sábado, 17 de agosto de 2019

Desculpa, meu amor, em nome do amor...





Considerando que a perfeição é uma ilusão e todos nós somos humanos e meros mortais passíveis de erros, onde nem todos são corrigíveis e superáveis, vale à pena salientar que nem todas as falhas e canalhadas cometidas com os outros podem ser justificadas, embora há quem tente fazê-las, apelando para o bom e velho clichê do sentimentalismo barato e/ou tentando manipulá-los (suas vítimas) através da chantagem emocional. Mas, alto lá,  o amor não justifica tudo, apesar de ser uma desculpa muito usada. 

Todavia, quando você usa o amor como justificativa, a lógica de percepção e contra-argumentação pode ser outra: Se você comete atrocidades contra mim, supostamente me amando, como se ao destacar isso fosse um atenuante e um salvo-conduto de perdão, imagine o que você seria capaz de fazer comigo caso não me amasse?!!! Estranho, né?!!! Uma justificativa extremamente frágil, quiçá um tiro no próprio pé. Como eu perdi a minha ingenuidade há décadas atrás e eu não sou nenhum pouco torpe, tentando me convencer com uma lorota dessa não iria me abrandar e nem um pouco me convencer, porquê você não tenta ir direto ao ponto e usar da honestidade ao seu favor?!!! Muito mais digno, não?!!!

Se você falhou comigo, me enganou, traiu a minha confiança, ou de quem quer que seja, porquê você não admite que o seu egoísmo ou a sua imaturidade ou a sua ganância ou o seu desejo ou o seu desinteresse foi/foram maiores e mais fortes do que sentimento que você sentia por mim?!!! Contextualizando a situação é uma tentativa de justificativa louvável, até aceitável. Sem dúvida nenhuma, é melhor você agir baseado na verdade e na sinceridade, demonstrando assim que houve uma evolução da sua parte, do que subestimar a inteligência alheia, inclusive a minha, e contar qualquer desculpa esfarrapada para amenizar a sua culpa ou investir num novo engano. 

Mas, se o objetivo era não enganar outra vez, como assim, você já começa a sua defesa e a tentativa de reaproximação a partir de um novo engano?!!! É no mínimo contraditório. Se você não tem nada a perder, porquê abrir mão da única verdade que ainda lhe resta e pode fazer você se redimir das coisas erradas feitas?!!! Embora, não haja garantias de que ao falar a verdade o perdão cairá no seu colo, rápido e facilmente, mas demonstra que você evoluiu ou, pelo menos, há uma esperança de arrependimento vindo da sua parte e está tentando fazer diferente. Na minha opinião, já seria um atenuante considerável em seu favor. 

Agora, é bom deixar claro aos desavisados, distraídos e caras-de-pau/embusteiros que gostam de usar o amor como justificativa para tudo e se esconder atrás disso que, nem todo mundo é tonto o suficiente para cair nessa balela, apesar de ainda existir quem caia - para a infelicidade e a cegueira dela. Mas, mesmo assim, se você ainda recorre à essa estratégia, é porquê realmente você não mudou, nem se arrependeu e ainda continua sendo a mesma falácia que você sempre foi. 

Geralmente, o medo e a covardia falam muito mais alto do que a coragem de ser autentico e superar o ciclo vicioso da mentira e da dissimulação. Além da soberba em subestimar a inteligência alheia. Logo, 

- Hei, coelho, cuidado?!!! Você já se esqueceu do que aconteceu naquela corrida que você disputou contra a tartaruga?!!!

- Hei, sapão, cuidado?!!! Não se esqueça qual é a verdadeira natureza do escorpião.       


Afinal é uma desculpa (de fato) ou uma desculpa (esfarrapada e qualquer)?!!!    

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."