No momento em que você pega carona em narrativas prontas e verdades alheias tidas como absolutas não se dispondo à pesquisar sobre o assunto, analisá-lo e tirar as suas próprias conclusões, o seu entendimento e sua argumentação permanecem rasos, sem conteúdo e embasamento, e alcança apenas o aparente, talvez, a superfície da questão. Corre-se o risco até de reproduzir mentiras ou fragmentos de verdades (que precisam de um contexto para fazerem sentido).
Tem muita gente por aí que não se dá nem ao trabalho de se informar e vai repassando o que ouviu dizer e sentindo-se no direito de criticar e fazer julgamento de valor sobre um fato ou a reputação de alguém. Quem já brincou de "telefone sem fio", sabe como a mensagem/informação vai se deturpando no decorrer do caminho... logo, nada como você se informar por si mesmo e tirar as suas próprias conclusões.
Reproduzir narrativas e opinar sobre assuntos que você desconhece é uma temeridade, além de ser irresponsável, é um ato leviano da sua parte. Uma coisa é você desconhecer do que você está falando, outra bem diferente, é você ter um ponto de vista contrário (ou igual) de outra pessoa. Informação é poder.
2 comentários:
É incrível como algumas de suas postagens servem para você mesmo... Continue postando textos reflexivos que não envolvam política e ideologias, é muito mais legal.
Mas, gente, é claro que tem que servir para mim também. Além de ser um lembrete, também é uma sugestão, adere quem quer... simples assim!!!
Postar um comentário