segunda-feira, 22 de junho de 2009

Relações abertas... Não fazem o meu estilo!!!


Na Era dos sites de relacionamento, alguns tabus e dilemas ficam muito expostos. Será que o conceito tradicional de namoro, casamento e parcerias que nós conhecemos, tal e qual o modelo dos nossos pais e avós, ainda servem de modelo para os dias atuais?!!! Será que numa relação à 2, cabem 3, 4, 5, quantos forem?!!!

Indiscutivelmente, a bagunça relacional é uma realidade evidente, muito em função do desfacelamento dos padrões e valores sociais que a sociedade reproduz de maneira tão permissiva e perniciosa. Existem comportamentos que abalam a instituição familiar e os relacionamentos, causando aflições, abalos e choques.

- "Não tem jeito, hoje, vemos e presenciamos coisas que até Deus duvida."


Ser fiel não é mais uma condição básica e fundamental para quem quer viver a dois, perdendoo seu caráter unânime, pois, a quantidade de exemplos amorais e aversivos que nos saltam aos olhos, colocam o comportamento humano e os relacionamentos cada vez mais em cheque. Não se discute mais a necessidade de não trair, mas, quem trai mais, se é o homem ou a mulher. Lamentável.

A fidelidade em si é uma questão de respeito que você pode ter ou não por si próprio ou com quem você divide a sua vida, os seus sonhos e projetos e a sua intimidade. Esse conceito não consegue mais abarcar ou comprimir ou reprimir os institos humanos mais primitivos (animalescos), pois a traição afetiva já se tornou um comportamento corriqueiro em larga escala.

Se eu concordo e/ou faço apologia à infidelidade não é o foco desse post e nem faria uma campanha em favor disso, mas, com certeza, eu chamo a atenção para que nós precisamos aprender a lidar com essa situação para que não seja tão martirizante quando essa possibilidade real bata na porta dos nossos corações e relacionamentos.

- "Infidelidade para mim já deixou de ser mistério, embora, cause dor e indignação quando somos alvos dela. Mas, algo que me deixa mais confuso e perplexo o status de "relacionamento aberto" cada vez mais crescente nos dias atuais."


Embora eu não descarte a aproximidade da traição nos relacionamentos (seja ele qual for), todos nós estamos expostos à ela, como traído, e dispostos à, como traidor, dependendo da situação e da postura da vez, eu ainda acredito que a fidelidade é um ingrediente fundamental para as relações e não pode faltar de forma alguma por representar sentimentos e posturas fundamentais: afeto, respeito, consideração e parceria.

Mas, ainda me choca ver como alguns casais abrem os seus relacionamentos para que outras pessoas possam participar deles, seja como uma forma de movimentar o aspecto sexual do casal que deve evidenciar um grau acentuado de rotina e perda do desejo pelo parceiro (pois, necessita de um terceiro ou até mais outros componentes para esquentar) ou para camuflar ou ocutar que esse relacionamento não vai tão bem e satisfatório como deveria ser - se a relação estivesse autosatisfatória não precisaria de "complementos extras", concorda?!!!

Por eu ser egoísta e ciumento, eu não tenho esse despreendimento e desapego, quase solidário, de dividir o meu "amor" (objeto de desejo) com quem quer que seja. E eu me pergunto como as pessoas continuam mantendo um relacionamento tão movimentado e coletivo assim.

Será que é hábito ou medo de mudar de parceiria, de relação?!!! Ou será que é por conveniência por existir outros fatores (familiar, econômico, social) extra-afetivos que mantenham o casal junto?!!! Será que é dependência afetiva?!!! Será que é uma estratégia para bular um relacionamento falido e que se não houver um componente alheio não sobrevive?!!!

Vai lá saber quais os motivos que regem esses casais... Diferentes?!!! Excêntricos?!!! Bizarros?!!! Depravados?!!! Não me cabe julgá-los, mas, esse tipo de relacionamento aberto, sobretudo na área sexual, não me representa e me gera uma profunda estranheza.

- "Além de ser uma idéia que não faz a minha cabeça, eu não tenho estrutura emocional para bagunça e falta de respeito, apesar de saber que esse tipo de relacionamento funciona para alguns casais."


A arte de se relacionar é complexa e não obedece uma regra ou uma fórmula padrão. Cada se adequa a uma de acordo com o seu temperamento e necessidade. No meu caso, se por algum motivo, o relacionamento não me satisfaz, eu prefiro optar pelo seu término e abraçar a minha solteirce do que ficar nessa babel de sentimentos e emoções.

- "E aí, você tem estrutura emocional, coragem e afinidades para encarar um relacionamento aberto e dividir o seu amor com mais pessoas?!!! Eu não!!!"

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."