sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Para QUEM interessa o Desmatamento da Amazônia?!!!



(Fonte: Portal R7)


Não precisa ser nenhum super dotado, intelectualmente falando e dono de um QI altíssimo, okay mediano com uma pitada de bom senso e sem ser cego e escravo de nenhum extremismo ideológico e partidário (Será que é o suficiente?!!!), ou um expert em Direito Ambiental ou ser um ativista ambiental para saber que existe uma rede de interesses formados por grupos econômicos, ilegais e clandestinos que não apenas são a favor do desmatamento da Amazônia e da sua não-preservação, como também atuam diretamente envolvidos com esse crime ecológico e ambiental, porquê é através do desmatamento da Floresta Amazônica que eles obtém os seus fins e recursos econômicos e da invasão das terras amazônicas e das reservas indígenas que eles colocam em prática as suas atividades de agropecuária, de extração irregular, desordenada e anti-ecológica de matéria-prima oriunda da floresta, como o tronco das árvores, outros elementos naturais e extrativistas como a borracha extraída das seringueiras, sementes, folhas e ervas medicinais para a pesquisa farmacêutica e uso popular,  de mineração e de abertura de rotas alternativas de tráfico de drogas e de biodiversidade (espécies raras de animais e vegetais) por traficantes via estradas e aeroportos/áreas de pouso clandestinas.

Logo, como o Sr Presidente não pode negar e nem ocultar o aumento das queimadas na Amazônia desde que assumiu o seu Governo - Comparado com os índices do ano passado (2018) com os de janeiro/2019 até aqui 23/08/2019, houve um aumento de 84% dos focos de queimadas, contando hoje aproximadamente com 39.033 focos de queimadas (Dados veiculados hoje, no Bom Dia, Brasil), como também não tem como esconder o fato de que a Floresta Amazônia Legal está há quase 18 dias ardendo em chamas, sem controle e desgovernada, ele precisa encontrar um culpado para esse crime ambiental. Antes, a causa era de cunho ambiental, motivado pelas secas na região (mas, a Região Amazônica não é conhecida por se tratar de uma região com bastante umidade?!!!), hoje, pelo aumento anormal dos focos de queimadas, ele já considera a possibilidade real de ser um ato criminoso. 




(Fonte: Site Uol)



Para isentar o Agronegócio dessa responsabilidade, por ser um um dos pilares fundamentais da sua plataforma de governo, o Sr Presidente parte da ideia estaparfúdia e sem provas físicas de que os culpados e responsáveis pelo desmatamento são as ONGS Ambientalistas (onde elas desenvolvem projetos socioeducativos na Amazônia, juntos às comunidades ribeirinhas e indígenas e recrutando voluntários para trabalharem em prol da conscientização sobre a importância da preservação da Amazônia, do desenvolvimento sustentável e da redução dos impactos ambientais a partir da ação degradante e predatória do homem) por causa do corte das verbas implantadas nos projetos ecológicos e ambientais. Absurdo, né?!!! Quem sempre cuidou e lutou para manter a Floresta em pé, hoje, na visão da extrema direita, são os vilões - E se forem, merecem ser punidos também. 

E cadê a responsabilidade dos fazendeiros ligados a Agricultura e a Pecuária que precisam aumentar as suas terras (muitas vezes de forma ilegal, invadindo as terras e reservas indígenas ou através da grilagem ou do desmatando) e investir em suas áreas produtivas para produzir mais plantios e rebanhos?!!!   

E cadê a responsabilidade das madeireiras clandestinas que precisam derrubar áreas e mais áreas de florestas para continuar alimentando o seu comércio predatório e anti-ecológico?!!!

E cadê a responsabilidade dos mineradores que invadem as terras e reservas indígenas para fazer garimpo clandestino?!!!    

Enfim, trata-se de uma rede de responsáveis pelo caos amazônico. A punição tem que ser para todos os responsáveis ou criminosos ou eu estou errado?!!! 

Realmente, o que fica evidente mesmo é a incapacidade do Governo Nova Era analisar crítica e racionalmente a questão, indo além da sua limitação intelectual, gestora e ideológica. É evidente a falta de competência para atuar em prol da Amazônia e da sustentabilidade, porquê essa questão não se resume apenas a apagar os focos de queimadas. A Amazônia continuará sendo devastada debaixo dos olhos de todos e do consentimento e apoio de alguns (aqueles que apoiam o governo), porquê não há uma política de fiscalização eficiente e contingente de profissionais capacitados para dar conta disso e impedir os atos criminosos ambientais, além do uso da justificativa econômica de que é preciso investir no Agronegócio e consequentemente na geração de mais empregos, renda e consumo. Para a roda da economia brasileira girar, por questão política, ideológica e partidária vamos acabar de vez com a Amazônia e a sua biodiversidade?!!!

Como dialogar e compreender a complexidade da importância da Amazônia, não apenas para a economia sustentável brasileira, mas também, para a sua importância para compor a engrenagem para conter e reduzir os impactos ambientais, se quem nos dirige não entende sobre o assunto e resume a questão como uma mera pauta de esquerda?!!! Assim fica muito difícil, extremamente difícil.     






Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."