sábado, 15 de julho de 2023

Reality Show, A "Polaroid" da nossa Vida Social

 


Reality Show é uma "polaroid" da vida social, repleta de nuances, conflitos e polêmicas, observada a partir das lentes das CAMs televisivas em Lupa e ZOOM para que  Milhares/Bilhões de voyeurs julguem A, B e C ao seu bel prazer, muitas vezes, de maneira limitada, tendenciosa e irresponsável. E a Internet usa dessa informação e dos seus conflitos como melhor lhe convém.

Numa sociedade que vitimiza a mulher todos os dias, de diferentes formas e motivos, onde seu algoz é protegido por uma rede feminina fanática (em sua grande maioria), colocando-se contra outra mulher, sem ao menos perceber que ela julga e condena uma outra mulher, alguém tão vítima quanto ela, tão cruel e veementemente sem empatia,
sororidade e solidariedade feminina, dando vazão a velha competição feminina em prol dos interesses masculinos.

E por sua vez, a Comunidade GLBTQIA+ que exige respeito (está também em seu direito cívico e humano de existir e poder amar/ser amado), quando acaba defendendo suas paixões à flor-da-pele e seus favoritos, acaba sendo machista, sexista e misógina quando está predisposto à atacar e denegrir à imagem de uma mulher e também homofóbico ao atacar seu semelhante. É o seu martelo que vale ao dar o veredito final, definindo quem é culpado(a) e/ou inocente.

E o que dizer quem protege, passa pano e fecha os olhos para relacionamentos tóxicos (nesse tipo de relação Algoz X Vítima, os 2 têm seus erros e suas responsabilidades), como também outras atrocidades e absurdos que podem acontecer e exemplos de abusos psicológicos e emocionais?!!! Isso tudo demonstra e reitera o quanto a nossa sociedade está doente e conceitos não foram ensinado e aprendidos como deveriam sê-los.

Enfim, um programa televisivo que deveria entreter (onde no final das contas deveria ser apenas um jogo) revela o caos e o discurso de ódio que existe entre competidores e suas respectivas torcidas, expondo como nosso universo e nós mesmos somos tóxicos e seguindo e/ou rebelando-se contra uma corrente ideológica perversa. É a glamourização da nossa estupidez e exposição das nossas fragilidades, imperfeições e "demônios internos".

Porquê digo isso?!!! É apenas uma reflexão, uma autocrítica, uma inquietação.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."