sábado, 30 de maio de 2009

O desencontro afetivo no meio virtual




O fenômeno do desencontro afetivo é uma realidade mundial que permeia as relações reais, mediadas pelo convívio social, concreto e objetivo, quanto as relações virtuais, mediadas pelo acesso à internet (msn, salas de BP, sites de relacionamento), abstrato e subjetivo, onde existe um extensivo contingente de solteiros que busca viver o tão sonhado "amor eterno", aquele relacionamento envolto pelo "culto do amor romântico" que os grandes personagens shakespeareanos e de Hollywood vivem na literatura romântica e no cinema norte-americano. Já no Brasil, além dessas referências, também existem os personagens das novelas. Nesse sentido, a dinâmica desse fenômeno afetam ambos os casos, embora os fatores que o influenciem sejam os mesmos:

1) A busca incessante e vital pela busca da sua "alma gêmea", o seu par ideal, pois, só encontrando a sua cara metade, dizem que é possível viver o grande amor de uma vida inteira: recíproco, estável e duradouro;

(Será que existe mesmo "alma gêmea"?!!! Será que obrigatoriamente todos irão encontrar nesta vida?!!!)


2) Buscar no outro todas as características físicas e psicológicas que você acredita serem adequadas para lhe fazer feliz, criando um padrão ou tipo ideal que deve ser preenchido pelo seu "amor", caso contrário, não lhe servirá. Nessa valorização do "tipo ideal", a pessoa que você sempre sonhou, é necessário que ele ou ela preencha todos os requisitos essenciais para a vaga do seu coração. Como se não bastasse isso, "o salvador da pátria" também tem a difícil missão de preencher todas as suas lacunas e expectativas;

(Veja como é cruel para quem estar chegando na sua vida ter a obrigação de lhe fazer feliz e preencher os seus vazios, obrigação e vazios que são responsabilidades suas. Não é entrar numa relação já com uma grande desvantagem?!!!)


3) Com a banalização do sexo e a vulnerabilidade das relações, graças as facilidades, os pecados e as tentações que interferem direta ou indiretamente nas relações e nos desejos e instintos humanos, porquê a permissividade e o "sexo pelo sexo" estão aí, muitos amantes se frustraram e se desiludiram no decorrer dessa busca afetiva, fazendo com que muitos deles reproduzam o sistema caótico afetivo que vivemos hoje, sobretudo com a "Era do Ficar" (nada contra o "ficar", pelo amor, mas, ele contribuiu para a diluição do compromisso entre os casais, justamente porque está pautada no exercício da subjetividade de forma irresponsável e sem compromisso);

4) Se existe um ambiente própício para a propagação da infidelidade e para a libertinagem e a promiscuidade, os laços afetivos em si e entre os casais vão se tornando mais efêmeros e também se inclui a vontade de experimentar diferentes parceiros. Isso, por sua vez, deixou de ser considerado como tabu ou proibido e como atitudes de "pessoas sem vergonha", já que a própria sociedade passou a legitimar esse tipo de "permissividade";

5) Enfim, a modernidade também modernizou a estrutura dos relacionamentos, deixando de ser tradicional e puritana para ser descolada.


Se notarmos, esses fatores legitimam a busca do impossível, à medida que você passa a buscar e a valorizar conceitos e padrões impossíveis ou arduamente difíceis de serem alcançados, facilitando a frustração de quem quer o impossível a todo custo, e a fragmentação das relações mediante as facilidades que todos nós encontramos por aí (muitas oportunidades de "escapadinhas", sejam elas sem importância nenhuma para quem trai, uma grande demanda de solteiros que estão sedentos para encontrar esse grande amor que todo mundo diz que existe ou já ouviu falar, aumentando a variedade de parceiros, o beijo e o sexo descompromissados que alimentam o bordão "eu pego, mas não me apego" e as velhas desculpas de que a carne é fraca - e é mesmo).

Diante desse contexto adverso, muitos solteiros ficam concentrados em sites de relacionamentos buscando ambas as opções: Tanto um relacionamento sério quanto aventuras sexuais. Grande parte desses solteiros querem desesperadamente viver um grande amor, uma relação séria. Já aqueles que não acreditam mais nessa possibilidade e estão magoados e desiludidos, devido as suas relações anteriores, juntamente com os casais mais liberais e os infiéis buscam deliberadamente e muitas vezes sem culpa por fetiches, orgias e aventuras sexuais.

É nesse misto e nesse conflito de interesses que cada um busca o seu objetivo. Esse contraste acaba alimentando o desencontro afetivo no meio virtual. Teoricamente, se existem um grande grupo de pessoas agregadas num mesmo local e com objetivos em comum, pelo menos, a maior parte deles, não seria mais fácil encontrar o que tanto procuram?!!! Deveria ser assim, se não houvesse o choque dos interesses entre eles, compromisso sério versus o descompromisso, atuando como efeito desagregador, além da busca do parceiro ideal.

Alguns até conseguem encontrar parceiros a fim de construir um relacionamento sério, mas, a sua super valorização do "tipo ideal" sempre fazem com que eles optem pelo modelo que sonham ("o principe e a princesa encantados"), buscando o impossível e negando o que é possível ter, pelo menos, naquele momento. E diante dessa insatisfação, relacionamentos são desfeitos, pessoas são magoadas e sentimentos não zelados.

É nesse contexto caótico que os solteiros (estimasse que existem 53 milhões de solteiros no Brasil) vão tentando fugir da solidão, embora precisam vencer o fenômeno do desencontro afetivo para mudar de status afetivo. Como facilitar esse conflito subjetivo e comportamental?!!! Eu acredito que cada um deva estar consciente para essa problemática e tentar ir se desapegando dos seus padrões ideais ("se não for tal e qual eu não quero") para assim adotar uma postura mais flexível e não determinista para facilitar e viabilizar o tal encontro.

Tantos paradigmas pessoais quanto comportamentais precisam ser quebrados, caso contrário, o contingente de solteiros só irá crescer e cada vez mais se tornará mais impossível encontrar um par para se construir uma relação possível e bacana. Tanto para o contexto real quanto virtual.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."