sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A Falsidade




Numa noite dessas, eu estava de bobeira em casa, assistindo o “Todo Seu”, o programa do Ronnie Von na TV Gazeta, e a pauta da noite girava em torno da falsidade. Falsos a parte, estão por aí, aos montes, mas, não vem ao caso falar sobre eles, outro aspecto me chamou a atenção: Qual é o principal mecanismo que o rege.

Quando eu pensava sobre esse tema, eu sempre atribuía os seguintes aspectos para a sua existência: falta de empatia e simpatia, ausência de amizade, competição potencializada, falta de caráter, ética e moralidade e outros sentimentos degradantes que podemos ter pelos nossos desafetos. Todavia, um especialista foi categórico em dizer que o seu principal elemento desencadeador é a inveja.

- “Parando para pensar nesse fator, a inveja se torna a sua extensão, porque ela consegue abranger todos os motivos como os falsários agem.”


E no meio do caminho, um determinado psicólogo que também dava suporte ao debate, apresentou o perfil psicológico do invejo e as formas como identificá-lo – já que cada um de nós pode ser algo da inveja e da falsidade alheia.

- “Cruzessssss, sai de retro, coisinha do demo!!! Deus é mais, muito mais!!!


Como perfil, o invejo apresenta: Possui baixa auto-estima; tem um comportamento terminantemente agressivo e na defensiva; tem preguiça para ler, pensar e realizar, querendo que tudo lhe chegue as mãos da maneira mais fácil e que o mundo gire em torno do seu umbigo; gosta de copiar o seu invejado, chegando a paranóia máxima de querer viver e ter a vida do outro; procura-se fazer presente em todos os momentos, para saber o que você está fazendo e prioriza as coisas dos outros do que as suas próprias.

- “Já pensou viver em função do outro?!!! Sem vida e luz própria?!!! Eu heim... Eu quero distância de gente assim!!!


Para detectá-lo(a) observe: O invejoso nunca lhe olha diretamente, no fundo dos olhos, sempre desvia o olhar para cima e para os lados (Na psicologia, esse sinal indica que a pessoa está pensando o que é estrategicamente viável para ele falar e que ele não venha se comprometer), geralmente, inventando alguma desculpa ou algo para falar; sempre usa críticas e ironias para lhe depreciar, por achar que é melhor do que o outro, e descordar deliberadamente das suas opiniões; é um fino bajulador, onde em muitos casos, acaba querendo criar uma intimidade de forma forçada; e adora repetir tudo o que você faz, do pensamento a ação, da roupa ao objeto consumido.

- “Como diz o próprio psicológico, são pessoas doentes do corpo, da mente e da alma. Existem casos, que a inveja atua de forma inconsciente, onde o invejoso não consegue detectar o seu desvio de caráter e de conduta, pois, geralmente, possuem dificuldades de relacionamento.”


E a melhor maneira de evitar situações de falsidade, da ação do invejoso é manter distância da sua vida e do seu ciclo de amizade. Pois, o invejo quer destruir você, porque você pode ser o espelho dele – simbolizar tudo o que ele gostaria de ser e não consegue ser, passando por níveis mais banais até destrutivos, culminando até em casos de homicídios.

- “Xô, uruca!!! Isola... bangalô, pé de pato, três vezes... Menino, traz aí o meu patuá, correndo!!! São Jorge, prepare a sua lança pontuda!!!” rs...




Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."