No dia em que as pessoas forem um pouco mais cultas e abrirem os seus horizontes intelectuais e subjetivos, elas irão descobrir que a arte é uma legítima expressão de liberdade de pensamento e contestação da realidade através de análise e crítica social e ruptura de padrões, tendo o viés controverso e relativo, pois ñ se trata de aceitação unânime.
Para quem não sabe, a Arte tem inúmeras funções:
Para quem não sabe, a Arte tem inúmeras funções:
- Entreter;
- Exaltar a beleza (em suas diferentes formas, expressões e percepções, por isso a blz é relativa e está nos olhos d quem à vê);
- Estimular à consciência crítica;
- Ampliar as visões e perspectivas;
- Criticar e romper c/ padrões estéticos, sociais e culturais;
- Sensibilizar.
Assim, Talvez, quem sabe um dia, a beleza não seja apenas o seu único e principal fundamento para definir e valorar o que é arte ou não no Brasil e em qualquer outro lugar.
Em se tratando do Abaporu, essa obra de Arte idealizada por Tarsila do Amaral em 1928, pode não ser bela aos olhos de alguns ou de muitos, mas, não deixa de ter a sua importância histórica e cultural, marcando a proposta estética da Semana da Arte Moderna no Brasil, até então éramos apenas consumidores da Arte Europeia, dos valores estéticos e ideais vindos de fora.
A função do Abaporu é promover a desconstrução estética consumida e valorizada no Brasíl até então, estimulando a cena artística nacional, logo, complexo de vira-lata aqui não. Vocês que lutem contra as suas próprias limitações, ignorâncias e preconceitos internos e estéticos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário