Além do caos social e humanitário já noticiado, as tensões militares se intensificaram e as possibilidades de uma guerra civil se instaurar na Venezuela, deixou de ser uma teoria bem distante, quase longínqua, para agora ser bem, mais bem viável. E o que nós brasileiros temos a ver com isso?!!! Além de estarmos apoiando os USA na queda do "Regime de Nicolás Maduro"?!!! Tudo, como concerne um país vizinho, ligado territorialmente entre fronteiras, e uma das principais, se não a maior representatividade política e econômica da América do Sul, não há possibilidade de não se envolver. Atuando ou não militarmente ou à frente das negociações diplomáticas, os efeitos colaterais que isso implica, já está sendo sentido por nós. Não há como fugir desse impacto continental.
Não é levantando tags no Twitter ou nas demais redes sociais ou fazendo rogos e preces que o conflito na Venezuela irá acabar do dia para à noite. Trata-se de um processo político de transição, logo não será tão simples assim. Há um Golpe de Estado acontecendo (seja para quem queira se perpetuar no poder, no caso Maduro, ou tomar o poder, caso Guaidó), logo, essa situação levará um certo tempo para se resolver, seja mediado por conflitos bélicos ou negociações políticas e estratégicas para a ver uma transição entre governos de maneira pacífica e não tão mais dramática do que já é - se essa transição é possível, eu não sei e fica a torcida de todos, pois vai depender muito mais do entendimento e da capacidade do Nicolás Maduro em dialogar a sua renuncia à presidência venezuelana, retroceder e abrir mão do seu poder e do seu regime. Até aqui as tensões e o apoio militar à Maduro dizem que não e demonstra resistência militar.
E as intenções internacionais por sua vez também se tornam alvoroçadas por conta disso, de um lado, o Bloco Americano e os seus aliados, incluindo nós, e o Bloco de Apoio à Venezuela contendo os inimigos históricos e comerciais dos USA: Rússia, Cuba e China. Tem como ser pacífico esse momento de transição?!!! Quase improvável, a não ser que o Nicolás Maduro seja traído pelos seus apoiadores e os militares lhe virem as costas.
E no meio disso tudo, a população venezuelana em completo estágio de abandono e carestia seguem sendo os mais afetados e sofrendo. E qual é o movimento político legítimo no meio desse caos?!!! Depende de qual narrativa histórica será dada como oficial. O que me preocupa agora é o bem-estar e a integridade do povo venezuelano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário