quinta-feira, 4 de abril de 2019

Um documentário um tanto quanto tendencioso





Depois de tanto alarde nas redes sociais por causa do Documentário sobre "1964", eu resolvi assistir... até o momento em que à minha coragem e o meu foco me permitiram assistir - sou réu confesso, sim: Ai que preguiça histórica. 

Como dar credibilidade à uma narrativa forjada com o aval do Novo Governo e dos militares para justificar as ações militares no Período de Ditadura Militar, por mais que eles queiram "apagar" à existência do Golpe de 64 e os Atos Inconstitucionais (1964 - 1969) decretados pelo governo vigente durante o Regime Militar  dos livros de História do Brasil e das mentes de um povo sem memória, educação e cultura, e isentar às responsabilidades e participação dos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, tentando provar por A+B que "não houve golpe"

Metodologicamente é até compreensível à manobra ideológica que os militares e integrantes  (embora neguem ou não a intervenção direta ao material exibido e de interesses deles) e apoiadores do Governo "Nova Era" fizeram, reunindo em um documentário de cunho histórico à partir de depoimentos e uma narrativa de fatos e situações que visem defender os interesses vigentes e o seu olhar sobre o assunto. É algum crime isso?!!! Não. Mas, dá espaço também para a sua antítese e tentar essa temática através do outro lado da moeda, defendendo a existência do Golpe de 64 e as atrocidades cometidas pelos militares. 

Particularmente, eu senti falta de uma mediação neutra, que apresentasse e ponderasse  os argumentos defendidos pelos dois lados, confrontando-os, deixando uma ampla análise do que foi 1964 e não apenas uma narrativa tendenciosa, com o objetivo explícito e claro de induzir e convencer a opinião pública em ver o "Não Golpe de 64" através dos olhos da ideologia de extrema direita, sem o menor senso crítico. 

Afinal, trata-se de um convite à reflexão e ao conhecimento ou forçar uma mudança histórica a partir de uma narrativa pré-fabricada, um produto ideológico e partidário encomendado e uma indução tendenciosa?!!! Me vi assistindo os conteúdos dos canais do YouTube que defendem a política de extrema direita e ao Bolsonaro, porquê os comentários e os argumentos dos seus defensores seguem os mesmos padrões de "profundidade" e "civilidade"

Por ser um pesquisador científico por profissão eu estou me limitando à analisar o método, porquê como tal, me faltou à neutralidade e a isenção ideológica que um bom documentário deve ter, propor-se apresentar ao fato nu e cru, sem querer manipular e condicionar consciências. Quanto ao conteúdo, cada um deve ter o discernimento ético e moral e conhecimento necessário de comprar ou não, engolir ou não, ser convencido ou não, sobre à história que querem lhe apresentar como verdadeira ou falsa. Eu deixo pelo critério e a consciência de cada um. Eu tenho à minha e me basta. 

Ah, em se tratando da censura para a divulgação do documentário nas salas de cinema, não deveria ter sido censurado, por um simples fato: Eu defendo o direito e a liberdade de expressão para todos, porquê eu acredito que o debate e o diálogo de ideias são fundamentais para a construção de uma democracia plena e saudável. E entre as revoluções armadas e dos livros, eu prefiro à dos livros por defender à constante busca ao conhecimento e ao acesso da Educação e da Cultura para todos, indistintamente.                

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."