No Brasil, nunca foi tão essencial para a nossa sociedade exercitar à autocrítica para que cada um de nós possa olhar para o próprio umbigo e repensar se nós temos propriedade moral para apontar o dedo e/ou jogar pedra no telhado alheio. Ter essa disponibilidade, além de ser oportuna e até louvável, é uma maneira humilde para não deixarmos de exercitar o pouco olhar crítico e empático que ainda nos resta, se é que ainda nos resta algum, a partir de uma conjuntura coletiva para não nos tornamos uma sociedade intransigente e em pleno estágio de guerra e de conflitos, sem saber lidar com quem ou grupos que pensam diferente de nós. O brasileiro está se tornando cada vez mais hostil e ignorante quando se trata de aprender a lidar com as diferenças, sejam elas quais forem. Já que nem há diálogo, o entendimento está atrofiando.
O Brasil está ficando doente. Além de tentar justificar o injustificável (intolerância, preconceito, narrativa de ódio, crimes e atentados históricos contra a humanidade,...) ainda existem um grupo dominante e no poder pertencente à extrema direita fascista e reacionária que concorda com a Ditadura e a Tortura e sob a sua influência ideológica vai conquistando mais adeptos. Sinceramente, eu não sei se essa ignorância política e de visão humana e histórica estava adormecida e/ou sempre esteve presente, mas de forma velada. Se eu te vi, não me lembro ou ignorei por acreditar que apenas uma minoria acreditasse nesses absurdos, mas, para o meu espanto, SQN.
Mas, como alguém que foi brutalmente TORTURADO pode em sã consciência admitir que mereceu ser torturado?!!! É muita ignorância & contradição, meu pai!!!
Quando se é um artista e um formador de opinião, é preciso ter um cuidado redobrado em expor o seu ponto de vista, pois não pode ser embasado num achismo qualquer ou um juízo de valor feito e jogado ao vento de maneira aleatória, irresponsável e sem fundamento. Quem tem esse tipo de conduta e apoia um ato abominável quanto a tortura na Ditadura Militar, dentre outros absurdos que estão se tornando comuns serem defendidos ultimamente por aqui, sendo artista ou não, você precisa ter consciência e bom senso em saber que está prestando um desserviço à todas as famílias que ainda hoje choram por seus entes torturados, sem saber o que de fato aconteceu com eles, sejam eles oficialmente dado como mortos (já sepultados) ou ainda desaparecidos.
Um pouco de sensibilidade não faz mal a ninguém e educação muito menos. Porém, se você não consegue se colocar no lugar do outro e respeitá-lo, por sua limitação e má índole, e se você não tem algo relevante a dizer é melhor ficar calado para não falar bobagem!!!
Isso é o que dá fazer escolhas equivocadas nas urnas, decidindo o nosso futuro de qualquer jeito e nos deixando à mercê e vulneráveis aos mandos e desmandos de políticos despreparados e corruptos!!! E com essa névoa de ignorância que está se tornando cada mais densa, a cultura, a educação e nossa civilidade está escorrendo pelo ralo. E não se enganem, a tendência é piorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário