteja pronta para qualquer situação, mas nunca deixa de ser extremamente sexy".
Track 5 - “Poquito”
"Essa Anitta é sexy porém romântica e sonhadora. Guarda sua extrema sensualidade apenas para seu alvo amado. Mas quando o faz, faz muito bem. Ela usa sua ingenuidade como forma de sedução. Se entrega aos poucos e assim vai amarrando seu parceiro como numa teia de aranha muito bem articulada. Ela tem fantasias românticas com desfechos futuros cinematográficos. Só se entrega quando realmente sente que vale a pena e faz isso de maneira inteligente".
Track 6 - “Tu Y Yo”
"Essa Anitta não desce do salto. É sofisticada e não se entrega totalmente nem na hora da sedução. Suas armas para a conquista são as palavras e seu intelecto. Ela até deixa saber o que está por baixo de toda aquela pose, mas faz isso em doses homeopáticas usando mais a imaginação do parceiro do que se entregando de fato. O que acontece você só descobre no último segundo, mas não se arrepende. O mistério é sua isca. Seu estilo não mostra tanto, mas te faz imaginar tudo".
Track 7 - “Get To Know Me”
"Essa Anitta ainda está em processo de amadurecimento e de se conhecer. Ela é uma adolescente por dentro, ainda imatura e descobrindo a vida, suas relações e atitudes são quase um episódio de série adolescente. Cheia de pequenos conflitos internos que só são gigantes na sua própria cabeça. Ela te cativa com o jeito menininha de ser e te faz querer voltar aos tempos de escola pra viver a leveza dos complexos pequenos dilemas da vida adolescente".
Track 8 - “Rosa”
"Essa Anitta tem a sensualidade à flor da pele. Ela te hipnotiza pelo olhar como uma medusa. É impossível não ser capturado uma vez que olhe para seus olhos. Essa Anitta sabe seduzir com armas invisíveis. Quando você menos espera, já está envolvido. Essa Anitta não fala, ela exala".
Track 9 - “Juego”
"Essa Anitta é a definição da palavra "Boss". Ela comanda, ela faz acontecer, ela lidera. Todos a respeitam. Sua sensualidade está nas suas conquistas, no seu trabalho duro. Os homens se intimidam ao seu lado. Sua confiança é sentida a quilômetros de distância. Não tem vaidade e desce do salto a hora que precisar, aliás, talvez ela nem esteja de salto. Essa Anitta inspira as pessoas pela forma que comanda sua própria vida e não deve satisfações a ninguém. Ela não fica triste, ela não abaixa a cabeça, ela tem solução pra tudo e as pessoas a vêem como um refúgio. A famosa dona da porra toda".
Track 10 - “Você Mentiu”
"Essa Anitta é sentimental. Ela é muito adulta, madura e um pouco decepcionada com as atitudes desumanas das pessoas. Ela tem esperança de um mundo melhor. Ela não tem vaidade, não precisa de maquiagem, não se importa com seu estilo. Acredita que a beleza das pessoas está em seu caráter. Ela é generosa, serena e simples por dentro e por fora".
Diante de toda essa expectativa criada ao redor do lançamento de "Kisses", eu espero que esse projeto audiovisual trilíngue proporcione grandes êxitos e conquistas para a internacionalização da carreira da Anitta e a sua consagração como à principal representante do Cenário Pop Brasileiro, ultrapassando todo e quaisquer obstáculos que possam cruzar em sua trajetória artística e musical.
- "Go, Anitta!!! You will go to conquer the whole world through your "Kisses"!!! Let's go, girl!!!"
sexta-feira, 29 de março de 2019
Saber interpretar e fazer-se compreender são essenciais.
Novas gerações, entendem: Gostando ou não de estudar português, o estudo da Língua Portuguesa nunca foi tão necessária e pertinente para desenvolver o nosso processo de comunicação e expressão, seja através da fala ou da escrita. Quando a gente domina o conhecimento da nossa linguagem e sabe se fazer compreender, os conflitos e os ruídos de comunicação diminuem, assim como os desentendimentos desnecessários, ainda mais em tempos de ignorância intelectual, defasagem de conhecimento escolar e acadêmico, dificuldade de manter diálogos e relacionamentos interpessoais e tensões e repercussões negativas na internet e nas redes sociais. Saber interpretar e fazer-se compreender para se comunicar é preciso.
Se não bastasse a falta de educação e empatia dos internautas ao exporem os seus pontos de vistas em suas redes sociais, muitos deles apresentam deficit de aprendizagem na Língua Portuguesa, não apenas quando cometem erros clássicos nas escritas das palavras e concordância nas frases, como também apresentam dificuldades de interpretação e expressão, dificultando ainda mais o processo de comunicação, conversação e compreensão. Por isso, dialogar e entrar num entendimento do contexto que nos rodeia está se tornando cada vez mais difícil e conflituoso, sobretudo num país em que há bipartição partidária e ideológica, deixando-nos reféns e divididos entre Direita X Esquerda, e disseminação da cultura do ódio, da intolerância e do preconceito.
Se você não sabe se expressar, como você quer ser compreendido e não mal interpretado?!!! Se você não sabe interpretar o que lê e o que acontece ao seu redor, como você vai compreender os fatos e se posicionar e defender os seus pontos de vista?!!! Assim, fica inviável estabelecer um diálogo amistoso e ameno, debater ideias de uma maneira saudável e civilizada, mesmo no calor da emoção e na exaltação dos ânimos, e construir e aprofundar novos relacionamentos. Como despertar no outro empatia & simpatia e estabelecer uma conversa clara, coesa e objetiva, ou até subjetiva se você quiser, se houver um estranhamento inicial e ruídos e erros na comunicação e na interpretação?!!! Fica praticamente tenso.
A comunicação e a expressão nunca foram capacidades linguísticas tão importantes para se estabelecer diálogos e debates de ideias produtivos e, sobretudo, fazer-se compreender. Porém, o não domínio dessas capacidades está cada vez mais nos distanciando, rivalizando e transformando o povo brasileiro hostil e ignorante consigo mesmo.
E onde fica a importância da leitura nisso tudo?!!! Continua ainda mais fundamental, à medida que é através dela que a gente expande os nossos conhecimentos linguísticos e teóricos, além da nossa criatividade e elaborações psicológicas, como também, podemos aprimorar a nossa capacidade de comunicação e expressão, de interpretação e compreensão do mundo, de você mesmo e dos demais. O quanto você leu é que determina a sua facilidade de se expressar, pois a aprendizagem da leitura e da escrita acontecem paralelamente.
Esse complexo processo linguístico é iniciado ainda na infância, a partir do desenvolvimento da fala e do processo de alfabetização das nossas crianças. Portanto, oferecer uma educação de qualidade em nossas escolas públicas e privadas é o primeiro passo para se combater à ignorância cognitiva e comportamental e os conflitos e ruídos que podem prejudicar à comunicação, seja na vida fora ou dentro das redes sociais.
quinta-feira, 28 de março de 2019
The Four Brasil, Final da 1ª Temporada
Embora a primeira temporada de The Four Brasil tenha sido encerrada ontem (27/03), vale à pena fazer essa menção honrosa, porquê dentro do leque de realities shows musicais que estão sendo exibidos nas grades de programação dos canais abertos e à cabos, o formato desse reality deixa a competição entre os participantes muito mais dinâmica e interessante para entreter o público, onde as peças desse jogo podem mudar constantemente, porquê o resultado entre as batalhas musicais é imprevisível pela qualidade dos cantores. Na minha opinião e gosto pessoal, The Four é o melhor reality show nesse formato musical.
O que me mais me agradou no programa foi:
I-) O formato dinâmico do reality não deixa o processo de batalhas musicais entre os cantores se torne cansativa, porquê a cada batalha, desde o primeiro episódio, a qualidade dos candidatos permanece em alto nível, gerando expectativa no público e nos cantores - desafiantes e desafiados, porquê o elenco original do The Four que inicia o jogo, composto por 4 cantores, podem ser eliminados logo no primeiro episódio;
II-) A qualidade dos duelos são marcados pelo de alto nível dos cantores, demonstrando a qualidade técnica e vocal dos participantes, seja para fazer parte do seleto grupo original dos "The Four", ou para desafiá-los e conquistar as suas vagas na competição. Por isso, todos os participantes precisam ser bastante talentosos e já ter uma identidade artística e musical bem formada, porquê não há tempo para você encontrar-se como cantor(a) porquê tudo é muito dinâmico e cada erro é fatal, o que eleva o nível do programa e dos candidatos. Candidatos "meia-boca" não chegam nem no processo de batalha;
III-) A bancada técnica de jurados e/ou mentores, formada por três cantores e/ou especialistas no universo musical, são bastante rigorosos na avaliação do cantor desafiante, sendo o primeiro passo para duelar no programa. Leo Chaves (da ex-dupla sertaneja Vitor e Leo), João Marcelo Bôscoli (filho de Elis Regina e produtor musical) e Aline Wirley (Integrante da Banda Rouge) cumpriram as suas funções brilhantemente, sendo a escolha adequada deles como jurados. E a Xuxa como apresentadora também cumpriu o seu papel.
Esta primeira temporada do The Four Brasil pode contar com um forte e talentoso elenco de participantes, já sendo um desafio para a produção do programa montar um outro grupo de participantes que possa manter o mesmo nível ou ainda melhor para a segunda temporada. E o que falar do grande vencedor da final de ontem?!!! Ivan foi gigante, além de ser muito talentoso, ele foi impecável na escolha do seu repertorio musical - das 4 músicas que ele interpretou na Final, todas elas foram bem executadas e aclamadas pela plateia presente e o público em casa (baseando-me na %, incluindo a minha torcida). Sem dúvida nenhuma, vitória mais do que merecida, conquistando 79,87% dos votos do público.
#TBT Musical (13) - Kisses In The Moonlight by George Benson 🎶
(...) For once in your life
Forget about tomorrow
Tonight is the night
Our worries seem
So far away
You hold me...
... Don´t let
This night end
Right now in your arms
Is where I need to be
Please, oh, lady
Kisses in the moonlight!!!
Como não aplaudir o talento e a voz forte, afinada e vibrante de George Benson?!!! Eu aplaudo mesmo e não é desde hoje. Assim, como quem não quer nada, me apropriei de todos os LPs do George Benson que eram da minha irmã - Se ela não sabe, nem imagina. São tantos hits maravilhosos mas, na minha playlist, In your eyes, Give me the night e Kisses in the moonlight não podem parar de tocar.
Nada mais justo do que o ele ser o #TBT Musical escolhido dessa quinta-feira. Adoro, simples assim.
quarta-feira, 27 de março de 2019
♫ Ride It by JaySean
(...) We are all alone
Just loose control
Come touch my soul
Let me feel you...
Talvez, não seja o momento mais adequado p/ um romance...
(...) Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo
Agora, há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar...
Agora, há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar...
(Como uma Onda by Lulu Santos)
Quer coisa mais antipática e inconveniente do que gente estranha e/ou desconhecida ou não, dando palpites na sua vida pessoal e afetiva?!!! Não, né?!!! Então, ainda bem que eu não dou essa ousadia, primeiro, porquê eu não tenho paciência para qualquer "who" tentando invadir a minha privacidade e, segundo, ninguém melhor do que eu para decidir qual é o melhor caminho para ser tomado. Seja você uma personalidade popular ou um mero desconhecido, sempre haverá alguém de olho no que você faz ou deixou de fazer, afinal a mórbida curiosidade habita todos nós, seja por fetiche ou por ócio.
Pois muito que bem e nesses termos, ninguém tem o direito de despejar os seus achismos e impor as suas regras nas costas dos outros, principalmente, se as suas opiniões e conselhos não tenham sido solicitados. Mas, sempre haverá alguém querendo "brincar" de Deus, achando-se no direito de decidir o destino e a vida dos outros, como se fosse a pessoa mais sensata e sábia do mundo e com propriedade para fazer isso, e também "brincar" de ser Juiz, dando o seu último veredito. Geralmente, quem age assim, achando-se o dono da verdade e do mundo, busca aplacar a sua ira e satisfazer a falsa sensação de poder que acredita ter. Donos de uma soberba e pequenez de alma infinitas.
Apenas analisando os fatos...
Portanto, se eles se apaixonaram e querem ter a oportunidade para se conhecerem melhor, porquê não?!!! O que os impede de fazê-lo?!!! Apenas as partes envolvidas podem decidir à dar vazão ao que estão sentindo e se nesse momento é interessante para eles tentar algo mais. Vale ressaltar que, nesse momento de suas carreiras profissionais, ambos tem metas distintas, prioridades e focos diferentes, mas, mesmo assim, só eles tem a capacidade para avaliar se é viável e lhes convém iniciar um romance, afinal é o tipo de decisão que apenas compete à eles e ninguém mais.
Até concordo com a tese científica e suas posturas metodológicas que atestam credibilidade à quem está distante do fato/situação/fenômeno (objeto de estudo), observando-o e analisando melhor as suas circunstâncias e características, justamente por manter uma suposta neutralidade e distanciamento emocional do tal objeto analisado. Porém, estamos falando de sentimentos e de subjetividade e não de um elemento concreto, um objeto físico de manipulação, uma coisa. Estarem juntos agora, também envolve outras questões extra-emocional, outros fatores - sobretudo quando se trata de dois ídolos nacionais com notoriedade mundial.
Caso se disponham em ficar juntos como casal, além da comoção popular, entre apoios e críticas, a pressão que ambos sofrerão, também existe uma questão de logística fundamental: Conciliarem as suas agendas profissionais para estarem juntos. Como conciliar agendas e compromissos inconciliáveis?!!! Todavia, apesar dos obstáculos, também é certo que, quando a gente quer muito alguma coisa e apenas depende da nossa vontade, a gente faz acontecer. Dar-se um jeito.
Entretanto, ambos estão em momentos cruciais de suas carreiras, onde precisam manter foco para alcançar os seus objetivos: Ela, conquistar o mundo através da sua proposta artística, do seu talento e carisma, e ele, conquistar o índice olímpico para o Japão 2020. Nenhum dos dois podem se dar o luxo de perderem os seus respectivos focos ou adiá-los para depois, pois, caso o façam, pode acontecer que não haja uma outra oportunidade e a opinião pública pode se voltar contra eles, culpando-os de possíveis fracassos dando motivos ou não para isso. Mas, não seriam fracassos pessoais?!!! Sim, mas, as expectativas e os interesses individuais tem a tendência de misturar o âmbito público com o privado, os seus com os demais.
Além disso, também há um outro empecilho: Construir um relacionamento à distância, em pleno vigor da juventude. Para mim, não é uma missão nada simples ou fácil. Passo!!! Sei bem como funciona essa dinâmica e me faltaria paciência e empenho para tal. Daí, eu fico me perguntando se não seria melhor objetivar essa situação e dar continuidade à esse flerte num outro momento, numa situação mais adequada, mas... sentimentos, desejo, tesão e "otras cositas más" podem esperar?!!! Ainda bem que eu não preciso tomar nenhuma decisão nesse momento.
Como esse dilema não é meu, como também essa decisão não me diz respeito, apenas me basta ficar torcendo o que é melhor para ambos e ficar observando o desfecho desse romance (talvez, nem se oficialize), embora sempre seja frustrante e complicado abrir mão da sua vida pessoal e sentimental ou colocá-las em segundo plano, porquê as prioridades profissionais podem falar mais alto do que a vontade em ficarem juntos. Talvez, quem sabe, num outro momento ou o mais adequado para esse romance possa acontecer e florescer sem significar riscos para os objetivos profissionais de ambos e nem contrariar as expectativas de uma nação inteira - mas, se a paixão falar mais alto, contrariando muitos, que se dane também e cada um vá cuidar da sua própria vida e dos seus próprios interesses, deixando de viver e controlar às vidas dos outros.
terça-feira, 26 de março de 2019
♫ Maybe by JaySean
(...) And maybe its true (may be its true) im caught up on you
Maybe there's a chance that you're stuck on me too
Maybe im wrong its all,in my head
Maybe we're awaiting words we both hadnt said...
A Ditadura no Brasil não passou de um pesadelo. WTF?!!!
What?!!! A Ditadura Militar no Brasil não existiu?!!! Não passou de um pesadelo nacional ou um surto psicodélico dos hippies e "malucos belezas" da Década de 60 e 70?!!! Então, você quer me convencer de que isso foi fruto de um invenção sádica e masoquista, de uma narrativa fictícia de um contador de estórias, não passando de um devaneio histórico, ideológico e partidário presente no imaginário coletivo das viúvas e das famílias e cidadãos brasileiros que presenciaram professores, estudantes das escolas públicas e da UNE, políticos da "esquerda", socialistas e intelectuais universitários, anarquistas e jornalistas da "esquerda" ou "imprensa marrom", considerados comunistas e inimigos do regime militar, serem perseguidos, torturados e exilados fora do país em prol da luta contra a opressão do regime militar e o ideal em construir um novo processo político e democrático no Brasil.
- "Só hoje, meu pai".
É incrível como um fato histórico incontestável até hoje, evidenciando a truculência, a opressão e os mandos e desmandos do Regime Militar no Brasil, pode ser interpretado e distorcido conforme aos interesses do poder vigente. Por mero oportunismo político da Extrema Direita Brasileira e sua ignorância galopante, tendo como o Sr Presidente o seu principal porta-voz e representante, querendo por em dúvida a veracidade do fato, que desprestigia a reputação dos militares, e apagar definitivamente o capítulo da Ditadura da nossa história, dos nossos livros escolares, das nossas pesquisas teóricas e estudos universitários e das nossas mentes.
- "Olha que absurdo, minha gente, as 5 últimas gerações de estudantes no Brasil estudaram História do Brasil por nada, estamos todos historicamente equivocados. Hum, sei. É o retrocesso intelectual voltando ou é o mais puro descaro."
Bolsonaro como ex-milica e defensor fiel do Regime Militar, jamais admitiria a existência da Ditadura no Brasil, negando meio século dessa página obscura e opressora da nossa História. Como se ele pudesse negar os golpes inconstitucionais que as gerações dos nossos pais e avós presenciaram, as passeatas populares e estudantis contra o regime militar, a perseguição política e cultural, torturando e exilando os artistas, os políticos e os intelectuais da época. É, Sr Presidente, existem atrocidades históricas que não podem ser apagadas. Ou, o senhor também vai sugerir que o Holocausto Nazista não aconteceu ou minimizar as consequências históricas e as atrocidades cometidas por Adolf Hitler?!!!
- "Não dá. Simplesmente, NÃO DÁ!!!"
Infelizmente, o Brasil está doente, reflexo de "doentes" que propagam à Cultura do Ódio ao ponto vexatório e irresponsável em apoiar aberrações históricas e desumanas como à ditadura militar, intolerância, desrespeito, preconceito, desunião entre os brasileiros, legitimação da violência em geral, desigualdade econômica e social, ... Nesse sentido, quem apoia a Ditadura Militar tem uma grave distorção da realidade brasileira e nunca teve de fato os seus direitos de expressão coagidos e proibidos e de ir e vir negados, como também nunca foi ou teve um parente e/ou conhecido torturado pelo Regime Militar nesse período, e diante da sua ignorância e o seu caráter duvidoso e pouco empático, engole qualquer conto do vigário, mentira, boato e/ou fake news, corrompendo-se e deixando se manipular por um projeto político embusteiro e alienável.
E assim seguimos... Vamos de mal à pior.
segunda-feira, 25 de março de 2019
Seu pensamento diferente do meu, não te faz meu inimigo!!!
Até aonde essa cultura do ódio irá nos levar?!!! A falta de bom senso e senso crítico das pessoas, associados à intolerância e ao desrespeito, estão criando um campo de guerra nas redes sociais, onde estabelecer um diálogo sano e civilizado está cada vez mais difícil de ser construído. Quaisquer diálogos e argumentações, por mais simples que sejam, tornaram-se unilaterais - só existe uma única verdade e é a minha, negando extremadamente quaisquer pensamentos e/ou argumentos diferentes do meu, do seu, do nosso.
Esse apagão coletivo dos neurônios, comprometendo a nossa capacidade de analisar e interpretar criticamente os fatos e as situações, fundamentados em dados e fontes reais, assim como essa cegueira coletiva, que nos impede de enxergar o mundo além da nossa percepção limitada, está gerando uma ruptura entre nós, abrindo um abismo sociocultural e ideológico cada vez maior. O povo brasileiro nunca esteve tão desunido e autofágico, digladiando-se física e moralmente.
Brasil, entenda: O fato de você pensar diferente de mim ou eu de você, sobre algum assunto polêmico ou relevante ou em alguns gostos e preferências pessoais ou determinados aspectos ou até bobagens, desde que não sejam extremamente opostos, conflituosos e inconciliáveis e não agridam os seus princípios éticos e morais, não faz de você meu inimigo e vice-versa. Dá para viver em harmonia mesmo tendo pensamentos e posturas diferentes, desde que os limites e os espaços sejam respeitados. Eu respeito você e você me respeita e tá tudo certo.
E mediante repulsão e mal-estar é muito simples agir: Ignora, afaste-se e mantenha distância. É um direito seu. Não é preciso ficar nesse embate "corpo-à-corpo" desnecessário e emocionalmente desgastante. O que não me interessa, não me gera interesse. Mas, tem quem gosta de ficar enfiando o dedo na própria ferida, degustando desse ciclo vicioso sádico, tóxico e autodestrutivo. Eu confesso que me dá preguiça lidar com quem não sabe ouvir e processar novas informações e pontos de vistas.
Antes de qualquer discordância, eu me antecipo: PAZ, TOLERÂNCIA & RESPEITO!!! Dentro de uma razoabilidade e prudência aceitável, talvez não sejamos grandes amigos, mas, nem tão pouco, precisamos ser inimigos mortais.
Data Magna, Feriado em Festejo à Abolição Cearense
Mais um feriado local em nossas vidas, mas, longe de ser uma pausa de descanso inútil e improdutivo, é uma data comemorativa importante para a História do Brasil e do Ceará e pela árdua luta Abolicionista em geral.
Para quem não conhece a sua própria história, o Ceará em 25 de março de 1866 foi a primeira província brasileira a fazer uso da Carta Magna, documento escrito e baseado na Lei Áurea (1824) cuja diretriz básica era abolir a Escravidão no Brasil e libertar os seus escravos, tornando-os "homens livres". Aqui, após 42 anos de que a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel, os escravos do Ceará, em sua grande maioria concentrada em Redenção, Município do Maciço de Baturité, foram oficialmente libertados.
Historicamente, o meu Ceará foi o primeiro Estado do Brasil à virar essa página vergonhosa da escravidão em nosso país, tornando-se o "berço da liberdade" em prol da luta abolicionista, buscando à liberdade, justiça social e apoio humanitário à comunidade negra e afro-brasileira.
domingo, 24 de março de 2019
Como lidar com as diferenças?!!!
Quando se vive numa sociedade dinâmica, contraditória e heterogênea como a nossa, repleta de contrastes e diferenças, não há como ignorar à existência deles. As diferenças existem em diferentes aspectos e setores e, seja pela dor ou pelo amor, querendo ou não, o mundo precisa aprender à lidar com elas. Embora, tenha uma parcela da população do planeta que segue a cartilha conservadora, maniqueísta e dicotômica - Se você não está comigo, você está contra mim, logo você é meu inimigo - para mim, analisar o mundo através dessa tacanha e defasada visão, demonstra que o mundo evoluiu, apesar de todas as suas contradições e conflitos, e essa ala não acompanhou essa dinâmica e evolução da humanidade, ficando ideológica e comportamentalmente no passado. Nem tudo é preto no branco, 8 ou 80, certo ou errado, bem ou mal.
Talvez eu esteja atuando no Mood Utópico e Sonhador, mas, eu ainda acredito que o melhor caminho para se viver em paz e harmonia e aprender à lidar civilizadamente com o novo e as diferenças é através do exercício da tolerância e do respeito, mesmo em tempos de ódio e pouco diálogo. Haja paciência até para aqueles que ninguém. Se eu fosse viver em pé de guerra e considerar todo aquele que pensa, sente e age diferente de mim como um inimigo meu, eu teria que viver isolado do mundo como um eremita, recluso numa caverna, ou um naufrago, perdido numa ilha, ou um andarilho, sem direção e pouso certos. E na prática é impossível viver brigado e alheio à todos, a não ser que você seja um ser antissocial, psicopata e 100% apático e deprimido.
- "Na ausência de afinidade e de identificação, para mim já é o suficiente ignorar e manter uma certa distância. Para que matar alguém, tornando-me um assassino e externando a minha pior versão, ou atribuir o título de "arqui-inimigo" à alguém que deveria ser indiferente para mim?!!! Eu não sei vocês, mas, eu não dou importância, crédito e ibope à quem de fato não tem ou não desperta interesse à mim. Simples assim. Definitivamente, não é porquê você não concorda comigo, que eu te verei como inimigo ou rival ou despertará à vontade de enfiar uma estaca no seu coração. Não dá para concordar e dizer amém o tempo todo, nem se for o seu melhor amigo".
O problema está em quem tem visão limitada, mentalidade básica e elementar e comportamento engessado, porquê diante da sua incapacidade de aceitação, adaptação e aversão às mudanças e ao novo, acredita e quer impor as suas ideias e vontades de maneira truculenta e forçada, empurrando goela abaixo de uma sociedade pluralizada, diversificada e democrática o seu modo de viver. Pretende-se submetê-la e subjugá-la à um modelo de sociedade baseada numa nação padronizada, mecanizada e rígida, como se viver em sociedade fosse gerenciá-la como se fosse uma escala produtiva industrializada, fabril. Hoje, querer resgatar padrões rígidos e ultrapassados do passado, torna-se até impraticável, havendo uma dificuldade enorme em sua aplicabilidade, por ausência de eficiência, de contexto e de pertinência. Porém, apesar de ser importante elaborar e estabelecer regras de convívio social e padrões de comportamento para não bagunçar mais o que já está bagunçado, elas precisam ser relevantes e atuais, compatíveis com o seu tempo, com a dinâmica da sociedade. Ainda não somos definitivamente engrenagens, robôs ou protótipos de inteligência artificial - embora, a vida virtual faça esse ensaio e influencie os nossos pensamentos e comportamentos em algumas situações. Ainda nos resta um pouco de humanidade, tomara que sim.
- "Eu posso até estar enganado, mas não creio que o modelo ideológico de sociedade da época dos nossos avós, bisavós e tataravós, hoje completamente obsoleto para esses tempos atuais, seria um modelo viável, aplicável e eficiente. Sinto muito, mas, viajar no tempo só é possível em nossos sonhos e nos nossos momentos de saudosa nostalgia".
Dependendo dessas diferenças, algumas são tóxicas, inconciliáveis e até inaceitáveis e por isso geram tantos conflitos e danos, tais como quem defende e pratica atos e pensamentos bizarros, monstruosos e bárbaros - o ápice do extremismo e do inaceitável, porquê rompe à dignidade humana, ultrapassando todos os limites do ético e moralmente aceitáveis tais como incestuosos, pedófilos, estupradores, terroristas, criminosos hediondos, sádicos e torturadores, psicopatas em grau máximo, por exemplos. Em contrapartida, existem aquelas diferenças passíveis de convivência harmônica, desde que as barreiras da ignorância, da desinformação e do preconceito sejam ultrapassadas, quando unidas podem ser complementares. Nesse sentido, quanto mais você tiver uma postura flexível e adaptável diante à vida, aos problemas e às situações, provavelmente será mais fácil de lidar com elas dentro de um contexto aceitável e harmônico. Porém, pessoas rígidas tem dificuldade em lidar e conviver com tudo aquilo que provoca (auto)questionamento, (auto)exposição, (auto)crítica e desconforto físico e emocional.
- Todo mundo tem os seus próprios preconceitos, uns mais afetados e outros menos, uns perceptíveis, outros ocultos. Porém, o problema e a dificuldade de não aceitação está em você mesmo. Logo, são suas responsabilidades descobrir o porquê do seu "avesso" (às vezes, nem é tão avesso assim) lhe causar tanto incômodo e desconforto, podendo gerar reações de cólera incontroláveis, como também aprender à lidar de maneira pacífica e civilizada com essas diferenças e os conceitos que despertam em você a sua pior versão. Agir com equilíbrio emocional, respeito, tolerância e naturalidade é um desafio seu."
Você é uma pessoa maleável, flexível e compreensível?!!! Você é uma pessoa centrada e generosa?!!! Como as forças em conflito não serão completamente aniquiladas e banidas do planeta, alguém precisa ceder em prol da união e do bem maior e em comum. Eu acredito que a prática da tolerância e do respeito entre as pessoas, apesar das suas diferenças, é o caminho mais viável e indolor do que viver em constante estágio de ódio e em pé de guerra, fomentando a autodestrutiva cultura do ódio e da desigualdade.
- "As respostas e as soluções para um convívio mais fraterno, pacífico e gentil está dentro e à partir de você. Está faltando para todos nós é união".
quinta-feira, 21 de março de 2019
#TBT Musical (12) - Just The Way You Are by Barry White 🎶
I never take anything for granted
Only a fool maybe takes things for granted
Just because it's here today
It can be gone tomorrow...
(...) I don't want clever conversation
I don't want to work that hard
I just want some someone to talk to
I want you just the way you are
I want you the way you are
Don't go changing
Hoje é dia de #TBT Musical. Buscando seguir um raciocínio musical e uma linha cronológica, desde já, para não esquecer nenhuma música que seja importante e relevante para mim, eu resolvi seguir uma sequência de músicas baseadas em cantores maravilhosos do segmento da Black Music e suas diferentes vertentes. Indiscutivelmente, os grandes divos e divas da música internacional são em sua grande maioria negros, onde naturalmente são donos de vozes especiais, apresentando qualidades e extensões vocais impressionantes, acima da média. São praticamente deuses da música e não meros mortais.
Praticamente, boa parte destes ícones da Black Music são das gerações anteriores à minha, tendo visibilidade e auge em suas carreiras entre os anos 60 e 80. Como eu tive acesso e conhecimento à esses talentos?!!! Meu gosto musical foi influenciado através do gosto musical da minha irmã mais velha, que bebeu na fonte musical dos anos 60 e 70, das programações musicais das rádios e da discotecagem dos DJs que até hoje ainda se baseiam nos clássicos e nos hinos da Era Disco e do Flash Back, em referências musicais de filmes e seriados, pesquisas musicais, enfim, referências não faltaram para me inspirar e gostar do talento musical de grandes artistas.
Portanto, nessa sequência de #TBT Musical e nas próximas postagens, eu não poderia deixa de exaltar e aclamar o talento negro de grandes ícones da música, cujo legado é atemporal, tais como: Barry White, Quincy Jones, Lionel Richie, George Benson, Andru Donalds, Nina Simone, Aretha Franklin, Diana Ross, Glória Gaynor, Dionne Warwick, dentre outros que também atuam em outros segmentos como o Pop.
Just The Way You Are é um clássico atemporal que não poderia deixar de ser exaltado.
Assinar:
Postagens (Atom)
The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)
♫
♫ Pitty - Na sua estante
"Eu não ficaria bem na sua estante..."