segunda-feira, 27 de julho de 2020

Quando é chegada a hora de "Deixar Partir" (2)...










Há quem tenha dificuldade em reconhecer que acabou e por teimosia, imaturidade emocional e puro egoísmo, porquê não aprendeu à lidar com o rechaço, o fracasso e a negativa em ter suas vontades e interesses não realizados. Mas, pobres "crianças" grandes, saber perder faz parte da vida e aprender à lidar com as suas frustrações (objetivas e subjetivas) e desilusões amorosas também. Esse lado ingrato, amargo e oneroso também faz parte do adultecer. 

Deixar partir também faz parte do nosso amadurecimento pessoal e afetivo. Dar a liberdade ao outro para ir embora sem pôr entraves e obstáculos para isso, quando ele(a) não quer mais estar ao nosso lado, por livre e espontânea vontade, além, de ser uma demonstração de amor e generosidade da sua parte, também é uma redenção para você mesmo, colocando-lhe de frente com possibilidades que podem ser positivas à você também. Esse rompimento, esse recomeço, pode ser frutífero e próspero para ambos os lados, se somente se, ambos estiverem dispostos à seguir em frente. 





Particularmente, eu tenho muita dificuldade em me identificar com quem e/ou histórias de quem fica mendigando afeto e se humilhando para ter uma outra oportunidade, porquê, primeiramente, meu temperamento é autosuficiente, não me deixando cair em certas armadilhas afetivas, como cair em chantagem emocional por exemplo, e emocionalmente falando eu sou muito independente, o que me permite lidar com a solidão de maneira sábia e edificante. Desde muito cedo, muito novinho, embora,  algumas vezes, eu estivesse apaixonado e arriado os 4 pneus, sempre me dei ao respeito e nunca quis ninguém ao meu lado estando por obrigação ou quem não quisesse realmente estar. Nunca acreditei em amor por conveniência e opressão.


Logo, isso é tão eu, pois, na vida, eu já precisei agir literalmente assim e não é da boca para fora ou dar à entender que eu sou o fodão, um FDP. Não é, apenas penso e faço genuinamente assim. Já fui e também deixei partir porquê não houve conexão e sintonia de planos e ideias, não havia sentimento recíproco, o sentimento simplesmente mudou com o decorrer do tempo e com a dinâmica da relação e até mesmo ainda gostando. Nem sempre, quando você deixa que alguém importante para você vá embora, implica em dizer que seja indiferença e/ou descaso emocional da sua parte. 

Às vezes, não dá para negar ou adiar o inevitável: Existem relacionamentos que não tem fortaleza o suficiente para manter-se feliz e satisfatório no futuro. Também falta até cumplicidade, entendimento e empenho de ambas as partes, até porquê, os sentimentos por si só não são suficientes para manter um relacionamento sólido e em pé, pois tem muitos outros fatores envolvidos - é um combo (razão + emoção)

Enfim, vale a apena salientar: Não é porquê você deixou seu amor partir que necessariamente você também tenha deixado de sentir. Até ainda exista sentimento, mas, não foi decisivo na hora de evitar a inevitável partida.

 
É isso.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."