quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Quem sabe se, no final, um beijo não é apenas um beijo?!!!






Então, quer dizer que você parou no tempo. Para você não ser refém da ignorância, do medo e do desconhecido é preciso você se desafiar e ultrapassar os limites e o breu da sua caverna e descobrir que há um mundo lá fora e novas possibilidades diferentes das suas. Se você fizer essa expedição, pode ser um caminho sem volta, porquê, "abrir a mente", "sair fora da caixinha" nos faz crescer, amplia os nossos horizontes, seja para nos darmos conta do que realmente importa para nós e nossa relação com os demais, como também, reforçar  os nossos princípios e convicções (baseada em fatos e não preconceitos e achismos sem fundamento) e/ou transformar os nossos conceitos e visão de encarar e viver no mundo.


E porquê desse pré-ambulo?!!! Até beijar se transformou numa mortificada e chata problematização, dividindo opiniões e ódios, quase sendo um apocalipse vampírico. A ala conservadora deve sofrer muito nesse mundo pós-moderno e cibernético, ainda mais quando algumas manifestações de carinho e afeto são mais acaloradas e ultrapassam os limites do bom senso e da liberdade de expressão. De fato, há quem erre a mão e não saiba diferenciar os limites da liberdade e da libertinagem. Embora, eu pense "fora da caixinha", pelo menos, eu considero que seja assim, eu acredito ser importante olhar para a vida além da caverna para compreender o contexto de hoje e as outras realidades que não me definem. Conhecimento é poder e é um instrumento de libertação e sabedoria até para propôr uma transformação social - Se possível para melhor, por favor!!!

Porquê beijar se tornou um ato tão polêmico ultimamente?!!! Porquê com a tomada do fôlego conservador, a dicotomia está ainda mais forte e intolerante, travando ainda mais a batalha entre o certo e o errado, o bem e o mal, o sagrado e o profano. Não é que a dicotomia não tenha o seu valor e a sua importância nos dias atuais, principalmente quando se propõe à ordenar a vida social e as relações humanas, tem sim, ainda mais em tempos aonde os padrões éticos e morais estão tão elásticos, tão permissivos em alguns aspectos. O que me preocupa é a radicalidade implícita na bandeira conservadora do "vamos restaurar a moral e os bons costumes". A custa de quê e de quem?!!! 

Eu, particularmente, não sou fiscal do beijo alheio e, não me beijando à força e contra o meu desejo, você pode beijar quem você quiser. Cada um é adulto o suficiente e dono de si para escolher quem ou quantas pessoas você quer beijar, sem puritanismo, e arcar com as consequências da sua fome de beijo ou beijos (no plural, depende da sua gula no momento). Eu só sei que beijar é muito gostoso, principalmente beijando quem a gente gosta.

O beijo pode ser intermediado por afeto (por amor e desejo), independentemente da identidade de gênero, e por intenção (por crítica social ou meramente para chocar a sociedade) a partir de um objetivo específico até mesmo ideológico, você percebe que um simples beijo dado é apenas um beijo dado. Para quem tem a personalidade formada e a sua sexualidade bem orientada e definida, não será um beijo heterossexual ou homossexual (e suas variações) que irá mudar isso. Agora, se você quis beijar alguém do mesmo sexo ou diferente do seu e gostou ou te influenciou, a culpa não é do beijo, mas, do desejo e da indefinição sexual que sempre esteve presente em você, na sua subjetividade.  O beijo não é tão vilão como querem apregoar por aí.

Todavia, simbolicamente, um beijo pode representar/identificar muita coisa ou também nada de tão sério assim. O tom da gravidade é variável, quem acaba dando a importância ou falta dela é você, logo é uma questão de opinião, de interpretação, de elaboração subjetiva. Então, vejamos:

Quando você dá muita importância ao beijo e ele está associado à questão da lealdade e da fidelidade necessária para manter um relacionamento, quando você demonstra o seu afeto e o seu carinho beijando(a), quando há reciprocidade, fica explícito a intensidade do sentimento e do desejo que você nutre por ele(a), se houver calor e forte química sexual, melhor ainda. Se não há reciprocidade, ligasse o estado de alerta, porque o beijo sinaliza que algo está errado entre o casal: O casal está emocionalmente frio e distanciado e/ou os sentimentos mudaram.

Quando você não dá muita importância ao beijo, beijar pode ser uma prática indisplicente, até irresponsável, magoando os sentimentos alheios. Porém, após a liberdade sexual e a quebra de alguns tabus, quem nunca ficou?!!! Beijos inconsequentes também tem a sua cota prazerosa, aventureira, transgressora, libertária do compromisso rígido e castrador. Simboliza uma descoberta, uma experimentação, quase uma festa do beijo.

Quando você que afrontar através do beijo, às vezes, chocar faz a diferença para chamar atenção ao fato ou discurso que você quer destacar. Por exemplo, quando dois homens heteros ou duas mulheres heteros encenam um beijo, não quer dizer que o desejo homossexual esteja presente ali ou seja um agente motivador do beijo, mas pode ser uma forma de manifesto ou de crítica social ao preconceito e apoio as liberdades pessoais e diferenças de gênero, enfim, uma ação que pode ter o cunho político ou não visando criar impacto e polêmica social para através do conflito fomentar o debate e a discussão sobre alguma questão temática ou "ideológica" (ultimamente, esse termo tem sido bastante usado com o intuito de doutrinar alguém com fins para alienar e NÃO PARA ESTIMULAR RESPEITO).

Enfim, beijar ou não beijar, eis à questão... beije quem você goste e que tenha haver com você, com a sua verdade, com a sua essência, com o seu consentimento, sem precisar ceder à modismos ou imposições. A intenção é sua, seja para demonstrar afeto (se for em público, bom senso e postura nunca é demais para não invadir o espaço e os limites dos outros - RESPEITE PARA SER RESPEITADO) ou protesto (Os BEIJAÇOS ou outras ações estão aí). A interpretação é sua. A aceitação é sua. Lembre-se de que, quando um beijo não tem intenção nenhuma de ser panfletário e questionador, é apenas um simples beijo, nada além de uma demonstração de afeto. Agora, se algo está te incomodando, a resposta e a solução está dentro de você. 

Nada melhor conhecer os fatos, as situações, as histórias de vida de cada um, antes mesmo de fazer julgamentos precipitados e irresponsáveis antes mesmo de compreendê-los. Aceitá-los ou não, vem num outro momento. Saia da sua caverna.

CHEGA!!! Vamos beijar, galera, porquê se for com amor e recíproco é infinitamente melhor.                           

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."