quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

A tal carta polêmica do MEC






(...) Ô, abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Brasil!!! Brasil!!!

(Aquarela do Brasil by Ary Barroso)






Até quando as cortinas permanecerão fechadas ocultando a realidade dos fatos e das intenções das "novas" diretrizes educacionais que o Governo "Nova Era" pretende implantar em nossas escolas públicas?!!! Até quando o véu da desinformação e da ignorância continuará limitando o olhar daqueles que não conseguem enxergar um palmo diante do nariz?!!! Aqueles que percebem e compactuam com o modelo educacional conservador tradicional e o retrocesso do conhecimento dentro das escolas são farinha do mesmo saco. 

Tentar minimizar mais essa polêmica protagonizada pelo Sr Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, e também preocupante no que concerne estimular a gravação da rotina dos alunos dentro das escolas públicas e adotar o "slogan eleitoral" do Presidente Jair Bolsonaro como princípio de doutrinação ideológica e partidária junto à comunidade escolar (alunos, professores, profissionais da Escola e Diretoria), demonstra a incapacidade dos apoiadores do governo de perceber o óbvio e o quão o senso crítico deles são básicos e elementares. 

Na verdade, ninguém em sã consciência e o mínimo de bom senso, independente da ideologia partidária que abrace e defenda com unhas e dentes, é contra resgatar os símbolos patrióticos, como cantar o nosso maravilhoso Hino Nacional ou contemplar e jurar diante à Bandeira Nacional hasteada no pavilhão das escolas públicas e particulares, mas, o que é questionado são as intenções da doutrina militar e conservadora dentro das escolas e como isso podem impactar negativamente as futuras gerações. 

Sem mais delongas e brevemente, apenas compreendam qual é o verdadeiro intuito da Educação Conservadora Tradicional: Doutrinar e manipular as mentes e as ações de acordo com os interesses da elite dominante, tornando cidadãos obedientes e submissos para não questionarem ou voltarem-se contra o governo vigente. Um prato cheio para qualquer governo liberado por militares sonha, principalmente, se escusamente, pretende instaurar um Regime Tirano e Ditatorial no futuro. Eu não estou afirmando que esse seja o caso, mas, como já passamos por essa experiencia com os Golpes Militares na Década de 60 e 70, não podemos deixar de considerar essa possibilidade. Ser sábios e precavidos faz a diferença e em tempos obscuros é essencial.

O que será do povo brasileiro regido cegamente por um governo dogmático e alienante e que nos tira à liberdade e a capacidade de refletir democrática e criticamente no espaço escolar?!!! Quando iremos deixar de ser um povo ignorante e à margem dos nossos direitos?!!! Então, Vamos

  • Cantar o Hino Nacional?!!! Vamos. Está tudo okay e não tem nenhum mal nisso.
  • Hastear à Bandeira Nacional e jurá-la?!!! Vamos. Também não há nenhum mal nisso.
  • Disciplinar o ambiente escolar e o comportamento dos nossos alunos?!!! Vamos. Combater a evasão escolar, a violência dentro das escolas e o desrespeito ao professor dentro das escolas públicas são desafios primordiais.
  • Estudar novamente Moral e Cívica e OSPB dentro das salas de aula?!!! Vamos. Mas, sem desprestigiar e satanizar fontes de conhecimento fundamentais como a História, a Filosofia e a Sociologia. Vamos ter uma ampla visão de conhecimento e não segmentada apenas com o intuito de favorecer a visão defendida do governo vigente em detrimento de oferecermos uma educação ampla e de qualidade aos nossos alunos.    
  • Ser patriotas?!!! Vamos, com certeza. Porém, ser patriota vai além de exaltar os nossos símbolos, mas valorizar o que é nosso: Nossa história, nossa cultura e arte, nossa gente.  


Por detrás dessa polêmica também existe uma contradição. Como é que eu defendo uma "Escola Sem Partido", sem doutrinação ideológica e partidária, se o próprio governo quer implantar a sua própria ideologia-partidária conservadora e de extrema direita?!!! Hipocrisia que chama?!!! Trata-se apenas substituir uma ideologia (esquerda) por outra (direita) e que se danem o povo e a parcialidade governista.

Também nessa polêmica de carta do MEC direcionada às Secretarias de Educação e Escolas de todo o país, existem graves irregularidades constitucionais ferindo o Estatuto da Criança e do Adolescente, presente na Constituição Brasileira. Primeiro, o MEC não tem autonomia para fazer exigências e ingerências às Secretarias de Educação - Isso não compete à ela. Segundo, filmar a intimidade e as vivências dos alunos no interior das escolas públicas, sem a autorização e o consentimentos dos pais e responsáveis, fere o Princípio da Impessoalidade, baseado no direito à privacidade e anonimato, invadindo a privacidade e expondo à imagem das crianças e dos adolescentes como também dos professores, profissionais e gestores da Escola Pública. 

Papo Reto: Qual seria o objetivo do MEC e do Ministério da Educação ter em mãos à posse dessas imagens?!!! O que seria feito desse conteúdo escolar?!!! Seria usado em benefício próprio do governo a fim de doutrinar à comunidade escolar e conteúdo de campanhas futuras como reeleição?!!! Enfim, existe um viés doutrinário atrás disso tudo, não sejamos ingênuos e nem tão pouco burros.       

Não é desvirtuando ou simplificando à discussão que nós iremos camuflar as intenções doutrinárias e manipuladoras do novo governo. Mais cedo ou mais tarde, a verdade virá à tona e não dará para ocultar e negar o retrocesso político e sócio-educativo que eles querem no impor. Tomara que, quando as consciências que batem palmas e apoiem isso se derem conta disso, não seja tarde demais e não tenhamos que lamentar por ter perdido muito tempo retrocedendo no tempo e ficando atrás da dinâmica do mundo atual. Nem ao menos vai valer o aviso de advertência: "Eu te avisei".       
           

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."