quinta-feira, 25 de junho de 2009

A morte do Rei do Pop


Incontestavelmente, o Rei do Pop contemporâneo chama-se Michael Jackson. Sua trajetória artística é um fenômeno popular incontestável, marcada por números expressivos que deixaram o seu SUCESSO maiúsculo. Mr. Jackson sempre colecionou grandes recordes de vendagens dos seus álbuns musicais (a exemplo do seu LP "Thriller", ainda é um record mundial a ser batido, conseguiu alcançar aproximadamente 150 milhões de cópias vendidas em todo mundo - só aqui em casa nós tinhamos 2 LPS, como ainda temos) e prêmios de reconhecimento do seu trabalho e sucesso, arrebatando uma legião de fãs com o seu talento e carisma e estando sempre nas primeiras colocações dos hits paredes de todo o mundo a cada single lançado. Seus álbuns musicais venderam milhões e milhões de cópias através dos seus compact discos, LPS, CDS, vídeos de shows e filmes para o cinema e ingressos das tournees dos seus shows mundiais - A sua única aparição em solo brasileiro foi em 1993, fazendo dois grandes shows no RJ e SP, e os 50 shows previstos para julho/2009 na Inglaterra, todos os ingressos já estão esgotados.

Embora, a sua vida pessoal fosse envolta de grandes polêmicas e escândalos, fosse rumores e suspeitas que questionavam a sua sexualidade e a sua saúde mental e física, por apresentar um comportamento estranho e sua mudança estética (cor, face, cabelos, corpo, ...) por intervenções de inúmeras cirurgias plásticas, ou enfrentando processos judiciais que apontavam para assédio sexual contra menores e pedofilia (rumores e acusações não provadas) ou eventos familiares (seu casamento com a Liza Mary Presley, herdeira de Elvis Presley, o nascimento dos seus 3 filhos, a relação conturbada com o seu pai e outras nuances), o ídolo pop jamais esteve fora da mídia, sempre se reinventando. Talento Michael tinha de sobra, muito embora, ele tenha perdido grande parte da sua fortuna nos tribunais norte-americanos fazendo acordos judiciais para dar por fim os processos que lhe eram acusados!!!





Sua carreira artística começou na década de 60, com o Grupo Jackson 5, formado por ele e seus quatro irmãos, sendo considerado-os como a revelação musical nos USA, graças a versatilidade e qualidade vocal do grupo e, principalmente, o talento de Michael, que já despontava desde a sua infãncia.

Apesar do sucesso, a vida do grupo foi muito tulmutuada pelos escândalos familiares e a forma rigorosa como o seu pai e empresário do quinteto, buscava disciplinar os seus filhos à custa de ensaios exaustivos e cobranças excessivas pela perfeição. Tanta cobrança deixava Michael retraído e estressado, pois segundo relatos do próprio em documentários, o seu pai era muito duro e severo, chegando a deixá-lo de castigos físicos e morais quando ele se negava a ensair, porque gostaria brincar.

Os Jackson 5 fizeram muito sucesso em sua época, participando dos principais programas televisivos dos USA, conseguindo emplacar grandes hits como ABC, BEN, Music and me, I'll be there, I want you back, My girl, dentre outros, como também participando de campanhas publicitárias, lançamentos de produtos comerciais com a sua marca e até série de desenho animado na TV. Eu cheguei a ver algumas reprises na extinta TV Manchete, ainda na década de 80.

Desde já, o pequeno Michael já conseguia roubar a cena em relação aos seus irmãos, criando-se rumores de que nos bastidores haviam brigas de ciúmes entre os integrantes do grupo, uma vez que o caçula do Clã dos Jacksons conseguia atrair todos os olhares para ele. A sua estrela já se diferenciava das estrelas dos seus outros irmãos.

Com o final do grupo na década de 70, Michael Jackson seguiu carreira solo, reforçando o seu talento, carisma e habilidade com a dança, implacando vários sucessos seguidos, como o hit "Don't stop 'til you get enough", executado nas discotecas. A sua discografia conta com os principais álbuns: Off the hall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991), History: Present, Past and Future (1995).

O seu álbum de maior sucesso e expressão foi Thriller, sendo escutado e implacando praticamente todas as faixas. Ele também foi o precursor do "bum" dos novos videos clips, sobretudo nos anos 80, tendo o clip da música Thriller como sendo um divisor de águas na estética dos vídeos.

Quem não vibrou com a dança de Michael no cemitério em conjunto com os "mortos-vivos" recém saídos dos seus caixões e catatumbas?!!!

- "Ai que meda!!! rs..."





Sem dúvida alguma, o seu legado musical e sua expressão artística é importante e contundente para o cenário pop mundial e continuará sendo referência para as próximas gerações.

É com muito pesar, que a sua carreira foi interrompida hoje, com a sua entrada num dos hospitais de Los Angeles, devido a uma parada cardíaca sofrida nesta manhã, acompanhada de um estágio de coma profundo. Segundo os principais noticiários e empresas de mídia dos USA, a exemplo do New York Time, foi noticiado a morte do Rei do Pop, aos 50 anos de idade, onde todos os seus fãs aguardam a confirmação oficial da sua morte.

É com um profundo pesar que eu deixo o meu humilde tributo à Michael Jackson, cantor e dançarino que eu admirava muito e também fez parte da minha infância. Com certeza, deixará saudades a sua obra musical e o seu inigualável talento.

- "Que a sua alma descanse em paz!!!"



Dados mais detalhados sobre a sua vida artística e o seu legado musical, por favor, acessar:


Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."