domingo, 6 de janeiro de 2019

Não apaguem a luz do nosso SABER





Querem apagar a luz do saber crítico e reflexivo no Brasil. Será que a Educação Brasileira está retrocedendo à escuridão intelectual e restritiva típica da Idade das Trevas e do ápice dos governos militares na Ditadura, onde a censura bombava, caçando, prendendo e queimando livros supostamente hereges e comunistas ou de qualquer outro assunto ou ideologia política que fugissem ou criticassem ou questionassem às ideias e práticas governistas vigentes em suas épocas?!!! Oops, eu temo que sim. 



É fato já anunciado que a Educação Tradicional está voltando com tudo. Se o argumento atual usado pela direita é de que o governo esquerdista petista utilizou da ideologia socialista comunista para doutrinar a Escola Pública e a população, agora, chegou o momento da nova gestão doutriná-la a partir da ideologia tradicional de extrema-direita. Quando se fala de extremismo ideológico eu fico tremendo nas bases, porquê ainda não sabemos ou até imaginamos o pior, tendo a Educação influenciada por distorções de realidades e fatos históricos, fake news propagadas nas mídias de comunicação e redes sociais, teorias das conspirações e outras falácias que podem sair de dentro dos livros, apostilas e cartilhas dessa "Nova Era"

Durante a Licenciatura em Ciências Sociais, em constante contato com a Pedagogia Construtivista do Curso de Pedagogia, via UNIFOR, e na Pós-Graduação em Sociologia do Trabalho, via USP, aprendi que o modelo educacional tradicional consiste em orientar, doutrinar, ensinar e formar cidadãos a partir de uma conduta apática, passiva, dependente e receptora com o intuito de dogmar e torná-los obedientes e replicantes das regras e das ideias do sistema político vigente, metaforicamente poderíamos associar à uma rotina de quartel. Assim, na Escola Tradicional, o professor detém todo o conhecimento e a sua função dentro da sala de aula é apenas repassar os conteúdos programáticos e as suas disciplinas e caberá aos alunos receber esses conteúdos, decorando-os (como se possem um banco de dados) e reproduzindo-os (como papagaios) sem qualquer questionamento crítico ou debate reflexivo. A relação professor-aluno é unilateral: 
Doador ---------> Receptor.    

A partir do momento em negam ao estudante o acesso de ampliar o seu conhecimento e o seu universo teórico e prático, ele fica impossibilitado de pensar criticamente sobre si mesmo e à tudo que está ao seu redor, não usando o seu senso crítico para analisar, questionar, evoluir como um ser pensante e reflexivo. É limitar o conhecimento, é colocar uma venda aos olhos e um tapão aos ouvidos. Nesse sentido, o modelo educacional tradicional é castrador, coercitivo e punitivo, formando cidadãos alienados, manipulados e apáticos, sem nenhum senso crítico e reflexivo para promover propostas para solucionar os problemas do seu cotidiano e ser um ator social de transformação. Se antes, a Escola Pública buscava dar oportunidades para os alunos ascenderem cultural e socialmente, tentando oferecer uma educação de qualidade e libertar a classe trabalhadora dos domínios dos seus empregadores, exigindo melhores salários e condições de trabalho, agora, é a vez de exaltar os interesses e as prioridades da elite patronal brasileira e o seu capital. Os valores e as pautas defendidas se inverteram. A Direita acima de todos!!!

Essa postura de ensino não tem compromisso com a construção do conhecimento ou a leitura da realidade a partir de um olhar crítico e reflexivo, o que torna a educação mais simplista, exigindo menos intelectualmente das escolas, dos professores, dos alunos e até mesmo do sistema político, pois torna-se menos alvo de críticas e revoltas e rebeliões. Um povo inculto, ignorante e submisso não atenta contra aos interesses do governo populista e nem lhe representa riscos de rebelar-se. Enfim, em miúdos e resumidamente, assim seria o perfil da Educação Tradicional.               

O meio maior receio com o retorno da Educação Tradicional baseada no extremismo de direita, nem perpassa pela questão do respeito às hierarquias escolares, da retomada do sentimento ufanista esquecido, da postura rígida em sala de aula e nas dependências das escolas, mas ao retrocesso intelectual e de conhecimento técnico e científico que um ambiente restritivo pode causar. 

Cogita-se na mídia em geral que o Ministério da Educação tem como objetivo encerrar já no Ensino Médio à realização dos trabalhos teóricos (bibliográficos) e as dinâmicas em grupo. Sabe como essa medida pode impactar negativamente a construção do pensamento teórico, científico e acadêmico futuramente?!!! Um atentado sem precedentes ao saber. Se não bastasse essa má notícia, o Ministro da Educação Ricardo Vélez-Rodriguez nomeia como Assessor Murilo Resende Freitas, aquele da fala “Os professores (da esquerda) pregam o aborto, incesto e pedofilia”, defensor de questões polêmicas como a Escola Sem Partido, Não a Ideologia de Gênero e ao Kit Gay nas escolas, outras questões, além de ser discípulo do filósofo Olavo de Carvalho, tão conhecido por suas teorias de conspiração política, de desprestígio às descobertas científicas e do legado de físicos brilhantes como Albert Einstein e outros cientistas,  via seu canal no YouTube. 

Olhemos bem em quais mãos a Educação do Brasil e o destino das nossas escolas públicas estão e como as hipóteses defendidas pela extrema direita baseadas num Brasil Comunista, manias de perseguição política-partidária, deturpação da realidade e dos fatos podem impactar a educação, a formação do povo e a produção do conhecimento teórico e científico em nosso país. Passamos por um momento muito delicado educacionalmente, onde qualquer equívoco de percepção da realidade, baseada num contexto fantasioso, manipulado, uma espécie de universo paralelo, poderá formar uma população ignorante, preconceituosa, limitada cognitivamente, alheia à realidade global e a verdade que se passa com o seu próprio país.  

O que podemos esperar de doutrinadores tradicionais que satanizam a educação construtivista e libertadora de Paulo Freire, que propõe o acesso à informação e ao conhecimento de maneira ampla, sem restrições, para que cada um de nós estejamos preparados para analisar os fatos e tirarmos as nossas próprias conclusões sobre qualquer temática e aos fenômenos sociais, e colocam em xeque a credibilidade do legado teórico e científico dos grandes pensadores da Filosofia e da Sociologia?!!! O que esperar de uma classe política de extrema direita que se posiciona a partir das ideias de Olavo de Carvalho que defende a hipótese de que o Planeta Terra não é redondo, mas plano, além de discutir a veracidade das Leis da Física de Albert Einstein e que a preocupação com o Impacto Ambiental Global não se justifica?!!! 

Será que eu tenho que fechar os olhos para tudo isso ou ficar tranquilo e pleno na minha bolha alheio ao cenário que se configura no Brasil?!!! Ou devo me render dogmaticamente e inocente à essa "Nova Era" de apagão intelectual e de senso crítico?!!! A única coisa que eu sei é que o Brasil está entrando num retrocesso educacional sem precedentes. Ou é um total fracasso ou um estupendo sucesso. 

Para finalizar, se a Educação não for utilizada como uma arma de libertação da consciência e das ações, escravizará. Para quem interessa ter uma massa de manobra populacional alienada, idiotizada e submissa?!!! Eu deixo essa pergunta como lição de casa.  




Não deixem essa luz se apagar: 

Afinal Conhecimento é Poder!!!




#RIPEducaçãoConstrutivistaLibertadora
#RIPSaberCríticoEReflexivo         

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