segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Cuide-se das "aparências", elas enganam

 


As aparências enganam e suas narrativas também. Logo, partindo desse princípio, fazer deduções e tomar conclusões precipitadas é, no mínimo, leviano e irresponsável. Muita calma nessa hora, não prejulgue ninguém baseado apenas em achismos e meras suposições. Um erro clássico e usual entre nós, infelizmente. 

Seja quando um comerciante faz uma "propaganda enganosa" para vender o seu produto, mesmo isso sendo um crime, ou quando o "crush" ou "paquera" faz uma propaganda errada de si mesmo, presumindo alguém que não é, a fim de chamar à sua atenção e quiçá roubar o seu coração, mesmo isso sendo uma canalhada e ausência de caráter e responsabilidade afetiva por parte dele.

Até os mais sabidinhos, que presumem à sua expertise em detectar farsas e farsantes, em algum momento, eles também tenham caído no conto do vigário, pois ninguém é infalível de cometer esse tipo de erro. Mais cedo ou mais tarde, a farsa vem à flote, à tona. 

Por inexperiência ou inocência ou cegueira, não importa o motivo, mas, às vezes, você não consegue enxergar à verdade quando ela está bem diante dos seus olhos, ofuscando-os. Agora, se você percebeu e mesmo assim fechou os seus olhos, porquê ao fazer isso era mais conveniente aos seus interesses, colocando-se estrategicamente em situação de "vítima", isso é uma fraqueza sua, além de outras debilidades.  

Se você NÃO percebeu, não se sinta culpado pelos outros traírem a sua confiança e, se SIM, vocês são farinha do mesmo saco e nem venha se sentir defraudado, porquê você é cúmplice desse engano. Saibam disso.

Às vezes, quando você é crédulo e ingênuo, acreditando demais nas pessoas, e uma pessoa de boa índole e com um grande coração, enxergando os outros através dos "olhos" do coração, a tendência é você dar crédito até para quem não deve, tornando-se um alvo em potencial para enganos e até fazer julgamentos precipitados. 

Porquê eu faço esse aviso?!!! Porquê nunca é demais agir com cautela e manter-se distante e observando os fatos, os contextos, as pessoas e as suas intenções. Não se deixe ofuscar por um "falso brilhante", pois, "nem tudo o que reluz é ouro", e nem se deixe influenciar e agir em efeito manada, agindo como um idiota, lembre-se que "a unanimidade é burra".

Portanto, mantenha a sua parabólica ligada e os seus sensores em alerta, primeiro, por não permitir que os outros ajam de má fé com você e o enganem e, segundo, para não se equivocar em suas conclusões na hora de você dar sua opinião e o seu veredito final.

É preciso aprender à lidar com quem é expert na arte do engano, então, para isso, é preciso aprender à se defender com perspicácia e sabedoria e não ser massa de manobra. É sobre isso.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."