quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Eu sigo Patriota e 100% Brasileiro mesmo assim: Na Discordância (II)



Me nego a vestir à camisa e investir no discurso da violência, da opressão, do uso da força, do retrocesso, da postura reacionária e ultrapassada, do descaso com o sofrimento do outro, da falta de empatia, da hipocrisia, da intolerância, da ignorância, do preconceito, da sordidez humana, da censura, do contra-senso. Quem compactua com essa postura, não tem nenhum compromisso com o país e o seu próximo, porquê desconhece e não respeita à pluralidade brasileira. Depois sou eu que sou "anti-patriota"?!!! Hummmm... sei.

Não posso fechar os meus olhos ou tapar os meus ouvidos ou calar a minha voz, nem fazer cara de paisagem de que está tudo bem, quando não está, e, nem tão pouco, cerrar o meu entendimento para os fluxos e movimentos que estão por aí, ecoando e em constante movimento. Logo, eu não serei irresponsável ou defender posturas e (pre)conceitos cujos quais eu não compactuo e nem defendo. Também não irei bater palmas ou aclamar embusteiros e incompetentes em gestão política e pública apenas para sobrepor os seus próprios interesses e ideologias. Não se trata de quem tem a razão ou um jogo de braço de ferro ou cabo de guerra - tem muitas vidas por intermédio da fogueira das vaidades de quem pretende ter o poder nas mãos - Cuidado para não se corromper, muitos se deixaram, ou dar vazão ainda mais o seu mal caratismo e despreparo político, afinal, as máscaras caem ou os distraídos chegam à enxergar.

Continuarei me posicionando por tudo aquilo que eu acredito ser justo, democrático, progressista e o melhor para o desenvolvimento do Brasil, em prol de todos e não apenas de um grupo ideológico ou partidário de interesses, independente da pauta e da pressão extremista e dogmática - venha ela de onde vier.           

Não vou me virar do avesso e deixar de ser racionalista e acadêmico por formação para agradar você. Não posso e não tenho condições. Não vou defender ideias cujas as quais eu não acredito e/ou que poderão me corromper e alienar - Se desconheço, vou atrás de pesquisar, me informar. Ainda preservo a lucidez de quem é a favor da reflexão crítica, do diálogo e do bom senso, mesmo entre picos de estresse diante da falta de conhecimento e de argumentos coerentes de alguns militantes e robôs. Me apresente fatos concretos, com embasamentos teóricos, práticos e científicos, para que eu possa fortalecer o meu pensamento e/ou mudar de ideia, desde que não sejam baseados em "ah, eu ouvi falar" ou achismos de estranhos irrelevantes, sem fontes confiáveis e sem credibilidade, ou isolando ou descontextualizando um fato do geral, do todo. Eu sou naturalmente desconfiado e "fake news" não fazem parte dessa minha busca incessante pelo saber.  

Não estou fechado às mudanças, desde que elas me façam sentido e não apenas um surto de voluntarismo e o culto ao absurdo. Me apresente bons argumentos, me poupando de frases de efeitos e clichês, e resultados concretos para o desenvolvimento do país e do seu povo que a minha discordância pode vir a ser concordância, cale-me com fatos e não aos gritos, ameaças e imposições. Enfim, conquiste a minha confiança. Grandes líderes demonstram suas ações com fatos e não com meros discursos e narrativas frágeis.  

Um comentário:

Anônimo disse...

No começo estava uma merda, mas chegando no final parecia que estava no começo. Amiguinho, não dá pra ser patriota e esquerdista ao mesmo tempo, se decide aí... Estamos tendo o melhor presidente da história, se discorda disso, isso diz muito sobre você.


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."