segunda-feira, 15 de abril de 2019

Obrigado, Paulo Freire.




Quem fala mal e não reconhece o legado educacional e o trabalho sério e de inclusão socioeducativo do Mestre Paulo Freire é tão ignorante e sem credibilidade quanto à quem tem a ousadia e heresia de dizer que ele é inimigo da Educação Brasileira, né não Sr Presidente?!!! 

Os inimigos da Educação no Brasil são aqueles que defendem ideias fascistas e dogmaticamente defendem o atraso da educação brasileira através de uma ideologia tradicional, elitista e burguesa que tenta proibir a liberdade ao conhecimento e à expressão de ideias e ações. Educar e conhecer não podem ser à meias, sem ser de maneira tendenciosa e baseada em oportunismo partidário, seja apenas privilegiando ou dando exclusividade as teorias e princípios de direita (tradicionais e elitistas) ou de esquerda (transformadoras e populares). É preciso conhecer ambas as correntes de pensamento para se ter uma noção ideológica do todo.   

Paulo Freire é um exemplo de Educador e Agente de Transformação Social, preocupado em resgatar à qualidade do ensino público, limitado, sucateado e defasado à séculos, expandir os conhecimentos para todos, sem restrições, principalmente para aqueles que não tinham acesso, e libertar as nossas mentes para que tivéssemos senso crítico e liberdade de escolha, para que pudéssemos pensar por nossa própria conta e lutar contra à manipulação e a opressão de um sistema ditatorial e anti-democrático. Ele também propôs um modelo de Educação Inclusiva, de Acesso ao Conhecimento e Resgate da Cidadania para todos, pensando em diminuir as nossas contradições e contrastes políticos, econômicos e socioculturais. Se o Brasil não soube trabalhar os seus métodos educativos, a culpa não é dele, mas da incompetência da classe política e gestora desse país.

Por isso, não é tentando compreender a importância de Paulo Freire para a Educação no Brasil à partir de uma opinião ignorante e tendenciosa que nos fará compreendê-lo e, muito menos, a essência do seu trabalho de construção e liberdade de acesso do conhecimento. Até porquê, a opinião é bem diferente (gratidão, admiração e respeito) por quem teve à oportunidade de estudar à fundo suas teorias e métodos socioeducativos, democráticos e inclusivos dentro do Meio Teórico e Acadêmico. É natural quem defenda a Educação Tradicional e Elitista se sinta em risco e queria desprestigiar o seu nome e o seu trabalho, porque os interesses do povo se choca com os interesses dos ricos empresários, uma vez que à Educação Elitista e Tradicional nunca privilegiará o Povo - POIS DENTRO DESSA CONCEPÇÃO O NÃO TEM VOZ, TEM QUE SER APÁTICO, IGNORANTE E SUBMISSO PARA MAIS FACILMENTE SER MANIPULADO E MOLDADO DE ACORDO COM OS INTERESSES ELITISTAS VIGENTES. É um princípio essencialmente burguês - tolo é quem é do povo e é contra os seus próprios interesses.

Paulo Freire, muito obrigado pelos seus ensinamentos, libertando à Educação e os Conhecimentos à medida em que amplia os seus horizontes e dá protagonismo aos indivíduos como responsáveis pelo desenvolvimento da Educação, da Instituição Escolar, dos profissionais da educação (dirigentes e professores) e dos estudantes e, sobretudo, incentivando que eles sejam cidadãos conscientes, além da sua devoção educacional com à Educação Popular, buscando democratizar o ensino escolar e propor um sistema de ensino de qualidade.

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