terça-feira, 23 de julho de 2019

Dar Suporte & Suportar, ou não




Okay, Okay. Eu admito que eu não sou a pessoa mais paciente do mundo e, para completar o combo, e eu sou a personificação da ansiedade, mas... o tempo está conseguindo me deixar mais calmo, sereno e tolerante - Claro, que tem me posto à prova muitas vezes, principalmente nas redes sociais, mas, às vezes, em momentos críticos, não tem como ficar inerte e indiferente às injustiças e a radiações cometidas por aí. Eu ainda não sou um Dalai Lama tibetano e nem pretendo sê-lo. É muito sangue latino envolvido.

Ainda mais nesse delicado momento em que o Brasil se encontra, bipartido politicamente e em guerra ideológica, onde as relações entre nós brasileiros (porém, não é apenas um infortúnio exclusivo nosso, mas global) está cada vez mais complicada em ser construída à partir do respeito, da solidariedade, da empatia e da tolerância. São tantos contrastes e conflitos que a união do povo brasileiro está escoando pelo ralo... 



Estamos em crise!!!  



Mesmo assim, diante dessa crise política, ideológica, ética e moral, quando se trata de atuar nas minhas relações pessoais, eu busco alimentar em mim a iniciativa de dar suporte à quem necessita de um apoio moral, uma palavra de apoio e incentivo ou simplesmente apenas ser ouvinte, tentar ajudar dentro das minhas possibilidades. Até mais do que me colocar na situação de combate entre ter que suportar alguém ou ser suportado, no sentido de aguentar.  Às vezes, fica até impossível ignorar ou ficar calado diante de tantos absurdos noticiados e compartilhados nas redes sociais e de injustiças sociais cometidas diariamente. 

Por mais difícil que seja, você ainda pode se posicionar e defender os seus pontos de vistas e convicções sem perder a razão e a sua inteligência emocional, não se tornando um ser desprezível e abjeto  demasiadamente grosseiro, desnecessário, inapropriado, inconveniente, aleatório, estúpido, ignorante e a personificação do lixo tóxico e radioativo. Em tempos obscuros, não tem como não perder o controle e a educação diante de exemplos de ignorância e desinformação, intolerância e preconceito. 

Todavia, é preciso fazer o exercício diário para ser alguém alguém melhor para fazer a diferença no mundo e ao seu redor, ser mais sensato, razoável e civilizado para não se tornar igual ao modelo de comportamento que você tanto critica, desprestigia e condena. Existem momentos em que me dá até preguiça jogar palavras ao vento para ouvidos surdos e olhos cegos, aí, o melhor a ser feito é calar-se, pelo menos assim, não desperdiço o meu precioso tempo e energia e nem tomo a minha dose de radiação diária. Eu não sou obrigado à socializar com quem não está disposto à dialogar civilizadamente e nem inteligência emocional e muito menos habilidade para construir uma relação amistosa e saudável com quem quer que seja - se você pensar diferente e discordar, automaticamente você já é tratado como inimigo. É muito extremismo, Brasil. 

Infelizmente, está se tornando cada vez mais lidar com o brasileiro, tanto para dá-lo um suporte como também para suportá-lo.  Conviver com ele não está fácil, não!!! Mas, a gente vai tentando, porquê, enfim, não dá para escapar disso, a não ser que você abandone o seu lugar e a sua gente, indo morar em outro país mais civilizado, ou você vá se refugiar numa ilha deserta ou se tornar um eremita, vivendo isolado numa caverna ou no meio do mato. Para mim é algo fora de cogitação e da minha realidade financeira também. Apenas me resta me amparar num clichêzão nacional: Sou brasileiro e não desisto nunca!!! 

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."