Ultimamente, no ímpeto de internacionalizar cada vez mais a sua carreira, Anitta vem lançando música atrás de música, feat atrás de feat, e como toda uma "artista-empreendedora" que és, está aproveitando o movimento do Industria Musical Mundial e o meio Streaming. De boba essa garota não tem nada, tanto é que ela não é considerada a Rainha do Pop Brasil à toa, dentro e fora do Brasil. E é mesmo, a coroa é dela e eu não tenho a menor dúvida disso.
Hoje, no Brasil, nenhuma outra cantora, independente de qual segmento musical represente, tem mais força comercial e poder de influência do que ela, seja tendo visibilidade e sucesso no mercado musical brasileiro, sempre estando presente nos principais rankings musicais ou conquistando novas marcas e recordes nesta área ou participando em campanhas publicitárias, estabelecendo parcerias comerciais e estrelando junto às grandes marcas do meio empresarial ou ditando padrões e revitalizando o mercado audiovisual ou direcionando pautas de comportamento, moda e notícias nas diferentes mídias ou causando nas redes sociais. Polêmica ou não, Anitta sempre atrai o interesse entre os seus fans e os haters. Ela sabe parar o Brasil.
Apesar desse pré-ambulo, na minha opinião, "Muito Calor" é um dos melhores hits, se não o melhor, no qual Anitta lançou ultimamente. Sem dúvida, a sua parceria com Ozuna, um dos principais hitmakers latinos, poderá lhe render ótimos frutos musicais e ainda mais visibilidade no meio latino. É para ser percebida e conhecida SIM. Esse hino "latino-brasileiro" tem a cara do verão carioca, do verão brasileiro, e o videoclipe consegue contemplar o nosso idioma, parte da nossa brasilidade cultural e nossos signos & simbologias: As nossas riquezas naturais, graças a beleza exuberante carioca e dos cariocas, o contraste social entre o asfalto e o morro (presentes em todos os estados brasileiros, pois a favela não é uma característica apenas do Rio de Janeiro), a nossa diversidade étnica e cultural, aspectos do samba, do funk, da capoeira, da preocupação com a saúde, estética e esporte, a festa & diversão e nossa sensualidade à flor-da-pele.
Logo, esse videoclipe é mais brasileiríssimo impossível. Se você tem algum preconceito, o problema é seu, afinal, ainda bem que eu não tenho "síndrome de vira-lata" e nem preconceito contra a arte e a cultura popular. Anitta representa parte da nossa cultura SIM, pelo menos, o Brasil em que ela conhece e tem propriedade para falar e representar porquê conhece muito bem, mesmo que ela não nos represente em nossa totalidade - afinal, teríamos algum artista no Brasil, que consiga representar toda a nossa complexidade?!!! Creio que não.
Musicalmente, vale ressaltar a que transição do espanhol para o português, é a cereja do bolo em Muito Calor, dando um plus ao hit. Os elementos de samba, funk, reggaeton e beats latinos casaram-se muito bem, representando a riqueza cultural da música urbana latina, unindo a nossa brasilidade musical com a vibe latino hispana. Anitta incluindo o Brasil, primorosamente no cenário urbano latino.
Muito Calor é uma música musicalmente cativante e muito dançante, não dá para ficar parado. Anitta & Ozuna, além de terem uma química musical e em cena bastante evidente no videoclipe, acertaram nessa colaboração. Já é um dos meus Hits do Verão preferido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário