sábado, 27 de dezembro de 2025

Relatórios da CIDH e OEA: Destruindo a Narrativa Bolsonarista de "Ditadura da Toga"

 



Para quem não se lembra desse paranoá, em Fevereiro/2025, os parlamentares bolsonaristas enviaram à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) um relatório-denuncia alegando que o Estado Brasileiro não respeitava os princípios básicos dos Direitos Humanos e, nem tão pouco, Liberdade de Expressão. O que daria legitimidade à narrativa bolsonarista de que o STF está perseguindo os parlamentares da direita e seus partidos que fazem oposição ao Governo Lula: A tal "Ditadura da Toga".

Ontem, dia 26/12, saiu o resultado da investigação e análise do CIDH com base nesta denuncia feita contra o Brasil. Foi concluído que o Brasil tem "Instituições Democráticas fortes e eficazes" e que no país há liberdade de expressão. E, segundo o Relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA) enviado ao Itamaraty conferiu uma série de diagnósticos técnicos sobre a Nossa Democracia e dentre elas o diagnóstico principal foi: O Brasil foi vítima de Tentativa de Golpe de Estado.

Dito isso, toda aquela narrativa de que o Brasil estava sendo regido por uma "Ditadura da Toga", aonde os "inocentes, injustiçados, incompreendidos e pobres coitados" bolsonaristas estavam sendo perseguidos e silenciados é uma falácia, apenas uma tentativa criada para justificar os seus maus feitos, baseados em atos corruptos, golpistas e fraudulentos, frente a ação do STF, que apenas está cumprindo justiça via Constituição Brasileira e investigando e punidos os culpados, assim como, uma forma de responder à sua base eleitoral e militância.

É natural que eles aleguem perseguição política e jurídica, quando tentam negar suas participações em atos ilegais e fugir das suas responsabilidades penais, diante do grande número de bolsonaristas envolvidos em escândalos de corrupção e fraudes financeiras via os descontos indevidos dos Aposentados e Pensionistas do INSS, uso das Emendas Pix e Orçamento Secreto de forma irregular, envolvimento com o crime organizado e na Tentativa de Golpe de Estado do 08/01 - Delitos cometidos desde a Transição entre os Governos Temer - Bolsonaro (2017 -2022) e investigados até os dias atuais.

Ora, Senhoras e Senhores, quem não deve, não teme. Não foge da Justiça, exerce o seu direito de defesa e nem tão pouco tenta criar instabilidade política para chantagear o Presidente Lula e os Ministros do STF e dificultar a ação do Estado Brasileiro em governar o país e investigar e punir os bandidos ligados ao crime organizado.

Apesar de todo o caos midiático e político e as manobras dos bolsonaristas e seus partidos e do Mercado Financeiro para encerrar as investigações da Polícia Federal em conjunto de pressões para inverter a lógica e narrativas para manipular à opinião pública contra o Governo Lula e as Instituições Federais, a Democracia Brasileira continua resistente e resiliente aos riscos das ações da extrema-direita associada à Imprensa Hegemônica (tentando reproduzir a farsa da "Lava-Jato" versão 2.0 para desprestigiar e sujar a reputação do Ministro Alexandre de Morais e o STF - fazendo acusações e insinuações venenosas sem provas concretas, baseadas em fofocas e conversas de bastidores especulativas), pretendendo derrubar o Presidente Lula e alguns Ministros do STF através de um golpe continuado.

Mediante as investigações da Polícia Federal, apesar dos movimentos que querem barrá-las, se elas foram realizadas de maneira transparente, respeitando a lisura das investigações, fundamentada com provas reais, materiais e inequívocas, que não poupe ninguém, independente da ideologia política-partidária e do cargo político que represente. O Brasil está tendo uma grande oportunidade de passar à limpo a política brasileira, combatendo a corrupção e o crime organizado. E, essa oportunidade não pode ser perdida, pelo menos, é a esperança que reside em mim, muito embora...

Segundo todas as Pesquisas Eleitorais de diferentes Institutos feitas até aqui, apontam a liderança e a vitória do Presidente Lula nas intenções de votos, na maior parte dos Estados do Brasil, tudo indica que será bastante difícil para a Extrema-Direita  e Centro-Direita vencerem por vias democráticas transparentes e éticas à reeleição presidencial do Lula em 2026 nas urnas. Enquanto isso, eles vão tentando minar o processo democrático e eleitoral e dificultar o caminho do Governo Lula até o final do seu mandato.

O jogo das Eleições de 2026 já está sendo jogado.


Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."