quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

#TBTCarnaval : Alguns fatos e curiosidades dos Meus Carnavais

 


Putz, o Carnaval chegou rápido demais, chegou num piscar de olhos. 

Quando eu me lembro dos outros carnavais da minha vida, logo me vem em mente como os carnavais da minha infância foram felizes, seja na casa dos meus pais e dos meus avós na Praia de Iracema ou nos Bailes Infantis do Clube Líbano - Ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas, entre purpurinas, confetes e serpentinas, as  máscaras coloridas, misteriosas e enigmáticas e fantasias divertidas e criativas não podiam faltar.

Ainda na infância, embora eu ainda fosse muito pequeno, me recordo de assistir o animado desfile do lendário bloco "O Periquito da Madame", indo pela Av. Beira Mar com destino à Praia de Iracema. O fervo era garantido!!! E a noite, o tradicional "Carnaval da Saudade" do Clube Náutico era o ponto de encontro dos jovens e das famílias mais tradicionais de Fortal City. Além do disputadíssimo Baile do Hawaii, no Iati Clube, onde as minhas irmãs se "emperiquitavam" (arrumavam) todas para esse grande evento.

Jamais crescidinho, viajávamos para diferentes praias do Litoral Cearense (Paracuru, Porto das Dunas, Icaraí, Cumbuco, Morro Branco, Flexeiras, Aracati, Canoa Quebrada... ) para cairmos na gandaia nos "carnavais de praia", onde os palcos eram montados nos meios das principais praças das cidades, patrocinados por suas respectivas Prefeituras, para que as bandas de forró, de axé e Djs pudessem garantir à festa e alegria dos foliões, após o dia de praia e o tradicional "mela-mela" com talco e maisena.


Fatos & Curiosidades de Carnaval

Curiosidade 1: Houve um Carnaval (1986), acho que foi o de Paracuru, que eu estava com catapora e não sabia. Eu passei o dia inteiro na praia, debaixo de sol e água salgada, nem preciso dizer quais foram as consequências, né?!!! Febre altíssima, corpo todo pintado igual um dalmata, e carnaval interrompido. Affew, foi triste. 

Curiosidade 2: Também teve outro carnaval (1989) que eu peguei conjuntivite. Só me restou ficar em casa, sob os cuidados da minha mãe, entediado e assistindo os Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Esse eu me lembro com certeza, porquê foi o ano do icônico e inesquecível enredo da Beija-Flor: "Ratos & Urubus, Não rasguem a minha Fantasia"

Curiosidade 3: Desde 1984, quando os desfiles das Escolas de Samba cariocas começaram a ser transmitidas via TV (extinta TV Manchete e Rede Globo), que o meu coração e a minha torcida é para a Beija-Flor: Beija-Flor, Meu Amor!!! Quando não viajo no Carnaval, é onde eu me encontro, em casa, admirando e prestigiando os desfiles das Escolas de Samba.


Dando um salto no tempo, desde a revitalização da Praia de Iracema, eu e meus amigos nos jogamos na folia de rua, indo atrás do animado "Bloco das Cachorras" e do inusitado, quase uma lenda urbana, "Concentra mais não sai". Para depois, à noitinha, irmos dar um "close", ver & ser visto no Carnaval da Praça do Ferreira, e um "giro no planeta" no bar mais controverso da cidade, o "Bar da Mocinha" e o seu tradicional "Pagode da Mocinha". É muito fervo e a putaria é garantida. Então, queima Raparigal!!! 


Curiosidade 4: Em um dos meus carnavais de Praia, eu estava em Morro Branco (2004), curtindo a folia e os shows das bandas locais na Praça da Matriz, quando eu fui surpreendido com uma mordida no meu braço, dado por um folião mais animado e "pra lá de Marrakesh". Embora tenha sido uma mordida indolor e inocente, SIM, eu fui mordido, antes mesmo que o canibalismo estivesse em moda outra, sendo tendência entre os maníacos e alucinados. 

Curiosidade 5: Também houveram Carnavais que eu não brinquei por questão de responsabilidade, seja porquê eu precisa estudar para à Semana de Avaliações no Colégio e na Universidade ou tenha optado em ficar em casa mesmo, integrando à Agremiação e Bloco Carnavalesco Familiar "Unidos do Lençol".     


Enfim, entre tantos carnavais, essa foi uma pequena amostra "comportada" do meu #TBTCarnaval , pelo menos, aqueles contos & causos que podem ser compartilhados. Porquê os meus carnavais "proibidões", sim, eles também existiram, eu também dei as minhas "fugas" e "escapadinhas" carnavalescas, eu deixarei essa faceta em Off, sem revelações bombásticas e sem exposed

Agora, bora cair na gandaia, minha gente!!! Se joguem na Folia!!!

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."