sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A PAIXÃO



Longe Do Meu Lado

"Se a paixão fosse realmente um bálsamo
O mundo não pareceria tão equivocado
Te dou carinho, respeito e um afago
Mas entenda, eu não estou apaixonado

A paixão já passou em minha vida
Foi até bom mas ao final deu tudo errado
E agora carrego em mim
Uma dor triste, um coração cicatrizado

E olha que tentei o meu caminho
Mas tudo agora é coisa do passado
Quero respeito e sempre ter alguém
Que me entenda e sempre fique ao meu lado
Mas não, não quero estar apaixonado.

A paixão quer sangue e corações arruinados
E saudade é só mágoa por ter sido
Feito tanto estrago
E essa escravidão e essa dor
Não quero mais

Quando acreditei que tudo era um fato consumado
Veio a foice e jogou-te longe
Longe do meu lado

Não estou mais pronto para lágrimas
Podemos ficar juntos
E vivermos o futuro, não o passado
Veja o nosso mundo

Eu também sei que dizem
Que não existe amor errado
Mas entenda, não quero estar apaixonado".


(Renato Russo)





Por definição, segundo Wikipédia, quase que catastroficamente, a paixão é um sentimento de natureza patológica, onde o indivíduo apaixonado perde a sua individualidade em função do outro, como também, a sua identidade e o seu poder de raciocínio. A sua duração, pode durar até três anos, onde, com o passar do tempo, a carga de idealização que você atribuiu ao outro vai se desfazendo conforme a realidade do convívio, sendo um processo doloroso, triste e frustrante. Você pode acabar constatando que fez uma leitura equivocada do outro.

- "Ai que meda!!! Por mais que doentia seja essa definição, eu concordo plenamente."


Porém, para os adultos, "por ter maior conhecimento de mundo, por ter vivenciado maiores experiências, não estará tão sujeita a perder a razão e deixar-se dominar pelo peso do sentimento".

- "Ufa, eu pensei que não havia uma luz no fim do túnel. Ainda bem que não será necessário um tratamento crônico ou de choque, assim, nada que o bom senso não resolva. Se resolve eu não sei, mas, pelo menos, ameniza demais a situação." rs...


Fisiologicamente, a paixão está associada a ação de um neurotransmissor que atua no cérebro juntamente com as funções sexuais, chamado "FENILETILAMINA". Esse neurotransmissor pode ser ativo através de um simples olhar e/ou um aperto de mão, além de ser manifestado através de todos os sentidos. Quem se apaixona, se apaixona com todos os sentidos.

- "Ui, que perigo!!! Ainda mais para um rapaz tão carente como yo: Hei, chega tão perto não, senão eu me apaixono de vez!!!" rs...


Os seus principais efeitos são:


1. Partindo da dependência emocional em função do outro, como uma muleta afetiva, indo até a descaracterização do indivíduo apaixonado;

- "Opa, me descaracterizar jamais!!! Não faço isso por ninguém, já é um pacto que eu fiz comigo mesmo."



2. O apaixonado deseja e quer ter o seu objeto de desejo a todo custo, custe o que custar, sentindo a "necessidade de ver e tocar a pessoa ou objeto por qual se apaixonou, ou ate mesmo saber que aquela pessoa amada tambem gosta dele e esta pensando nele";

- "Ahhhhh gente, essa necessidade é universal, quem não quer ter os seus sentimentos correspondidos, né?!!! Igualmente, ipsi literis, tal e qual, impossível, pois cada um tem uma forma própria de gostar e demonstrar - Só se dá, aquilo que se tem para dar. Agora, o sentimento de posse, é algo muito perigoso e pode ultrapassar todos os limites, chegando nos eventos passionais como os crimes passionais. Eu sou passional sim, mas, no que se refere ser intenso, mas, não chegaria ao ponto de assassinar alguém por causa de uma rejeição. Muito pelo contrário, eu até respeito o direito do outro de não me querer, sempre foi assim e não mudará. Assim, espero. Só me interessa sentimentos sinceros e recíprocos."



"É inútil obter por piedade aquilo que desejamos por amor".

(Victor Hugo)





3. A paixão se torna um "vício", uma dependência, onde o apaixonado não consegue mais viver e/ou se sentir feliz sem a pessoa amada;

- "Eu sou tão centrado em mim mesmo, que até os meus vícios e compulsões estão voltados para mim mesmo. Mais narcisista impossível!!!" rs...



4. O apaixonado tem pensamentos obsessivos, não parando de pensar no outro, em nenhum momento, fantasiando e inventando situações que não existem;

- "Hummm, eu não posso negar: Quando eu estou apaixonado, eu penso na persona e fantasio coisas boas e agradáveis, tipo estar juntos, beijar, abraçar, ter uma torrida e sedutora noite de amor, mas, chegar ao ponto de fugir da realidade ainda não aconteceu comigo. Nesse ponto, eu sou bem pé no chão."



5. A paixão é um "sedativo", onde você pode ficar adormecido, entorpecido, sem perceber os defeitos do outro e a real situação do relacionamento;

- "Eu já sou diferente, eu gosto de detectar os defeitos primeiro, assim, eu vejo logo se existem afinidades e compatibilidades, caso não haja, nem dou continuidade. Mas, quando as qualidades são pontos fortes, saltando sob os nossos olhos, realmente, elas podem camuflar alguns defeitos. Mas, tanto as qualidades (Q) como os defeitos (D) só são detectados com o decorrer do tempo, com a convivência. Q e D todos nós temos!!!"



"Ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa".

(William Shakespeare)





Pelo visto, além do seu componente emocional e fisiológico, a paixão também mexe com a química do corpo, promovendo estágios de comportamento e/ou envolvimento:

Luxúria - Você sente um forte e ardente desejo sexual pelo outro;

Atração - Amor com estágios de euforia, envolvimento emocional e romance;

Ligação - Atração que com o passar do tempo vai se transformando numa relação calma, duradoura e segura.


- "Hum, interessante!!! Mas, eu não consigo me definir apenas num estágio." rs...


Entonces, quem estiver apaixonado levanta o dedo?!!!

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."