quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

O ringue da falta de diálogo







Quem diria que as redes sociais se transformariam num ringue de luta, numa arena de combate. Um cenário ideal para dialogar e debater, assim como construir relações amistosas, de amizade e otras cositas más, se descaracterizou do seu propósito inicial para se tornar uma ferramenta disseminadora de ódio, preconceito, intolerância e conflitos ideológicos e partidários. 

Infelizmente, as pessoas não estão mais sabendo dialogar, principalmente diante das divergências e da imposição das suas vontades, interesses e pontos de vistas como se fossem incontestáveis. Isso se deve, porquê o anonimato dá poder, eleva autoestima e blinda aqueles "valentões", os famosos haters,  que são inseguros, covardes, maus intencionados e podem chegar ao extremo de serem hackers - criminosos virtuais. 

Hoje, qualquer "Who", esconde-se atrás do anonimato, abrindo mão da sua verdadeira identidade para ter coragem para cometer barbaridades no meio virtual via redes sociais e outros aplicativos móveis (whatsaap), tais como incitar o ódio e a violência, propagar ondas de mentiras, calunias e difamações, compartilhar fake news, fazer campanhas de desprestígio enviando nudes e imagens e vídeos comprometedores de celebridades, políticos e pessoas comuns como eu e você, alimentar rivalidade entre grupos de amigos e centrais online, além de cometer práticas ilegais e crimes cibernéticos. O anonimato até pouco tempo despertava nesses internautas essa sensação falsa de impunidade, agora, quem fizer qualquer delito virtual ou ter um comportamento inapropriado nas redes sociais e na internet em geral já pode ser rastreados e responder processos civis e criminais. Amou?!!!

Se isso não fosse o suficiente, a ignorância e a falta de informação deixa a discussão e o debate mais pobre de conteúdo e argumentação. Na ausência de argumentos e na capacidade de compreender e interpretar o que está sendo dito, lido e proposto, acabam dando espaço para as grosserias, a baixaria e o ataque gratuito. A ironia, o humor ácido, a metáfora e o deboche quando são utilizados da maneira correta são linguagens deliciosas, mas a baixa escolaridade e o baixo teor intelectualizado de uns, opa, até alguns, dificultam uma conversação inteligente e até afrodisíaca - porquê, em dias de pouca cultura, a inteligência é um afrodisíaco poderoso. Para o universo dos haters, ser o dono da razão e impor os seus pontos de vistas, independente se são certos ou não, é uma questão de honra, de lei. Diálogo, pra quê?!!! Mete um monólogo no movimento 5 e vai disparando as suas "verdades" como se fossem absolutas e seus ódios e "golpes" à torto e a direita. 





Como eu sou um ser pacífico, defensor dos diálogos e dos debates de ideias, quando eu percebo que o ambiente está hostil e não está propício para estabelecer uma boa conversa, amena e civilizada, por falta de paciência, eu prefiro não perder o meu precioso tempo e a minha energia (mantendo a minha paz interior) jogando palavras ao vento ou pérolas aos porcos ou desperdiçando a minha saúde emocional e o meu intelecto forjado com muito estudo, leitura e pesquisa com quem não merece. Eu ainda não aprendi a linguagem para dialogar com "surdos" e "mudos" funcionais ou quem, pelo menos, não é humilde o suficiente para estar disposto ao diálogo franco e aberto. Para isso, ter inteligência emocional é essencial.

Pelo menos, de acordo com as minhas lembranças, desde que eu criei esse blog, eu nunca deixei ninguém sem uma resposta e, caso eu tenha deixado, foi porquê eu não vi o comentário no momento em que foi postado. Da minha parte, concordando ou não comigo, eu sempre mantive e manterei o diálogo aberto até nos dias em que eu não estiver de bom humor. AH, vale ressaltar que diferentes aos outros blogs, portais online e canais, eu não tenho o compromisso com números (seguidores, likes, bater recordes, charts, engajamento publicitário, $) e nem tão pouco doutrinar consciências ou impor as minhas opiniões e impressões como verdades únicas e absolutas. Eu apenas posto e compartilho a minha opinião sem me importar à quem, concordando ou não, mas com respeito e, caso desperte em você alguma reflexão, está tudo okay.   





- "Passo. Eu deixo para os demais. Notoriedade é para os notáveis. Embustes, picaretas e ególatras podem ficar não apenas com 1 biscoito, mas, com o pacote inteiro."



O que mais eu tenho visto por aí e vivenciado nas minhas redes sociais é o mesmo fenômeno: Os internautas estão perdendo a capacidade de manter um diálogo civilizado e, a grande parte não dá a cara para bater, escondidos atrás de perfis fakes e do anonimato, porquê não tem personalidade e coragem suficientes para se responsabilizarem pelo que falam, fazem e propagam no meio virtual. É ódio para todos os lados, tornando-se sintomático. O que não falta por aí é gente insana e sem um pingo de coerência e bom senso.                 

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."