sexta-feira, 17 de maio de 2019

Seja Prático, Sensato, Seletivo & Dono de si







Vamos ser práticos e emocionalmente inteligentes?!!! Então, vamos... Se você pode evitar situações constrangedoras e vexatórias, aborrecimentos e frustrações desnecessários, discussões e brigas evitáveis, eu lhe pergunto: Para quê buscá-las e você abrir mão da sua paz e tranquilidade?!!! Se você pode se poupar desses dissabores não tem porquê não fazê-lo, concorda?!!! A não ser que você seja sádico-masoquista e/ou gosta de criar confusão à toa como todo um insensato e estúpido "valentão"

Até um comportamento destemperado e temperamental e impulsividade tem os seus limites. Se você não é capaz de lidar com o mundo e todo o caos humano e social de uma maneira equilibrada e controlada, o problema está em você e, eu aviso logo que, nem adianta jogar as suas frustrações, desilusões e amarguras em cima dos outros, porquê esse tipo de comportamento inapropriado e odioso não resolve os seus e nem os problemas dos demais. Coloque logo a sua cabecinha no lugar e domine esse gênio do cão - o mundo não gira ao redor do seu umbigo e, nem tão pouco, das suas conveniências. 

A ação do tempo não é aleatória, logo há um porquê para a linha do tempo existir e o seu relógio correr. Então, vamos usar a experiência de vida adquirida com o passar desse tempo e de acordo com as nossas vivências pessoais ao nosso favor. Que tal tentarmos ser mais práticos, sendo mais focados e seletivos com os fatos e assuntos que realmente nos interessam e que merecem a nossa atenção?!!! O que é irrelevante e excedente é descartável e não tem nada de edificante para ser agregado em nós. 

Se alguns fatos ou assuntos ou circunstâncias ou indivíduos não me interessam e nem influenciam o meu dia-a-dia, teoricamente, não tem força e nem impacto necessário para chamar a minha atenção e, muito menos, afetar a minha vida e o meu humor, se somente se você está permitindo que isso aconteça e ousadia também. Caso você esteja dando importância à bobagens e irrelevâncias, você está perdendo o seu precioso tempo com "lixo"

Que tal sermos mais sensatos e menos impulsivos?!!! Ser emocionalmente inteligente e equilibrado nada mais é do que você ter controle das suas emoções, sobretudo em situações críticas e caóticas, e levando-o à lidar sensatamente com situações e agentes externos que geram estresses e desconfortos para você. Exercitar uma postura seletiva e desapegada filtra muitos aborrecimentos e "bullshits"

Por isso, faça uma autocrítica e perceba se você não está atraindo e estimulando coisas e sentimentos ruins em sua direção. Quem procura, acha. Por exemplos:

Se um assunto cotidiano e fora do seu campo de interesse, seja ele qual for, é insignificante para você, sob nenhuma hipótese, ele deveria lhe chamar atenção e induzir ao consumo ou lhe causar algum desconforto. Se está lhe afetando negativamente de alguma forma, a culpa é sua. Agora, alguns assuntos e pautas que dizem respeito à todos nós e estão na pauta do dia por suas relevâncias, não podem ser ignorados, caso contrário, você corre o risco de ser e ficar alienado. Seletivo SIM, Ignorante e desinformado NÃO.

Se algum indivíduo está fora do seu círculo social e do seu grupo pessoal de amigos, seja por ausência de afinidades e pontos de interesses em comum, não precisa transformá-lo em seu inimigo ou desafeto, já basta apenas não forçar uma intimidade ou uma amizade de que não existe. Agir com educação e bom senso nunca é demais e é civilizado. Agora, se limites ou fronteiras de um bom convívio forem ultrapassados, simplesmente, afaste-se. Afinal, quem não merece a nossa confiança e respeito e nem tão pouco conquistou a nossa admiração e simpatia & empatia, não tem porquê desfrutar da nossa companhia e intimidade. Cada macaco no seu galho. Quem impõe ou estabelece os limites à um estranho ou à uma persona non grata para chegar até você, é você.  

Se você não gosta de alguém e não nutre nenhum tipo de admiração e concordância com ele(a), você não tem porquê ficar buscando notícias na mídia ou através de conhecidos em comum sobre essa tal pessoa ou ficar stalkeando-o(a) nas redes sociais ou seguindo os passos dele(a). Por qual motivo você vai ficar perdendo o seu tempo em dar ibope, palco e holofotes para ele(a)?!!! Bastaria apenas ignorar, desconhecer tal existência ou... Será que você é o mesmo tipejo de hater biscoiteiro, inconveniente e no sense que tem por aí?!!! Seja indiferente.   

Enfim, se você pode manter-se emocionalmente equilibrado e sensato, não tem porquê não fazê-lo e pensar no seu bem-estar. Só depende objetivamente de você, da sua conduta em lidar com o que está dentro e alheio à você. Priorize e valorize o que realmente merece ser priorizado e valorizado, sem perder a sua paz, tranquilidade, controle emocional, humor e sensatez.  Seja dono de si e tenha as rédias da sua vida.   

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."