No caso da Hariany, tida como uma das fortes candidatas ao novo status de milionária nesta 11ª edição da Fazenda, por ter ganho no BBB19 um grande exército de fans e seguidores em suas redes sociais durante o jogo, e também considerada uma "planta" dentro da dinâmica do jogo por sua falta de posicionamento e protagonismo. Todavia, diante as suas tomadas de decisão, um tanto quanto polêmicas, uma no campo afetivo, no âmbito íntimo e particular, e outra também no campo afetivo, mas no âmbito do jogo, ela tem movimentado os debates e os ânimos nas redes sociais.
Embora, ela não esteja debutando nesse universo dos realities de tv, a impressão que me dá é que no BBB19, ela conseguiu ficar mais resguardada e protegida ao julgamento alheio, diferente de agora, na Fazenda 11, onde ela está completamente exposta e as suas ações e tomadas de decisão estão repercutindo com mais força. Até agora, os dedos estão sendo apontados para ela, por dois motivos principais:
👉Primeiro "dedo apontado" foi quando ela cedeu as paqueras e os encantos do Lucas, levando-a a trair o atual namorado em Rede Nacional, aos olhos do público que está acompanhando a Fazenda 11.
Quando se trata de um relacionamento à dois, apenas as partes envolvidas, o casal, sabem o que de fato está acontecendo entre eles e na dinâmica da relação, logo, para quem está de fora, apenas observando, é preciso levar em consideração que as aparências enganam e a verdade de quem conta o conto pode ser relativa. Dependendo de quem faz o relato, puxará a sardinha para o seu lado, usando fatos e argumentos que melhor lhe convém, assim: Existe a versão do ex-namorado traído, a versão dela e a versão alheia (que faz a sua análise baseado numa suposta imparcialidade própria de quem não estão intimamente envolvido e mantém um certo distanciamento).
Independente de qual versão oficial seja apresentada e qual você escolhe para acreditar e defender à capa e espada, um relacionamento só está em risco e será afetado pelos encantos de um(a) "intruso(a)", de um(a) "oportunista" e um(a) "destruidor(a) de lar", se somente se, houver espaço dentro da relação para a entrada de uma terceira pessoa. Se há, é porquê algo entre o casal e/ou na dinâmica do relacionamento não anda nada bem.
Nesses termos, considerando o fator humano, passional e imperfeito, quem nunca se deixou levar pelo arrebatamento e arrepios de suas paixões e desejos carnais (libido em auge) e sucumbiu aos seus instintos e ímpetos mais selvagens?!!! Basicamente, a maioria já, mas, poucos são capazes de admitir. No mundo ideal, do universo dos perfeitos (será que existe mesmo?!!!), o ideal seria que ela não caísse em tentação, mas...
- "Putz, Eva, porquê você foi se deixar seduzir pela "serpente"?!!! A culpa é sua. Machista, não é?!!! Como se os homens também não fossem fracos diante das suas tentações.
No caso da Hariany, ela não conseguiu ignorar ou ser forte para negar a sedução e o jogo de conquista entre eles e cedeu aos encantos do Lucas, onde o inevitável aconteceu. E, para ter cedido, nas entrelinhas se subentende que, o seu relacionamento anterior não era esse paraíso todo. Estava vulnerável, se não estivesse, o Lucas poderia fazer o que for para cativá-la que não haveria conseguido. Talvez eu ou você, agíssemos diferente diante dessa circunstância, é uma hipótese, porém, é compreensível pelo menos não atirar a primeira pedra e apontar o primeiro dedo levianamente, baseado apenas numa rigidez de princípios. Há muitas coisas envolvidas, que vão além da justificativa é "sim" porquê "sim" ou "não" porquê "não". Relacionamentos jamais são simples, nem mesmo para os simplórios.
Não a julgo por isso. Embora, ela não tenha finalizado o seu relacionamento anterior de uma maneira menos exposta. Se ela tem que dar explicações à alguém e colocar todos os pingos nos is para encerrar esse capítulo de vez, tem que ser única e exclusivamente com o ex. Qualquer julgamento e achismo por parte dos curiosos e biscoiteiros da web é o que realmente é: dispensável e irrelevante. As motivações que a fizeram trocá-lo por um novo relacionamento (ou a promessa de uma nova oportunidade afetiva) apenas competem à ela explicá-las - se solicitadas forem por ele.
Se eu acho que ela agiu corretamente?!!! Sendo surpreendida emocionalmente como foi?!!! Sob a perspectiva da responsabilidade afetiva e do direito à privacidade, é claro que ela não agiu, tanto que abriu espaço para interpretações e julgamentos. Se ela tivesse fora do confinamento, seria fácil de resolver esse dilema a partir de uma maneira mais discreta e em particular. Talvez nem tivesse ido além do flerte, porém a situação aconteceu em via de confinamento, o que deixa a situação mais exposta e compartilhada com mais pessoas, onde a exposição da traição e a repercussão disso em via pública e midiática a deixou ela tão exposta e vulnerável à críticas (por partes dos haters e mais puritanos), uma parceria empática e passadas de panos (pelos fans e mais maleáveis). Essa decisão da Hariany tornou-se alvo do juízo de valor e ao escarnio público.
👉O segundo "dedo apontado" foi quando ela indica o novo e super recente namorado, o Lucas, para a roça, salvando também uma recente amiga em detrimento dele, enviando-o para a disputa do cargo de fazendeiro com riscos reais de cair na roça e de uma possível eliminação do jogo. A situação em si envolve duas relações igualmente no mesmo patamar: Ambas recentes, logo, rasas em afeto e profundidade.
À medida que Hariany toma essa decisão, ela também imagina qual será o ônus dessa escolha, que não seria nada indolor e bastante controversa. Ficou exposto e claro para todos que, em termos de sentimento e perspectiva de relacionamento, o Lucas está muito mais envolvido e criou grandes expectativas em relação à ela. Ambos estão em momentos diferentes, desde quando ela disse "sim" ao pedido de namoro, ficando sem jeito de dizer "não", porquê não era um momento para isso e nem tão pouco para precipitações, porquê ambos ainda estão se conhecendo melhor, o fato é que os dois se precipitaram em começar um namoro precocemente dentro do reality: Ele, por ansiedade em pedir em namoro, ela por aceitar - mesmo não sendo a hora de engatar uma relação na outra, sem ela mesma digerir tudo o que estava acontecendo. Foi tudo muito precipitado, atropelado.
Em se tratando do Lucas, o seu temperamento aparentemente de "bom moço", metódico e genioso, fez dele duplamente precipitado: Primeiro fazendo o pedido de namoro nesse contexto de confusão emocional da Hariany (terminando o namoro estando confinada, sem ter uma conversa com o ex, e, no mesmo instante de tempo, começava uma outra relação com ele) e, segundo, ter criado tantas expectativas sobre uma relação tão recente, tão precoce, que talvez nem sobrevivesse pós-reality. E nunca saberá, caso ele não perdoe a indicação dela a roça e haja uma reconciliação do casal "Luriany". O fato é que sensatamente, não dá para você exigir uma devoção total da Hariany para com o Lucas, uma reciprocidade inquestionável e incondicional da parte dela, pois não houve um tempo necessário para construir esses laços profundos, inclusive sentimentais. Paixão e tesão é uma coisa, amor e comprometimento é outra.
Eu entendo e não julgo a legítima sensação de traição e decepção que o Lucas sentiu, todavia ele precisa aprender, como ela também, que toda tomada de decisão precipitada também está pautada em escolhas precipitadas e passíveis e vulneráveis aos erros e más escolhas. Todavia, toda essa precipitação gerou consequências em que, nesta equação, ele também é responsável por esse resultado. Ambos são co-responsáveis por esse rompimento de namoro tão recente.
Lucas também precisa aprender que, quanto maior é o tamanho das nossas expectativas em relação à outra pessoa, se ela não corresponder as nossas ilusões e necessidades emocionais, a frustração será proporcional ao tamanho destas expectativas criadas e jogadas nos ombros dos outros - nesse caso, o da Hariany. Ele idealizou tanto esse namoro que, quando ele não foi correspondido na intensidade que ele supostamente merecia e esperava, o meu mundo interior desmoronou. Se ele tivesse sido mais sensato e menos impulsivo e precipitado, o impacto da indicação não seria sido tão impactante. Faltou serenidade e maturidade da parte de ambos diante tanta afobação.
Resultado disso?!!! Relacionamento encerrado, amizade possivelmente abalada entre eles e mágoas abertas. Se o casal vai se reconciliar após a prova do fazendeiro, caso o Lucas volte como vencedor, apenas o tempo dirá. Mas, tamanha foi a decepção dele, que eu não creio que o Lucas irá perdoá-la, porquê ele já deu sinais de que é rancoroso e controlador - tem que ser do jeito dele, caso contrário, a casa cai e a guerra começa. Porém, como andam as coisas entre eles, o melhor para ambos é irem fazer o que se propuseram ir fazer no reality desde o início: focar no seu e jogar em prol do prêmio milionário, porquê afetivamente, creio eu que babou. Eu não sei que o Lucas é maduro o suficiente para perdoar a Hariany e compreender a tomada de decisão sem olhar o próprio umbigo e analisar sob a perspectiva dela.
Que venham as cenas do próximo capítulo. Deixa o tempo agir...
Nenhum comentário:
Postar um comentário