Uma dose de bom senso?!!! Putz, do jeito como andam as coisas e as pessoas, apenas uma dose não adianta, tem que ser uma "extra dose cavalar" ou, quiçá, o frasco completo, metaforicamente falando, CLARO. Essa pequena amostra não faz nem cocegas para quem não tem, afinal, nós brasileiros, cada vez mais estamos descendo ladeira à baixo nos quesitos educação, empatia, sensatez e senso crítico.
Agir com bom senso nunca é demais, mas, para isso, cada um precisa olhar para dentro de si e, pelo menos, tentar se esforçar em fazer uma auto-crítica e exercitar diariamente a tolerância e a empatia para não sair por aí disparando a sua metralhadora giratória inquisidora, apontando dedos, impondo regras e verdades e julgando os outros de maneira injusta e leviana. Quem lhe dá o direito de ser o algoz, o juiz, o paladino da ética e da moralidade, o Deus, aos demais?!!! Nenhum. Afinal como você pode exigir a perfeição dos outros, se você mesmo não é um exemplo de virtude e retidão?!!! O negócio aqui tá puxado.
Essa lição de convivência e de civilidade jamais deveria ser esquecida por ninguém:
Independente se você é uma celebridade em evidência ou apenas um simples, comum e corrente anônimo, todos nós estamos expostos às expectativas e frustrações dos outros, porém, nem sempre a culpa e a responsabilidade são nossas. É muito comum as pessoas em geral criarem grandes expectativas uma das outras e, quando não são correspondidas e supridas de acordo com as formas, os desejos e os pensamentos que elas gostariam, elas se decepcionam e se sentem no direito de "destruir" a reputação do outro. E não é todo mundo que tem esse bom senso e essa clareza de ideia para admitir que faz isso, adorando "ídolos e santos de barros" e colocando pessoas passíveis de erros, meros mortais iguais à todos nós, em pedestais.
As pessoas jogam as suas ilusões e expectativas em cima dos outros e esquecem: Primeiro, NINGUÉM É OBRIGADO à corresponder os seus sentimentos, principalmente quando não há um estreito laço de convivência, o velho e bom "Vem cá, eu te conheço?!!!"; segundo, VOCÊ É RESPONSÁVEL por todas as expectativas e ilusões criadas por você mesmo, por sua cabecinha carente e solitária. A responsabilidade de não ter e não saber usar a sua inteligência emocional e a cota de bom senso que há em você, se é que há, é única e exclusivamente sua. Mas, exigir lucidez de quem não tem é foda, acaba sofrendo e se indignando é quem tem e não aguenta ficar omisso e passível diante de qualquer sinal de injustiça. Fruto de uma sociedade doente e sem bom senso como a nossa.
Enfim, quem menos deveria julgar, no final das contas, são os mais cruéis e injustos na hora de julgar como se fossem todos sensatos, prudentes, justos, santos e anjos de candura. Eu, heim?!!! É muita hipocrisia e falso moralismo envolvidos entre nós.
Oops, como é que eu já ia esquecendo disso?!!! Está na hora de eu tomar a minha dose de bom senso diária. Fui!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário