quinta-feira, 1 de agosto de 2019

O que esperar de relação BolsoTrump?!!!







Sem dúvida nenhuma, ter os USA como aliado político e parceiro comercial é uma estratégia político-econômica essencial para qualquer país que tem pretensões desenvolvimentistas, porém tem um alto preço a ser pago. Como é público e notório, a maior potência econômica do mundo não faz absolutamente nada de graça, se não estiver muito bem resguardado em seus próprios interesses. Países como o Brasil são presas fáceis para os seus interesses imperialistas.

Infelizmente, graças ao despreparo e a ineficiência política da nova gestão demonstrada até aqui, nem precisou de muito tempo de governo para ilustrar muito bem o erro cometido nas urnas (um governo não se faz apenas à base de promessas eleitoreiras e de boas intenções, de "boas intenções" o Inferno está cheio), e o deslumbramento do Sr Presidente pelos USA e a figura do Donald Trump, atual presidente ianque, qual tipo de relação dar-se-à entre Brasil e Usa?!!! Nesse contexto, será que o Brasil terá a personalidade necessária e autonomia para defender os nossos interesses nessa relação supostamente bi-lateral ou seremos meros capachos, marionetes e aliados "úteis" para os USA?!!! 

Em quais termos essas negociações e parcerias estão sendo fundamentadas?!!! O que teremos que dar em troca para ser Welcome to The Club?!!!! Porquê, ideologicamente, o Governo Nova Era é basicamente a versão tupiniquim dos USA e Sr Presidente é "Trumper" (fanático por ele). Tudo indica ou pelo menos o meu maior temor é que o Sr Presidente se abaixe tanto para o Trump que acabe mostrando os fundos da calça, metaforicamente falando, que diga "amém" à tudo que seja proposto apenas atenda aos interesses dos USA e também não tenha força, autonomia e entendimento para ser firme na negativa quando as propostas não forem em prol dos interesses brasileiros. 

Mas, numa relação baseada numa ideologia de extrema direita, entre dois países com realidades completamente opostas e distintas, haverá maiores conflitos?!!! Creio que não. Agora, será que o Sr Presidente terá discernimento para perceber que nem tudo o que é adequado para o modelo americano será adequado para o nosso contexto. Será que cabe exclusividade comercial entre Brasil-USA e a interferência deles com relação às nossas escolhas e autonomia como país?!!!    

Quando a gente não confia em quem é o nosso dirigente é, no mínimo, desconfortável, porém, não é perseguição, é dúvida e os dois pés atrás. O que nós podemos esperar dessa relação "BolsoTrump"?!!! É uma parceria imprevisível, seja para o progresso ou para a subserviência do Brasil. Prudência e caldo de galinha nunca é demais.  

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."