Dias atrás aconteceram em New York as manifestações populares "NO WAR ON VENEZUELA" contra a intervenção territorial dos USA na Venezuela. Sobre esse assunto, eu não irei advogar em prol do Nicolás Maduro e seu Governo Autocrático (porquê eu sou terminantemente contra aos sistemas de governo neste espectro autoritário e sem alternância de poder), todavia, a minha defesa à Venezuela estará marcada nos seguintes aspectos:
1. Em defesa da integridade física, emocional e cidadã dos nossos irmãos venezuelanos, porquê toda e quaisquer conflitos bélicos, apenas gera caos, morte de civis e inocentes e destruição nos lugares onde isso ocorre;
2. Por questões geopolíticas, por defender a paz, a autonomia e a diplomacia dos países da América do Sul, América Latina e Mar do Caribe. As nossas lutas e guerras seculares para nós sul-americanos e latinos são contra a desigualdade social e a pobreza;
3. O slogan imperialista a "América é dos Americanos" é um afronte para a soberania e sobrevivência dos povos de cada país, onde nenhum de nós é o quintal dos USA, mesmo que os Governos de Extrema-Direita entre nós tenham a visão estúpida, entreguista e vassala de serem subordinados aos interesses, a ganância e o poderio-tutela norte-americana.
Portanto, pelos motivos citados à cima, como brasileiro que sou, deixo expresso a minha solidariedade aos venezuelanos, entendendo que os problemas internos da Venezuela são únicas e exclusivamente da Venezuela e, como tal, as soluções são deles também, sem quaisquer interferências ocultas e ilegais estrangeiras, ainda mais sabendo, que a narrativa do "narco-terrorismo" é apenas uma desculpa falaciosa utilizada para atender os interesses imperialistas norte-americanos para promover a queda do Regime Maduro e se apropriar das riquezas naturais da Venezuela como o "ouro negro" - Petróleo.
Não posso compactuar com a Invasão e confronto bélico por lá. Se eles abrirem esse precedente, invadindo a Venezuela, nada impedirá que futuramente seja o Brasil ou qualquer outro país das Américas. Logo, por questões humanitárias, solidárias, diplomáticas e geopolíticas, também defendo o apoio do Governo Brasileiro ao Povo Venezuelano, demonstrando a sua importância no Bloco Mercosul e na América do Sul para manter o Continente Americano Pacificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário