quarta-feira, 20 de maio de 2009

191 anos da morte de Karl Marx (05.05)


Embora, Karl Marx tenha construído a sua trajetória teórica e intelectual baseando-se exclusivamente na análise economicista, determinista demais na minha opinião, pois excluí a interferência de outros fatores na dinâmica social, nós não podemos deixar de reconhecer a sua importante contribuição analítica para a compreensão da lógica capitalista.

Foi ele, por intermédio das suas observações sobre as relações de trabalho fabril, que nos chamou atenção para a relação de dominação e exploração entre a elite (os donos dos meios de produção) e os trabalhadores (massa explorada, alienada e à margem da riqueza, do lucro), para a mais valia (o excedente de trabalho que reverte como lucro para os patrões à custa da exploração da força de trabalho dos empregados), a degradação e a alienação da classe trabalhadora que vende a sua força de trabalho por baixos salários e está submetida às péssimas condições de trabalho, a questão da reserva de mão-de-obra e do desemprego, a dinâmica dos sistemas de produção, enfim, uma gama de aspectos da vida econômica do sistema capitalista.

- "Até hoje, parte da sua contribuição teórica é aplicável e pertinente, embora não explique todos os fenômenos sociais, por se tratar de mais um olhar a ser considerado. Nem tudo pode ser apenas explicado pelo viés econômico. A vida social é muito complexa para ser analisada apenas por uma perspectiva. Apesar disso não invalidar o viés marxista."


De toda forma, não podemos esquecer de Karl Marx, sobretudo no aniversário da sua morte.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."