terça-feira, 23 de julho de 2019

Qual é a sua versão?!!! O MOOD "Sincero" tem o seu $.





Então, 

(...) A gente "edita" a nossa versão
E apresenta ela para o mundo.


E, tudo indica que assim seja, seja na esfera presencial (real) e/ou na esfera virtual (uma bolha seletiva chamada Internet), seja conscientemente ou não. Quando a gente é mais jovem, um tanto o quanto imprudente e inexperiente, as necessidades de aceitação do outro ao nosso respeito e de pertencimento de grupo social falam muito mais alto. E, se houverem interesses afetivos, sexuais e financeiros envolvidos, é completamente comum e compreensível que cada um de nós queira apresentar a melhor versão de si mesmo, sendo uma estratégia de conquista e sedução para se tornar mais interessante, atrativo e afim aos olhos do outros, do grupo alvo que você quer fazer parte. Esse tipo de comportamento é muito comum quando se trata de pessoas inseguras, vaidosas, fúteis, interesseiras e sem personalidade formada.

Todavia, "editar" quem nós somos embora se trate de uma licença à trapaça e a mentira, se usada de má fé e desonestamente o é, sem sombra de dúvidas, a edição também tem o seu lado importante. Porém, não digo isso com o intuito de respaldar o meu argumento à partir da apologia à hipocrisia ou do falso moralismo ou da mentira e da farsa, quando alguém tenta forjar um "personagem" fictício e que seja diferente de quem ele é de fato ou fingindo ser alguém que não é (um completo embuste, farsante), usando máscaras e dissimulações, não demonstrando a sua verdadeira face. O lado positivo da edição está na possibilidade de você preservar à sua privacidade, ocultar os seus segredos, mistérios e estratégias (todo mundo tem algum ou alguns e tem o direito de mantê-los ocultos se assim desejar) e auto-proteger-se de críticas, julgamentos de valor e incompreensões infundados e invasivos. Não dá para se jogar na vida e nas relações humanas completamente sem defesa, caso contrário, é impossível não ser magoado e ferido.

Manter e preservar os seus segredos e sua intimidade em segurança, também é uma forma de manter a magia e o mistério ao seu redor e torna-se uma pessoa interessante e intrigante aos olhos curiosos dos outros, principalmente, quem você deseja conquistar e seduzir. No jogo da sedução e da conquista, os seus segredos e encantos vão sendo desvendados e degustados aos poucos, se não você se torna uma pessoa muito óbvio, previsível e sem graça. Por outro lado está vulnerável e exposto ao julgamento alheio, acaba tornando-o(a) desprotegido(a) e um alvo fácil para críticas, bullying, rechaço social, más intenções, golpes, oportunismo e tantos outros riscos e perigos.

Dito isso, qual é a sua melhor versão?!!! Qual é o personagem / papel social que você apresenta e representa socialmente?!!! Nenhum?!!! Apenas as pessoas autenticas são sinceras e corajosas o suficiente para não se esconder atrás de máscaras e interpretações fakes e nem se deixam ser diminuídas ou limitadas em sua vida e nas relações sociais que elas estabelecem diariamente.

Porém, todavia, contudo, ser autentico e sincero tem o seu preço social e o seu ônus, pois esse fardo se concretiza através das críticas infundadas e cruéis, dos deboches e das humilhações públicas, das ações ignorantes de repúdio embasados na intolerância e nos preconceitos, enfim, todos os modelos para ridicularizar quem é socialmente autônomo e diferente dos padrões e regras sociais preestabelecidas.

Apesar das pedras atiradas, mesmo assim, a sinceridade é dar um passo a frente para quem busca a sua liberdade, mas, você tem fortaleza necessária para essa ousadia e afronte social e estar na vida completamente de cara limpa?!!!

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."