terça-feira, 16 de julho de 2019

Idolatria, Uma mera ilusão.





A idolatria é um perigo, porquê além de alienar a percepção e o entendimento de quem "objetifica" o outro, endeusando ou colocando-o num pedestal inatingível e inalcançável, também perde o senso crítico e o bom senso para avaliar as ações dos seus ídolos e a capacidade de perceber qual é a relevância artística e social-cultural deles para o mundo e o espaço que eles ocupam em sua vida. Diante dos seus olhares apaixonados como fãs, fanáticos, muitas vezes, eles não estão preparados para lidar com a realidade que eles desconhecem ou tentam negar dos seus ídolos, estando completamente vulneráveis as suas oscilações emocionais quando as suas expectativas ao outro não são correspondidas, além de não saberem lidar com as suas próprias frustrações, podendo sair do amor ao ódio, da admiração absoluta para decepção extremada.

Para pessoas sensíveis, carentes, emocionalmente estáveis e com baixa auto-estima e manipuláveis, idolatrar alguém pode ser duplamente problemático, seja em qual pólo o seu olhar sobre o outro esteja sendo direcionado e como os seus sentimentos em relação à eles estão sendo elaborados psicologicamente. É uma montanha-russa de sentimentos alternados, ora um êxtase de alegria e euforia, noutra dor e tristeza. Até para você admirar alguém, você precisa ter inteligência emocional para não supervalorizar o quê e/ou quem e ter a dimensão e a importância exata do que cada coisa, fato e ação tem. Quanto maior for a sua ilusão e o seu engano, maior será a dor e a decepção.

Infelizmente, as pessoas esquecem que os nossos ídolos, seja em qual área eles atuam, são pessoas normais, alguns podendo ser mais excêntricos e polêmicos do que outros, e meros mortais como qualquer um de nós. Não são perfeitos e são completamente passíveis de erros - O erro está em você exigir uma perfeição que existe apenas na sua cabeça, na sua subjetividade. Mas, se você for emocionalmente mimado e se for um perfeccionista, pobre daquele que pincelar de preto o seu mundinho cor-de-rosa, será execrado pela ousadia de contrariar os seus gostosos pessoais, convicções e emoções. Lidar com gente problemática e temperamental é uma missão impossível até mesmo para os seus super-heróis. 

Na vida, eu seria um péssimo ídolo, porquê eu não tenho a menor paciência para lidar com a carência e a dependência emocional dos outros e nem vontade de lidar com pessoas constantemente chatas e insatisfeitas, onde nada está bom para elas, e, muito menos, sentir-me responsável ou culpado em não corresponder todas as expectativas que elas pudessem jogar em cima de mim - E o pior, é que elas gostam de exigir dos outros aquilo que elas não tem para oferecer em retribuição.

Já como fã, por mais que eu goste do trabalho de alguns artistas e celebridades em diferentes áreas, eu tenho o discernimento na hora de admirar o que merece ser admirando e sobretudo criticar quando a crítica é válida e pertinente. Como eu não tenho o feitio de endeusar ninguém, por mais visibilidade que possa ter em sua vida pessoal e profissional, olhar e o tratamento que eu dou é de respeito e admiração e não de idolatria. Talvez, por isso, eu sempre colecionei muito poucos ídolos na minha vida, dá até para contar nos dedos da minha mão direita. 

Logo, cuidado com os sentimentos que você alimenta com relação aos outros, porquê idolatrar o outro tem como ônus o martírio da decepção e consequentemente da frustração. Cuidado com a casca da banana que você mesmo está jogando no meio do seu caminho, pois idolatrar é uma mera ilusão.             





Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."