sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Arte e Nudez

 

 

 

 

O ser humano e suas contradições e hipocrisias. Eu até entendo que algumas pessoas, seja por vergonha de si mesmas (por seu corpo físico e imagem) ou por bloqueios internos (subjetivos e emocionais) ou até mesmo por conceitos de "culpa" e "proibido" internalizados pela opressão religiosa, podem apresentar uma série de limitações e reservas quanto ao sexo e a nudez. Não estou aqui para apontar os meus dedos e muito menos para lançar críticas à você, afinal de contas, todos nós temos os nossos bloqueios, vergonhas e bobagens. Seja qual for o seu motivo de rechaço, só você é capaz de enfrentá-lo. 

Mas, como negar a Nudez Sacra e Artística e a beleza plástica de um corpo humano esculpidas e retratadas no decorrer dos Séculos?!!! A Nudez e o Corpo Humano é algo inerente do ser humano e está conosco todos os dias. A maneira como você se vê, representada em sua imagem corporal e subjetiva, autoestima e autoconfiança, faz toda a diferença como você se relaciona com o seu corpo, sexo e sexualidade, definindo essa relação diretamente: O que pode ser uma relação muito tranquila e prazerosa (contemplação) para os bem resolvidos com esses temas e gatilhos, também pode ser uma tormenta para os mais engessados e reprimidos.

Se algo te incomoda, a resposta está em você, dentro de você. Tais limitações são suas. Infelizmente, a maldade do mundo pode ser absorvida por você, cabe à você decidir o que fazer com ela. Digo isso porquê?!!! Para você contemplar a paisagem natural e humana, necessariamente você não precisa ser um "predador" dessas paisagens. Você pode contemplar o belo sem negar a beleza que está presente tanto na natureza quanto num corpo físico. Você não precisa ser um considerado um predador sexual, um tarado ou um sem vergonha por simplesmente por contemplar a beleza e estética de uma obra-de-arte onde a nudez seja aclamada, contemplada esteticamente.

Além de ser/ter um conceito estético e uma expressão artística de uma ideia à priori, a arte também pode ser a expressão física do que é belo, do que inspirador, do que te emociona, do exercício de liberdade e reflexão. Se você não é capaz de lidar e controlar os seus ímpetos temperamentais e sexuais e até ações inapropriadas (em todos os seus sentidos) diante de um corpo nu ou qualquer manifestação da beleza, mesmo que simbolicamente, a responsabilidade é sua e demais ninguém. Aprenda se conter.

Privar os demais de consumir e se deleitar das emoções genuínas de admiração e liberdade que uma obra-de-arte pode propiciar, só porquê você é incapaz de fazê-lo ou não tem a sensibilidade e o entendimento para fazê-lo, não é justo e, muito menos, inclusivo e democrático. As neuras são suas e demais ninguém.

Agora, a nudez como Expressão de Arte tem que ter um propósito, uma mensagem coesa a ser motivada, caso contrário, pode se limitar e perder-se no nu pelo nu. A arte tem que andar de mãos dadas com a sensibilidade, o bom senso e a reflexão crítica, entre dois movimentos emoção (para emocionar) e razão (para refletir).

Proibir a nudez como expressão artística é privar o indivíduo da conexão com ele mesmo. Aprenda a lidar com o antinatural que está dentro de você, uma vez que a nudez deveria ser encarada como a forma mais natural da nossa condição humana. Toda censura é perigosa, ainda mais quando nos priva do nosso direito de livre escolha e pensamento. 

 

 

 

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."