sexta-feira, 5 de abril de 2019

Lançamento Oficial de Kisses by Anitta (Parte I)





Antes de dar as minhas primeiras impressões sobre o Álbum Kisses, é preciso fazer algumas considerações pertinentes sobre à discografia musical da Anitta e o seu relacionamento e relevância para a Cena Pop Brasileira.


Anitta e a Cena Pop Brasileira


Ainda nas Décadas de 80 e 90 até os primeiros anos dos Anos 2000, a Cena Pop Nacional sempre esteve associada aos padrões das boys e girls bands internacionais, onde essa fórmula pop foi adaptada à nossa realidade, produzindo versões nacionais, tais como: Indo da primeira formação do Grupo Dominó à Banda Rouge. Todavia, o Cenário Pop Brasileiro ainda não era sólido, estando sempre vulnerável à existência prévia (com prazo de validade) desses grupos musicais para o público teen, onde muitas vezes não conseguiam acompanhar a dinâmica do mercado musical e sucumbiam aos modismos dos diferentes estilos musicais. O mercado musical brasileiro ainda hoje é muito volátil e instável e é difícil para os artistas e bandas manterem-se relevantes e com uma carreira artística estável - Muitos artistas populares no passado, sumiram do mercado musical e da mídia do entretenimento e dos programas de televisão e rádios e agora nos canais do YouTube com o advento da Internet.

Com o BOOM da Furacão 2000, ainda no início dos anos 2000, surgiram as primeiras solistas do movimento do Funk. Perla e Kelly Key que poderiam ter assumido essa identidade mais Pop, por motivos pessoais não deram continuidade em suas carreiras, optando em vivenciar as suas famílias e a chegada dos filhos. 

Por volta da metade dos Anos 2000, entre 2004/2005 e 2007/2008, Vanessa Camargo fazia a sua transição de cantora romântica para dar vazão a sua identidade mais Pop, sendo na época uma grande promessa para esse segmento, que ainda permanecia frágil e carente no mercado musical. Quando ela começa a conquistar um novo público, mais voltado para às baladas e ao público LGBTQ+, ela também interrompe a sua trajetória para se dedicar à vida de casada e chegada dos filhos. Recentemente, ela tentou retomar o seu Projeto Pop, mas, o retorno não é mais o mesmo. 

Se por um lado, Vanessa Camargo saia de cena, surgia no Cenário Pop Amazônico uma cantora essencialmente Pop, chamada Lorena Simpson. Embora ela tenha sido aclamada no Norte e Nordeste do país, faltou força e holofotes na Região Sudeste, pois ela tinha todos os atributos para reivindicar à coroa de "Rainha do Pop Brasil", incluindo Hits bombando em boates, mas, infelizmente, não explodiu nacionalmente por questão de regionalidade. Se ela tivesse radicada em São Paulo ou no Rio, onde a Cena Gay é forte e relevante e aonde a Industria do Entretenimento e da Night está, s sua sorte artística poderia ser outra. 

Então, eis que surge em 2013 para o grande público, Anitta. Ela explodiu nacionalmente com "Show das Poderosas", sendo sucesso dentro e fora do Brasil. Por ainda não existir aqui uma Cena Pop forte, estável e competitiva, Anitta foi automaticamente rotulada como "funkeira", já sendo estigmatizada e alvo de preconceito desde daí. Embora, Anitta tenha sido descoberta dentro do segmento do Funk pela Furacão 2000, em 2011, quem conhece a sua trajetória artística, quando ela lança a música e o clip de "Menina Má" em 2012 - já rompida com a Furacão 2000 e empresariada por Kamilla Fialho, nesse momento já se pode identificar nela os primeiros indícios e familiaridade com o Universo do Pop. Além disso, a natureza da sua formação musical é eclética, por isso, como cantora ela nunca se limitou ao Funk, apesar de preservar as suas referências funkeiras para diferenciar o seu trabalho e estilo musical das demais cantoras do Pop, como também a sua personalidade versátil permite que ela dialogue e flerte muito bem com outros estilos musicais, cantando Samba, Pagode, Música de Salão, MPB, Sertanejo, Música Romântica, Axé, Forró, Swingueira, Músicas Urbanas e outros Gêneros Latinos. Toda a sua versalidade musical a favorece em embarcar em novos projetos musicais e colaborações com outros artistas de diferentes segmentos, estimulando-a a sair da sua zona de conforto.

À medida em que Anitta vai lançando os seus dois primeiros álbuns "Anitta" e "Ritmo Perfeito" e o seu único DVD,"Meu Lugar", vai se tornando conhecida nacional e sendo reconhecida como Hitmaker, emplacando um hit atrás do outro, ela vai adquirindo fama e status de estrela, contrariando todos aqueles que não apostavam que sua carreira não passaria do seu primeiro Hit Nacional (Show das Poderosas) e seria apenas um modismo como foi com as suas antecessoras que fizeram um súbito sucesso.  Além disso e paralelo à isso, enquanto ela construía a sua identidade como cantora pop, ela também ajudava a dar força e a sedimentar a Cena Pop Brasileira, fazendo ressurgir o Pop no Brasil, até então, quase inexistente. 

Em 2015, quando ela lança o seu terceiro álbum "Bang", um divisor de águas para a sua carreira no Brasil, tornando-se um personagem forte nas Industrias da Música e do Entretenimento e do Mercado Audiovisual e Publicitário - apostando e investindo pesadamente na realização da linguagem em vídeos clipes, estratégia desprezada por muitos artistas; Anitta ascende a sua carreira para outro patamar, colhendo ótimos resultados nesse trabalho épico, conhecido pelos seus fans como "Era Bang". Desde então, a mídia especializada e a Industria da Música passa à olhar com outros olhos e aos poucos ela vai sendo aclamada pelo público como à "Rainha do Pop Brasil", hoje já sendo considerada e reconhecida como tal pelo Mercado Internacional e Brasileiro. Toda essa visibilidade a torna alvo de constantes polêmicas, hates e inveja e despeito por muitas cantoras e seus fandoms rivais que não suportam o seu sucesso e a proporção que a sua carreira internacional está conquistando, em pouco menos de 2 anos. Seu nome é sinônimo de poder e sucesso, um fenômeno popular. 

Nos dois últimos anos, ela lançou o Projeto Check Mate (2017) com 4 faixas musicais e o seu EP Solo com três (2018), ambos trilíngues, gerando impacto e bons resultados fora do país, dando de fato a impulsão da internacionalização da sua carreira como cantora, em diferentes mercados de maneira estratégica. Esses dois projetos serviram de base e de teste para essa nova e arrojada empreitada mundial, o tão aguardado lançamento do seu quarto álbum Kisses - Projeto Audiovisual trilíngue, composto por 10 músicas, 10 videoclipes e 10 personas de Anitta que dão sentido ao conceito desse álbum.                    

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."