domingo, 19 de outubro de 2008

Ensaio sobre a Cegueira, O Filme


Ontem eu e 3 amigas fomos assistir “Ensaio sobre a Cegueira” - Filme baseado nos escritos do José Saramago e direção do Walter Salles. O enredo do filme é denso, reflexivo e faz uma metáfora sobre os caminhos que a humanidade está seguindo, levando-nos a mais completa degradação e sufocamento.

- “Se não bastasse o desfecho fatídico do caso de Santo André, o filme também contribuiu para aumentar ainda mais o meu estado de passamento do dia. Será que “passar” se faz necessário?!!! Acredito que sim.”


Indiscutivelmente, nós somos cegos de diversas formas, cegos de visão, de percepção, de afetividade e de cidadania. E tanta ignorância, egoísmo e apatia nos fazem cegos. E a filosofia do filme vai retratando todo o caos, a dialética e as contradições que o ser humano vive no seu cotidiano, seja em casa, no trabalho, nas suas relações familiares e pessoais, no bairro, na cidade, no país e no mundo afora.

- “A proposta do filme é nos fazer refletir sobre a nossa realidade humana e social, propondo-nos a tirar as vendas ou o horizonte branco (a cegueira branca) dos nossos olhos.”


Para quem eu recomendaria o filme?!!! Pensando melhor, a todos, mas, prevenindo aqueles que são frágeis e alienados que se negam a enxergar além do seu próprio nariz e exaltam a futilidade e buscam viver num mundo cor-de-rosa. O filme é denso, crítico e chocante. Se eu fosse destacar aspectos dele, exaltaria: o processo do confinamento via quarentena epidêmica, que evidencia o descaso com epidemias, a degradação humana, a condição feminina e a discussão sobre a ética e a moralidade.

- “Até a moral é discutível quando se trata do limite final da sobrevivência.”


Quem quiser refletir e analisar a nossa condição humana e social, precisa assistir essa metáfora tão atual e pertinente.

- “A iluminação se faz necessária e urgente.”


É claro que após o filme, a trupe reflexiva precisou se recompor no “Bossa Nova”, tomando alguns choppinhos deliciosos e debater sobre o filme e, naturalmente, sobre a nossa vida e amenidades, sim, porque nós merecemos desopilar!!!

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."