segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O Preço da Amizade


Preço?!!! Quem disse que ser "amigo", no sentido pleno e correto da expressão, como eu considero que seja "aquele irmão que a vida te dá de presente que te aceita como você é, sem falsos julgamentos de moral, e sobrevive ao tempo, à distância, ao silêncio, aos maus entendidos, às dificuldade da vida e aos conflitos" tem um preço?!!! Quem disse que para ter um amigo é preciso comerciá-lo como mera mercadoria ou tratá-lo como moeda corrente ou de troca?!!! Só na cabeça doente de alguns que estabelecem as suas relações embasadas em interesses menos nobres, sórdidos e egoístas como os sem noção, as carrancas e afins.

Com o passar dos anos, o meu ciclo de amizade está ficando mais restrito, em parte, porque estou mais seletivo, agregando apenas amigos que eu considero ter afinidades e carinho e que acrescentam positivamente a minha vida, e estou sem tolerância para fazer vista grossa e "chaleirar" falsários, colegas e conhecidos que se intitulam como amigos. Mas, aprendi também, a duras penas, que nem todos aqueles que consideramos com carinho e respeito, retribuem essa mesma admiração e atenção. E esse descompasso, mais cedo ou mais tarde, gera fraturas na relação e, consequentimente, o distanciamento.

No entanto, a vida e o tempo vão se encubendo de demonstrar quem são os verdadeiros amigos, aqueles poucos que, de fato, você pode confiar e se apoiar nos momentos mais difíceis e delicados. Mais cedo ou mais tarde, as revelações são feitas, até mesmo porque, um dia as máscaras caem. E, se diante disso tudo, nós formos tentar definir o preço de uma amizade, com certeza, ela não será mensurada através do vio metal, dos cifrões ($) que compõem a conta bancária de alguém ou pelos seus bens materiais, mas a partir da consideração que nós precisamos ter pelo próximo: da sensibilidade e do exercício de se por no lugar do outro e da humildade de abrir mão do seu auto-ego em prol do bem-estar dele e do seu também.

Porém, ter consideração pelo próximo, não é algo comprado ou eficientemente ensinável, mas, é um dom, uma característica que nasce conosco e precisa ser exercitado todos os dias. E quando assumimos um compromisso e empenhamos a palavra dada, nada mais do que honesto e esperado que seja cumprido, independente de quaisquer imprevistos, considerando que, podemos ser flexíveis diante deles. Por isso, ter amizades não é colecionar pessoas, como meros bonecos colecionáveis e manipuláveis, mas, ter consideração e respeito por aqueles amigos que você quer bem e admira, independente de qualquer status social que eles possam ter e das benécies que eles possam proporcionar a você.

Se você não é capaz de fazer um bem ou um favor a quem, de forma desinteressada e descapitalizada, é hora de repensar os seus valores e saber de que forma você está priorizando as pessoas na sua vida e construindo as suas relações de amizade. Simplesmente, reflita:

- "Amizade tem preço?!!! Qual seria o preço dela?!!! Que vantagem você quer obter perante das suas relações de amizade?!!!"

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."