quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

#TBT Musical (3) - Queixa by Caetano Veloso 🎶




A partir do post "#TBT Musical (2)", o meu marco zero, eu decidi rever alguns fatos e os momentos mais importantes da minha vida através da minha memória afetiva, fazendo uma viagem no tempo musical e cronológica matando antigas saudades. Vale ressaltar que parte da minha formação musical, teve influência dos anos 70, 80 e 90, mas, eu não tenho nenhum preconceito musical, pois, mais importante do que o gênero é a qualidade da música (melodia, letra e beat).

Todo mundo sabe o quanto eu sou noveleiro - Adoro!!! Essa mania por novelas, eu aprendi dentro de casa, graças a minha mãe que também era apaixonada por esse tipo de entretenimento. Ainda na infância, antes dos programas femininos e infantis matinais dominarem a grade de programação da Rede Globo, as novelas também passavam pela manhã. Embora, eu fosse muito pequeno na época e não entendesse a resenha das histórias e lembrasse do elenco principal delas, algumas músicas ficaram marcadas na minha memória, fosse trilha nacional ou internacional - O que facilitou bastante a minha memória musical foi ter em casa uma discoteca vasta das trilhas sonoras das novelas, cada novela lançada, o respectivo LP comprado. Éramos desses. 

São tantas músicas inesquecíveis, tantas novelas maravilhosas transmitidas no final da década de 70 e durante toda a década de 80, que é injusto escolher apenas uma música. Mas, já criança, eu escutava bastante pela casa:

Ships by Barry Manilow (Água Viva, 1980);
D.I.S.C.O. by Ottowan (Água Viva, 1980);
Just Like You Do by Carly Simon (Água Viva, 1980);
Never (Gonna Let You Go) by Charme (Água Viva, 1980);
Living Inside Myself by Gino Vannelli (Baila Comigo, 1981);
Classic by Adrian Gurvitz (Sétimo Sentido, 1982)
Empty Garden by Elton John (Sétimo Sentido, 1982);
Walk Way by Udo Jürgens (Sétimo Sentido, 1982);
I'm Never Gonna Say Goobye by Billy Preston (Final Feliz, 1982);
Never Gonna Let You Go by Sérgio Mendes (Final Feliz, 1982);
Maneater by Daryl Hall feat John Oates (Final Feliz, 1982);
Everybody by Madonna (Final Feliz, 1982);
All Night Long by Leonel Ritchie (Champaine, 1983);
I Am What I Am by Glória Gaynor (Champaine, 1983);
Champaine by Manolo Otero (Champaine, 1983);
Careless Whisper by George Michael (Livre para Voar, 1984);
Once Again by Damaris Carbaugh (Livre para Voar, 1984);
Ebony Eyes by Rick James (Transas e Caretas, 1984);
Almost Paradise by Mike Reno (Transas e Caretas, 1984);
Eva by Umberto Tozzi (Transas e Caretas, 1984);
You're My Woman, You're My Lady by Jeff Tyzik (Livre para Voar, 1984)
Lover Why by Century (Ti-ti-ti, 1985);
Clouds Across The Moon by The Rah Band (Ti-ti-ti, 1985);
Give a Little Love For Love  by The Stylistics (Ti-ti-ti, 1985);
Do You Wanna Dance? by Geraldine (Um Sonho a Mais, 1985);    
I Can Wait Forever by Air Supply (Um Sonho a Mais, 1985);
Everytime You Go Away by Paul Young (A Gata Comeu, 1985);
Heaven by Bryan Adams (A Gata Comeu, 1985).

Putz, bicho, que setlist de Trilhas Sonoras Internacional de Novelas, heim?!!! Isso porquê é apenas uma pequena amostra das referências musicais entre 1980 e 1985. 


Porém, para não dizerem que eu não citei Trilhas Sonoras Nacionais de Novelas dessa época, citarei:

Dancin' Days by Frenéticas (Dancin' Days, 1978);
O Preto que Satisfaz by Frenéticas (Feijão Maravilha, 1979);
Nosso Estranho Amor by Marina Lima feat Caetano Veloso (Plumas & Paetês, 1980);
Deixa Chover by Guilherme Arantes (Baila Comigo, 1981);
Luiza by Tom Jobim (Brilhante, 1981);
Queixa by Caetano Veloso (O Homem Proibido, 1982);
Baby by Gal Costa (Transas e Caretas, 1984);
Dona by Roupa Nova (Roque Santeiro, 1985);
De Volta pro Aconchego by Elba Ramalho (Roque Santeiro, 1985);
Vitoriosa by Ivan Lins (Roque Santeiro, 1985).


Porém, a música que salta automaticamente na minha memória é Queixa do nosso doce e bárbaro Caetano Veloso, tema da novela "O Homem Proibido" (1982), protagonizados por David Cardoso, Elizabeth Savalla e Lídia Brondi






Um amor assim delicado
Você pega e despreza
Não devia ter despertado
Ajoelha e não reza

Dessa coisa que mete medo
Pela sua grandeza
Não sou o único culpado
Disso eu tenho a certeza

Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora me diga aonde eu vou
Senhora, serpente, princesa

Um amor assim violento
Quando torna-se mágoa
É o avesso de um sentimento
Oceano sem água

Ondas, desejos de vingança
Nessa desnatureza
Batem forte sem esperança
Contra a tua dureza

Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora me diga aonde eu vou
Senhora, serpente, princesa

Um amor assim delicado
Nenhum homem daria
Talvez tenha sido pecado
Apostar na alegria

Você pensa que eu tenho tudo
E vazio me deixa
Mas Deus não quer que eu fique mudo
E eu te grito essa queixa

Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora me diga aonde eu vou
Amiga, me diga

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."