♫ Cuide bem do seu amor seja ele quem for...
Então, será que ele(a) merece mesmo?!!! Ainda há reciprocidade entre o casal?!!! Ainda existe fogo, admiração e respeito entre vocês?!!! Tais perguntas sempre serão válidas, independente do tempo de duração que tenha o seu relacionamento.
Nenhum relacionamento é fácil e/ou um eterno mar de rosas, porquê a qualidade da relação é o reflexo da qualidade humana e temperamento das partes envolvidas. Logo, conflitos, instabilidade emocional, toxidade, caos e outras instabilidades emocionais e comportamentais também fazem parte do pacote graças à complexidade humana e a interferência externa/psicossocial.
Quando eu era mais novinho e ingênuo, por perceber o quanto ter e manter um relacionamento poderia ser trabalhoso e desgastante, pois requer entrega, dedicação, foco, renuncias e conciliação, além dos sentimentos, é claro, eu achava que cada um deveria cuidá-lo com todo afinco, onde a dinâmica da relação (sendo tóxica ou não) ficaria em segundo plano. O importante era preservar a sua relação e o seu amor com todas as armas e custos para mantê-los ao seu lado.
Hoje, eu compreendo que nem sempre o amor é suficiente para manter uma relação, principalmente se ela já estiver desgastada, automatizada, conflituosa e em ruínas. Para mim, é tão nítido como a água, como a dinâmica e a saúde de uma relacionamento é essencial para continuar a caminhada juntos e preservar sentimentos tão importantes como amor, confiança, respeito, admiração e parceria. Então, se isso estiver associado à reciprocidade de sentimentos e objetivos de vida em comum. Não há um relacionamento forte, estável e duradouro se não houver
RECIPROCIDADE.
Eu também achava condenável quem colocava o seu relacionamento em risco através de ultimatos e ameaças, testes e joguinhos de fidelidade, justamente porquê não eram corajosos o suficiente para tomarem decisões contundentes que pudessem mudar o status e a qualidade da relação. Achava o auge da incoerência.
Hoje, eu vejo isso por uma outra perspectiva: Exigir do outro um posicionamento objetivo e honesto para enfrentar os problemas da relação e uma mudança de postura fazem toda a diferença, sobretudo para romper com um ciclo de conflitos, desencontros e desavenças que possam trazer uma atmosfera tóxica e caótica para a sua relação. O amor necessita de um ambiente pleno, sadio, frondoso e pacífico para prosperar, diferente disso apenas traz dor, sofrimento e desilusão.
Indiscutivelmente, hoje eu dou muito mais valor a qualidade das minhas relações e, se for para estar entre guerras e picuinhas, sem tranquilidade, segurança e paz, eu prefiro estar sozinho. Nesse quesito, não há barganha no mundo e nem discussão válida para mudar essa minha convicção.
Se já não era antes, hoje muito menos não é e amanhã também não seria, eu não manteria uma relação à qualquer custo e de qualquer forma e nem reteria ninguém a força ao meu lado, tentando sustentar algo que já chegou ao fim, em seus últimos suspiros, e fadado ao fracasso por conta de teimosia ou dependência afetiva ou orgulho ferido ou posse ou medo da solidão.
Estar com alguém nesses termos?!!! Não, Senhor. Não faz o meu estilo e nem é tipo de relacionamento que eu gostaria de experimentar. Não se entra no céu à força.