sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

O Primeiro Mês de Gestão Presidencial



Então, o Governo "Nova Era" chegou ao seu primeiro mês de gestão. Buscando ser imparcial nas minhas análises & reflexões, eu assumi o compromisso aqui no Blog de retratar os feitos do atual governo quando, se somente se, houvesse motivos e fatos concretos para tal. Oops, SQN. Ainda não será dessa vez. Porém, embora o governo no geral tenha começado essa gestão com o pé esquerdo, deixando exposto a falta de bom senso e senso crítico, o despreparo e o amadorismo dessa equipe gestora, em muitos e diferentes aspectos, eu acho sensato da minha parte dar um certo desconto por ser um período de adaptação dessa equipe aos seus novos cargos e funções e ainda não contar com um intervalo de tempo hábil e suficiente para estarem atuando neles e apresentar resultados concretos e positivos frutos de um bom trabalho de execução. 

O que para alguns a queda do valor do dólar (U$) e o aumento dos valores das ações das empresas e instituições e dos rendimentos das aplicações financeiras no mercado monetário brasileiro devem ser festejados e contabilizado como mérito do novo governo, vale ressaltar que essa euforia inicial é reflexo da mudança de governo, onde o fato da direita estar no poder e na direção do Brasil, é interessante para a capitalização dos empresários e investidores nacionais e estrangeiros. Seria apenas um voto de confiança que poderia mudar de uma hora para outra, não sendo suficiente para enfrentar as crises econômicas internacionais como também não é para conter à especulação financeira e atrair novos investidores. O mercado financeiro é traiçoeiro, pois, no primeiro sinal de de perda/queda de valores, o investidor se retrai e as empresas entram em modus operandis conservador e passam a ficar vulneráveis aos prejuízos e com a desvalorização dos seus bens e capitais. 

Particularmente, eu não sei se o mercado brasileiro e internacional está tão eufórico e confiante assim após a participação pífia e apática do nosso Sr Presidente em Davos. Será que ele conseguiu manter antigas parcerias e contratos e atrair os interesses de novos investidores internacionais para o Brasil?!!! Segundo as reações de especialistas e órgãos financeiros internacionais e da imprensa especializada à performance do nosso presidente, não foram das mais otimistas e nem das melhores críticas. Isso somado a repercussão negativa das suas falas estão soando fora do Brasil; Veremos o que o tempo tem destinado e os efeitos dessa primeira aparição internacional no mercado financeiro.  

Em se tratando das polêmicas que estão na berlinda, o Ministro Sérgio Moro fica oscilando, ora silencioso, ora em cima do muro, demonstrando um comportamento omisso e reticente por atentar contra os interesses e a credibilidade do governo em qual ele é integrante, sobretudo quando se refere à: O uso do foro privilegiado do Senador Flávio Bolsonaro, entorpecendo às investigações fiscais e financeiras no caso Queiroz e a relação entre eles, com rumores de lavagem de dinheiro e Caixa 2; a ausência de conclusões sobre a morte de Marielle Franco e Anderson Gomes; o envolvimento do Clã Bolsonaro e as milicias cariocas; o crime ambiental de Brumadinho sob à responsabilidade da Mineradora Vale do Rio Doce; a investigação às ameaças de morte ao Deputado Federal Jean Wyllys e a incapacidade do Estado Brasileiro tem para oferecer proteção aos seus parlamentares.       

Porém, nem tudo é apenas espinhos. No meu ponto de vista considero ainda poucos, mas três acertos importantes desse governo: 

I) A postura do Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, ao ser enfático e combater à interferência religiosa em ciaras que não lhe dizem respeito, principalmente quando se trata do campo da Ciência e na produção do conhecimento empírico e científico;

II) A demonstração do interesse do Ministro da Economia, Paulo Guedes, em defender e propor a necessidade para se fazer a Reforma da Presidência, mesmo sabendo que o Congresso Nacional precisa estar empenhado para que isso aconteça, votando em prol do país e do seu povo, sem oportunismo político e partidário;

III) O apoio que o Governo Federal deu ao Ceará e continua dando, enviando a Força Nacional até aqui para combater os atentados e arruaças que o crime organizado e os aproveitadores vem praticando em todo o Estado. Em nome do meu Ceará, muito obrigado!!!


Além disso, eu não sou capaz de entrar no mood de confiança e de otimismo dos Bolsominions e nem tão pouco irei passar o pano diante do amadorismo, das chacotas e das "cortinas de fumaças" (feitas para desviar a nossa atenção aos assuntos essenciais que estão na pauta do dia) promovidas por alguns ministros dessa nova gestão, comprometendo a credibilidade do Governo e dos Ministérios que eles representam: Educação, Agricultura e Meio Ambiente e Mulher, Família e Direitos Humanos.

Vejamos o que ainda virá por aí.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pelo visto você não faz parte dos 30% de homossexuais que votaram nele, tampouco da maioria dos negros que nele votaram... A única forma de ser imparcial é deixando os seus interesses próprios de lado para enfim poder analisar criticamente tudo o que ele já tem feito

Dan... disse...


Tudo o que está sendo feito?!!! TUDO?!!! Bondade sua. Mas, não se preocupe, não... eu estou tentando enxergar e perceber o lado positivo dessa "Nova Era" e inclusive tentando destacar dentro do possível. Mas, por hora, é o que eu consigo perceber e acredito que merece um destaque, seja criticando ou não. Passar pano, jamais!!!

Realmente, não voltei nele, mas, como eu estou nesse barco, é nele que eu vou, cumprindo todos os meus deveres cívicos e tributários, mas, SEM SE ESQUECER DOS MEUS DIREITOS COMO CIDADÃO BRASILEIRO.

Mas, vamos que vamos, vai que durante esse árduo processo, eu consiga me surpreender e ser um defensor apaixonado pelo novo governo. Quem sabe...


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."